Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes

Acontece de 30 de julho a 01 de agosto, em São Paulo, uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior, a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan).


Acontece de 30 de julho a 01 de agosto, em São Paulo, uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior, a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan). Ao mesmo tempo acontece o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, e desta forma é considerada como o maior evento do setor na América Latina. Este ano, o tema da feira será 25 anos de tecnologia a serviço do saneamento ambiental.
A Fenasan tem como principais objetivos o incentivo e a difusão da tecnologia ligada ao setor de saneamento ambiental, bem como a troca de informações, a demonstração de produtos e o desenvolvimento tecnológico de sistemas empregados no tratamento e abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais, análises laboratoriais, adução e abastecimento, sistemas de coleta e manejo de resíduos sólidos, reunindo os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços para o setor de saneamento e de segmentos correlatos.
O público do evento normalmente é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental, resultando numa das visitações mais qualificadas das realizações do setor. A cada ano, além de empresas e entidades envolvidas com o saneamento ambiental, novos expositores de segmentos diversificados, como indústrias do setor químico e da construção civil, optam por apresentar seus serviços e produtos nesta feira, pela interface com o setor e devido a sua projeção e importância no mercado econômico-financeiro nacional.

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes
"A Fenasan é sem dúvida o evento mais consagrado no Brasil para a divulgação de novas tecnologias para o mercado de saneamento e a melhor oportunidade para encontrar os gestores das empresas estaduais, municipais e privadas. Na edição de 2013 recebemos mais de 500 visitas de técnicos e gestores de serviços de saneamento, gerando um grande número de oportunidades de negócios. Esperamos ampliar a consolidação de nossa marca no evento de 2014", enfatiza Eduardo Grachten, representante da Alfacomp.
Para esse ano, a empresa trará como novidade a linha de painéis de telemetria CCO Touch. Trata-se de três soluções de monitoração e controle para a telemetria de água e esgoto. São painéis de automação dotados de IHMs (Interface Homem Máquina) inteligentes que permitem visualizar e controlar reservatórios e elevatórias de água e esgoto de forma simples e com baixo custo. Os painéis da família CCO Touch (CCO Touch – IHM de 10"/CCO Mini Touch – IHM de 7"/CCO Micro Touch – IHM de 4,3") contém IHM inteligente, rádio modem e fonte de alimentação com bateria e podem centralizar a comunicação com todas as estações.

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes

A equipe da FGS Brasil considera a Fenasan como um evento de grande referência no setor. "A nossa participação é muito importante para nosso negócio. A feira consegue mostrar muito bem o potencial e capacidade do setor no Brasil", enfatiza Roberto M. Gadotti, diretor presidente da FGS. Para eles o principal objetivo na feira é mostrar aos clientes a proposta de valor de produtos e serviços da empresa, além de gerar exposição da marca e dos produtos e atingir um grande número de potenciais clientes e parceiros.
A FGS Brasil possui a maior capacidade instalada da América Latina para tubos de PEAD, pode produzir até cinco mil toneladas mês. A planta conta com nove linhas de estruturas, capazes de fabricar sistemas de tubulações de 20 mm até 1.600 mm. A empresa é a única no Brasil capaz de fazer tubos de até 1.600 mm, além de possuir laboratório com capacidade para testes PHI (1000hs a 80°C), para tubos de até 2.000mm.
"Os anos de 2013 e 2014 foram desafiadores no atendimento das necessidades do mercado. A crescente dificuldade na captação do recurso hídrico, o cuidado com o meio ambiente, a necessidade premente de um efetivo controle das perdas, tem sido a tônica de todas as companhias de Saneamento, em cada um desses itens, em maior ou menor grau. A FGS tem participado ativamente desse processo, ofertando não apenas produtos, mas soluções para seus clientes", explica Roberto.
Exemplo disso é o Projeto da Sabesp da Adutora Lapa/Jardim América, onde tubos de EAD estão sendo inseridos em tubulação de metal pré-existente e condenada, para reabilitação da antiga linha. Entre os principais benefícios estão: rapidez para execução da obra, menor interferência na rotina dos moradores da região uma vez que não há necessidade de abertura de valas, um efetivo controle de perdas por tratar-se de juntas soldadas e a possibilidade de alimentação da região da Paulista com água de dois sistemas de abastecimentos distintos.
"Acreditando no crescimento do uso de PEAD em grandes diâmetros, a FGS continua seu plano de investimentos em 2014. Em Junho colocará em funcionamento sua segunda linha de produção (já há uma extrusora Krauss Maffei que produz tubos de 900mm até 1.600mm), que fabricará material de 710mm até 2.000mm, e dando sequência ao projeto, ao longo do segundo semestre de 2.014, iniciará a produção de fittings gomados até 1.600mm em sua nova planta, vizinha da fábrica de tubos em Cajamar", completa o diretor.

A tecnologia a serviço do saneamento ambiental
Para Eduardo, da Alfacomp é impressionante a desigualdade da aplicação de tecnologia nos serviços de saneamento. Enquanto alguns municípios estão a par da tecnologia, outros não possuem os recursos mais básicos para o controle do tratamento e distribuição de água tratada. A falta de tecnologia resulta em altos índices de perdas; gastos excessivos e descontrolados com energia elétrica, desabastecimento; desperdício de recursos naturais e impacto ambiental.
"São muitos os municípios que estão acordando para a necessidade da aplicação de tecnologia em seus sistemas de saneamento. Existem recursos governamentais e os gestores, conscientes de suas responsabilidades, estão buscando estes recursos. A Alfacomp está em contato com dezenas de empresas que desejam implementar sistemas de telemetria de água e esgoto. O mercado é muito promissor", completa Eduardo.
Angela Halat Portugal, marketing manager da Sulzer, acredita que a inovação tecnológica é um fator-chave para ampliar a cobertura e a eficiência dos serviços de saneamento, necessidades do cliente final que acabam se traduzindo em desafios para a indústria. Só através do desenvolvimento tecnológico, apoiado em um profundo conhecimento de cada aplicação, é possível oferecer ao mercado soluções mais robustas e eficientes, com maior rendimento, consumo reduzido de energia e menor necessidade de manutenção.

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes


Para a equipe da Hidrogeron, o tema da feira é bastante apropriado para o atual momento do setor e com a empresa. "Com certeza a Hidrogeron se identifica muito com esse tema "tecnologia a serviços do saneamento ambiental", afinal são 18 anos buscando aperfeiçoar cada vez mais seus equipamentos. Investimos muito em tecnologias econômicas, modernas, automatizadas, eficazes e seguras, mas acima de tudo, soluções sustentáveis para o saneamento ambiental", enfatiza Fernanda Mendonça, representante da empresa. Para esse ano, a Hidrogeron, pretende assim como na edição passada, estreitar o relacionamento com seus clientes, apresentar suas novidades e buscar novos contatos.

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes


"As concessionárias de saneamento e demais órgãos correlatos tem apresentado metas de tratamento, distribuição de água e coleta de esgoto. Nos próximos anos aumentará a demanda de produtos tecnologicamente avançados que permitam a execução mais rápida, de forma segura e longeva das redes, permitindo expandir e atender às expectativas geradas no segmento", completa Eduardo Bertella, gerente de marketing da Kanaflex. Este ano, a empresa terá como novidade o tubo corrugado de dupla parede, sendo a parede interna lisa e a externa corrugada, fabricado em PEAD (polietileno de alta densidade) por processo de extrusão. Fornecido em barras de 6 metros, com bolsa integrada e anel de vedação, é aplicado para condução de grande volume de água ou esgoto, e foi desenvolvido para resistir aos esforços mecânicos e ao ataque de agentes químicos encontrados nos líquidos captados ou do entorno (subsolo). O Coeficiente de Manning igual a 0,010, e pode ser fornecido em duas classes de rigidez: SN4 ou SN8. Sua parede externa apresenta-se na cor preta, e sob consulta a parede interna pode ser produzida nas cores ocre ou azul.
Segundo Carlos Dompieri Filho diretor comercial da Vibropac, empresa especializada em transporte de fluidos e soluções em saneamento, a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento do Saneamento, "As industriais em todo mundo vem desenvolvendo incessantemente novos produtos e melhorias para este mercado, porém é uma pena que no Brasil as autarquias não entendam essas melhorias como vitais e permaneçam amarradas à soluções tradicionais a muito ultrapassadas."

Novidades das empresas
A Conexx Brasil vai apresentar na feira, a câmara redutora de pressão pronta para instalar. Trata-se de um produto fabricado em aço carbono que permite sem grandes obras civis reduzir e controlar a pressão e a vazão fazendo somente um orifício na terra. O produto está disponível para monitoramento de pressão, vazão, turbidez, PH etc. Vem com um quadro de comando e os dados podem ser enviados através de um sinal a um computador.
"Essa é nossa primeira participação na Fenasan, nos já trabalhamos em várias empresas prestadoras de serviços, desenhamos sistemas de controle de perdas e sistemas de bombeio e controle, este será sem dúvidas um passo muito importante para nos tornarmos conhecidos em São Paulo e na região", conta Alberto Mariano Abbiusi, engenheiro da Conexx.

 

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes


A Emak trará como novidade para Fenasan 2014 a linha de produtos que promovem limpeza e desobstrução por meio de jato de água de alta pressão. Este sistema conhecido por hidrojateamento é composto por bombas de alta pressão que possuem características técnicas com vazões de 20 a 450 litros por minuto Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentese pressões de até 40.000 psi e suas principais aplicações são: limpeza e desobstrução de tubulações urbanas e industriais, redes de água potável, pluviais e de esgoto, ramais domiciliares; Sistema de alta pressão para a limpeza de equipamentos industriais nos segmentos: saneamento, siderúrgico, químico, automobilístico, alimentício, petroquímico entre outros.
"A Emak caminha no encontro de soluções de problemas relacionados à área de saneamento e de recursos hídricos, incluindo o uso de tecnologias com a utilização racional da água com alta pressão como ferramenta de trabalho. Atua profissionalmente na elaboração de projetos de sistemas de alta pressão para limpeza de sistemas de abastecimento de água, de esgotos, tratamento de superfícies com remoção de resíduos por hidrojateamento (somente água à alta pressão sem adição de areia ou granalha) que contaminam o meio ambiente", ressalta Marcos H. V. Theodoro, representante da divisão industrial de bombas e acessórios da empresa.
A Vibropac irá apresentar a nova linha de unidades combinadas para pré tratamento de efluentes, com separação de sólidos, areias e gorduras fabricadas no Brasil sob licença. Além de apresentar ao mercado a nova parceria com a empresa Ekato Misturadores, que segundo a Vibropac é um dos maiores e mais importantes fabricantes de misturadores do mundo.

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes


A Tecniplas estará divulgando a fabricação de reservatórios de grande capacidade, que são transportados em partes pelo método da oblatação. De acordo com Giocondo Rossi Neto, presidente da empresa, esse ano será segunda participação e a perspectiva é bastante positiva. "esperamos consolidar nossa presença como fabricante de equipamentos em PRFV para o setor de saneamento, estamos procurando adaptar nossos produtos para as especificações do setor. O mais significativo são os grandes reservatórios usados nas indústrias químicas que estamos promovendo para a armazenagem de água potável", ressalta.

 

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes


De acordo com Greice Mata Alves, representante da Novus, as principais novidades da empresa para a Fenasan 2014 serão as soluções para monitoramento e acionamento wireless compostas pelos Airgate MODBUS e Airgate GPRS. "Além disso, vamos apresenta as soluções customizadas para controle de processos de tratamento de água onde são utilizados equipamentos como os controladores da linha XL que incluem num mesmo produto a lógica de controle, a Interface Homem Máquina para operação e diversas funcionalidades para acúmulo e recuperação de dados históricos. Aliado a todos esses recursos os equipamentos ainda são dotados de portas de comunicação em diversos padrões do mercado industrial como Serial RS485, USB e Ethernet", completa Greice.
A principal novidade da Metrohm Pensalab é a própria empresa participar pela primeira vez da Fenasan apresentando seu lançamento para análise online de TOC (Carbono Orgânico Total), que por sua vez oferece sistema realmente contínuo de análise do TOC. "Além disso, teremos o analisador que melhor atende a 4ª onda do saneamento, controle de odores, onde nosso analisador de Sulfeto realiza análise no efluente, ou seja, detecta a concentração de sulfeto ainda na fase líquida, o que proporciona o combate do H2S, fazendo com que o odor não ocorra na atmosfera", explica Amanda Gottardi, representante da empresa.

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes

A Aerzen do Brasil apresentará dois produtos inovadores na Fenasan 2014, o Delta Hybrid e o K1. O primeiro produto é o resultado da sinergia entre a tecnologia dos sopradores lobulares e dos compressores parafuso. São dez tamanhos e vazões volumétricas de aproximadamente 670 a 5.900 m³/h. Entre suas principais vantagens é possível destacar a redução do consumo de energia em até 15% quando comparado aos compressores atuais, maior eficiência energética e melhor custo benefício; durabilidade; baixo nível de ruídos; economia de espaço, facilidade de manuseio e redução de custos de manutenção.
O K1 é um soprador compacto de descolamento positivo para vazões volumétricas com entrada entre 100 e 2.100m³/h que pode ser aplicado em saneamento, indústria de cimento e Indústria de alimentos. De acordo com João Mario Cappellini, representante do departamento de marketing da empresa, o produto se destaca por ter a melhor relação entre preço e desempenho do segmento "Viemos para feira mostrar a nova cara da Aerzen do Brasil, a nova gestão desde a implementação de novos processos, com melhora significativa nos prazos de entrega, serviços de assistência e pós-venda, além de prospectar novos clientes potenciais, apresentando as vantagens competitivas da empresa em relação aos concorrentes, como a qualidade", completa João.

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes


Sistemas de filtração
A Pentair mostrará no encontro desse ano algumas novidades em sistemas de filtração. O sistema de ultrafiltração apresenta novas membranas para ultrafiltração com maior diâmetro e área de filtração, que representam uma economia de 16% em relação aos nossos modelos anteriores. O X-line traz uma nova configuração para a montagem dos sistemas de UF, que elimina a necessidade da fabricação de skids, reduzindo o custo do sistema em até 30%. A nanofiltração, com apresentação da linha de membranas de nanofiltração para aplicações no tratamento de água e efluentes. E a Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentesmicrofiltração, com novas aplicações ampliam a utilização de nossos sistemas Aqualine, especialmente na substituição dos sistemas de filtração por cartuchos ou filtros de areia.
Para Joaquim Marques Filho, gerente técnico de água da empresa, o mercado precisa apresentar respostas para os desafios que estão presentes no aumento da oferta de água tratada, porém ainda está conservador, e voltado ainda para as tecnologias convencionais, que são sabidamente menos eficientes especialmente em relação à qualidade da água tratada, consumo de químicos, área de construção e eficiência energética.
O gerente explica ainda que os sistemas para tratamento de água e efluentes da Pentair representam bons resultados no que diz respeito à aplicação de tecnologia para o saneamento ambiental, e sua importância é fundamental para enfrentar os desafios do aumento da oferta de água em um cenário em que as fontes estão cada vez mais escassas e poluídas, as áreas disponíveis para construção de unidades de tratamento são cada vez menores, e as exigências em relação à qualidade da água ofertada à população são crescentes.
"Especialmente neste cenário em que há falta d´água, a Pentair pode contribuir de maneira significante com sistemas para tratamento de água, efluentes e reúso que são mais econômicos, precisam de menor área para instalação, apresentam baixo consumo de energia e geração de efluentes, características essas essenciais para enfrentar o desafio do aumento de oferta de água tratada para a população", completa Joaquim.
Outra novidade da feira será os produtos plásticos de integração em unidades de tratamento de água e efluentes apresentados pela GEA SR. São os componentes físicos das soluções integradas que a empresa fornece que incluem engenharia e serviços. A estratégia da GEA continua sendo o fornecimento de soluções integradas desenvolvidas à medida para clientes e resultados cada vez mais exigentes.
"Apresentaremos módulos lamelares de decantação para água e esgoto, cujo procedimento de montagem não requer o uso de colas ou solventes. Com desenho único no mercado visando à eficiência do processo de sedimentação, disponível em diferentes modelos e fabricado com comprimento e ângulo à Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentesmedida do projeto, este produto tem sido instalado em diversas ETAs e ETEs por todo o Brasil, com procura crescente", explica André Gomes, engenheiro e coordenador de produtos para tratamento de água e efluentes da empresa.
Para a área de tratamento biológico serão apresentados vários modelos de enchimentos estruturados, utilizados em diferentes aplicações, meio filtrante ou meio de suporte para biomassa em unidades de tratamento biológico de efluentes, tais como filtros percoladores, filtros aerados submersos, filtros anaeróbios e filtros anóxicos. De acordo com André, devido à crescente procura por enchimentos estruturados em polipropileno para filtros biológicos diversos, e visando os resultados, a empresa fará destaque à necessidade de uma seleção e dimensionamentos corretos do ponto de vista de operação e manutenção.
Para a área de transferência de massa, onde no setor de saneamento se incluem os lavadores de gases para ETAs e ETEs. Entre outros equipamentos, será apresentado alguns dos modelos de enchimento estruturado mais recentes, produzidos utilizando uma composição especial de polipropileno, de modo a operarem em temperaturas de até 140°C. São atualmente os recheios plásticos mais utilizados a nível internacional em processos industriais.

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E EfluentesTratamento de água
A Sulzer apresentará na Fenasan sua linha de estações elevatórias compactas, feitas em material sintético e com diferentes tamanhos e versões portáteis, com capacidade para 100 litros, a unidades de maior porte (até 2,2 mil litros). Trata-se de uma elevatória completa, equipada com uma ou mais bombas submersíveis, além dos acessórios necessários para uma instalação fácil, rápida e de baixo custo. De acordo com Angela Halat, representante da empresa, o equipamento oferece excelente curva de desempenho, com ótima vazão e larga passagem de sólidos. Uma solução eficaz, rápida e econômica para os problemas de escoamento de esgoto em instalações abaixo do nível de coleta da rede, de acordo com a NBR 12208.
Também será apresentado o turbocompressor de alta velocidade ABS HST 20, a nova geração de compressores Sulzer, com ganhos excepcionais no rendimento global e a maior vazão de ar de saída por quilowatt de entrada. O equipamento proporciona ainda uma redução dos custos de manutenção, maior estabilidade, graças aos rolamentos magnéticos e uma instalação compacta e de baixo custo.
"A Fenasan é uma das principais feiras do setor no país, reunindo os maiores fornecedores e também os formadores de opinião na área de água e saneamento. Além de apresentar nossas novidades e tecnologias, vemos na Fenasan uma oportunidade de estreitar o relacionamento com nossos clientes e identificar novas oportunidades de atuação. Em termos gerais, ficamos bastante satisfeitos com o resultado da feira em 2013 e temos excelentes expectativas para este ano", ressalta Angela.
Outra empresa que também vai apresentar produtos para o tratamento de água é a Hidrogeron. Para feira deste ano levará as mais avançadas tecnologias para desinfecção. Entre os produtos em destaque estão: gerador de cloro Hidrogeron, líder nacional em vendas; gerador de ozônio, equipamento desenvolvido pela multinacional Ozonia. (a Hidrogeron é parceira da Ozonia e está credenciada a fazer a comercialização, instalação e assistência técnica de todos os seus geradores); dosadoras, capazes de dosar todo tipo de produtos químicos líquidos e viscosos; hidroejetores, para dosagens de produtos químicos; analisadores de cloro, flúor e ph, além de saturadores de flúor, que garantem automação e qualidade dos processos de fluoretação da água.
Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E EfluentesDe acordo com Ligia C. Rodrigues, sales and marketing assistant da empresa, a principal novidade que a Koch Membrane Systems irá levar à Fenasan será a nova membrana MegaPure™ da Koch Membrane Systems. Com membranas de fibra oca reforçadas Puron® e capacidade para suportar concentrações de sólidos de até 1000 mg/L a MegaPure™ apresenta um design exclusivo com um cartucho pressurizado de cabeçote único, ou seja, fibras presas somente na parte inferior, o que minimiza o acúmulo de sólidos.
Mas, as novidades não param por ai, a empresa, vai apresentar também a membrana Targa™ II, produto que aborda uma vasta gama de aplicações de tratamento de água municipais e industriais e fornece soluções seguras e de alta qualidade para o tratamento de água potável, pré-tratamento para água do mar, tratamento de água de processo e tratamento terciário de efluente.
E por fim, os módulos submersos Puron® que são projetados com design de cabeçote único com membranas de fibra oca reforçada fixada somente na parte inferior e que se tornou a opção tecnológica para empresas que buscam reduzir energia, minimizar o tempo de inatividade e aumentar o fluxo, tudo isso ocupando um pequeno espaço físico. É a membrana utilizada no Projeto Aquapolo.
A Bauminas Química pretende reforçar na feira o seu posicionamento de líder em coagulantes para o tratamento de água e efluentes e a sua nova comunicação que enfatiza a assinatura de marca "Tecnologia e inovação ao seu lado". Esta nova comunicação como uma empresa voltada à pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos inovadores e estar próxima das principais companhias de saneamento do Brasil, tanto do ponto de vista físico, com suas 12 unidades fabris estrategicamente localizadas, como através de parcerias sólidas e duradouras propiciadas pela excelência no atendimento e suporte técnico altamente capacitado.
De acordo com Igor Santos Freitas, gerente de marketing da empresa, a Bauminas investe em pesquisa e acredita que a inovação constante de sua linha de produtos é a melhor maneira para manter a sua posição de liderança e destaque nos mercados em que atua, desenvolvendo produtos cada vez mais modernos, eficazes e econômicos. Para tanto, criou o Centro Tecnológico Bauminas – CTB, que é um centro voltado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, contando com profissionais experientes e moderna estrutura para realização de testes comparativos e análises técnico-laboratoriais.
"A expectativa para Fenasan, é promover a nossa marca institucional e também os excelentes resultados obtidos pela Sabesp e demais companhias de saneamento do Brasil com a sua linha de coagulantes, reconhecida como a mais avançada e completa do mercado, propiciando a troca de informações entre o qualificado público participante da feira", completa Igor.
A filial brasileira da A.R.I Flow de Israel trará para feira desse ano soluções para controle de Golpe de Aríete, tanques Hidropneumatico da Europa e ventosas de Israel. Para Ari Fischer, Sales Manager da empresa a expectativa é muito grande pois todas as companhias ligadas ao setor estarão visitando e participando do evento."A A.R.I esta representando a empresa Aquaize de Israel que é responsável por grandes projetos de reúso de água. Temos container de tratamento de água para condomínios e shoppings , além de escolas tratamos de água residual de grandes cidades em mais de 50 países no mundo", explica o representante.

Outros segmentos
A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, vai apresentar diversas novidades na Fenasan 2014, entre elas estão: solução para gestão de perdas - solução de redes de águas inteligentes – Smart Water (Water Management Suite – WMS), que integra as aplicações corporativas para cálculo, detecção e identificação dos tipos de perdas em tempo real, permitindo a gestão total das redes de água através de gráficos, relatórios e KPIs (Key Performance Indicator).
Eficiência Energética - solução para modelagem hidráulica (AQUIS), que além de ser uma ferramenta para desenhar, projetar, simular e otimizar as redes (online e offline) também funciona como um supervisório de toda a rede de água, utilizando os dados do SCADA, em tempo real e operando o sistema de forma otimizada e totalmente integrada com o controle de bombeamento, reserva e pressão.
Sustentabilidade - solução para gestão do negócio (Resource Advisor). É uma ferramenta empresarial que disponibiliza as informações online de sustentabilidade, gestão e energia possibilitando a comparação de múltiplos sites e geração instantânea de KPIs (Key Performance Indicator), podendo cruzar informações. Esta ferramenta também pode gerar os relatórios de emissão de carbono, de sustentabilidade, emissão de água e esgoto.
"O principal pilar e drive de desenvolvimento de nossos negócios é P&D. Todo ano levamos lançamentos à Fenasan. Na edição de 2014, lançaremos um inversor de frequência com muita tecnologia embarcada e com funções voltadas ao segmento de saneamento e com foco na eficiência energética do bombeamento. Também lançaremos um controlador com alto desempenho, baixo custo e que trás uma padronização na nossa linha de controladores", completa Marcelo Pessoa, Engenheiro de Soluções e Arquitetura da Schneider.
Participando pelo segundo ano na feira, a Hagaplan mostrará para os visitantes e interessados projetos e gerenciamento na área de saneamento e infraestrutura. Trabalhos desenvolvidos através da experiência acumulada ao longo dos últimos 27 anos, em consultoria "Esta será nossa segunda participação na Fenasan e esperamos obter maior visibilidade do mercado, ampliando a quantidade de novos contatos de possíveis parceiros e de possíveis clientes. Ressaltando que nossa primeira participação, em 2013, foi considerada muito positiva" conta Edson Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E EfluentesVictor de Souza, diretor comercial da empresa.
A empresa vê esse segmento como sendo fundamental para o desenvolvimento dos serviços em saneamento ambiental, pois novas tecnologias podem auxiliar na busca por eficiência na prestação dos serviços e melhores resultados de maneira sustentável. O mercado anda aquecido, porém, como depende muito de investimentos públicos, podem ocorrer situações de sazonalidade nestes investimentos e, portanto, ocorrer interrupções ou redução na velocidade no desenvolvimento de alguns Projetos.
Neste ano a Conaut dará enfoque no medidor de vazão Waterflux. Um equipamento que possui dois grandes diferenciais em relação a equipamentos similares: rangeabilidade de 400:1, o que possibilita quantificar a submedição; e possibilidade de instalação sem a necessidade de trecho reta, reduzindo os custos com infraestrutura para adequação da tubulação e construção do abrigo do medidor.
Para a empresa, as expectativas para a feira, bem como para o ano 2014, são animadoras.
"O segmento de saneamento vive uma nova realidade, onde a medição deixa de ser um número apenas indicativo e se torna vital para a tomada de decisões e gestão do índice de perdas. Neste sentido a Conaut oferece soluções completas para este segmento, desde a micromedição, com hidrômetros ultrassônicos, até a macromedição, com medidores eletromagnéticos", ressalta Ricardo Vieira, representante da empresa.

Mercado e perspectivas
As mudanças climáticas, tão largamente anunciadas tornaram-se realidade. Da mesma forma, as populações nos grandes centros não param de crescer. Se de um lado as mudanças climáticas trouxeram uma escassez de água, a qual persistirá, as grandes concentrações urbanas necessitam de um fornecimento de água em quantidades crescentes e difíceis de suprir. Como conciliar estes dois grandes fatores, é uma tarefa que exigirá um grande esforço de planejamento, investimento, soluções tecnológicas, disciplina espartana no consumo e manutenção de nosso bem mais precioso: a água.
De acordo com Mario Ramacciotti, managing director da Xylem, o reúso ganhará mais e mais destaque. As tecnologias como ozônio e ultravioleta aumentarão seu espaço, o tratamento biológico colocará os microrganismos a serviço do efluente e as soluções de bombeamento mais eficientes, com menor consumo de energia e altamente eficazes, mesmo nas condições adversas, trarão ganho na produtividade do tratamento e fornecimento da água. Isto, sem falar, nos esforços das companhias de saneamento no intuito de reduzir as perdas que hoje alcançam 39%.Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes
Por outro lado, mesmo medidas mais simples trazem benefícios, pois há projetos no nordeste brasileiro, apoiados pela Xylem, que armazenam água das chuvas nas cisternas para uso ao longo do período de seca. "Somente com este simples procedimento, as taxas de ocorrência de doenças intestinais baixaram cerca de 70%. Estudos indicam que a média nacional do fornecimento de água para consumo humano é na faixa de 90%. A universalização é mais próxima e concreta, devido ao alto índice de fornecimento de água às populações dos centros urbanos. O grande desafio será garantir o seu fornecimento, mesmo com os períodos de seca que estamos enfrentando", enfatiza o diretor.
Mario explica ainda que a coleta e tratamento de esgoto, saindo dos atuais 38% para a universalização, ou seja, perto de 100%, é um salto enorme, trazendo desafios mais complexos e demandando soluções tecnológicas de ponta. A água é um bem escasso e cada vez mais difícil de conseguir. Novos projetos trazem água de distâncias mais longínquas com investimentos enormes para suprir os grandes centros. O futuro será sempre diminuir as perdas, preservar as fontes primárias de água, tratar e reusar sempre e implementar as novas tecnologias que darão maiores condições de transportar, filtrar, tratar e medir a qualidade da água.
Para esse ano na Fenasan, a empresa apresentará diversos produtos, dentre eles: Bomba submersível com baixo consumo de energia e alta eficiência em condições severas de operação; Compit: estações elevatórias pré-fabricadas; soluções para monitoramento e controle das bombas, aumentando o rendimento e durabilidade das mesmas; estações de tratamento biológico – ICEAS; Blocos Leopold; ozônio/ultra violeta para desinfecção; misturadores e sistemas de membranas MBR.
"O mercado tem acompanhado os investimentos públicos e privados no setor de saneamento. No setor público, o PlanSab tem desempenhado papel preponderante, buscando a universalização no tripé do saneamento: fornecimento de água, coleta e tratamento do esgoto. Somente este projeto do governo federal planeja investir R$ 304 bilhões até 2033. No setor privado, as concessões caminham a passos largos em algumas regiões, trazendo investimentos para o cumprimento das metas estabelecidas. Independentes dos investimentos acima, sempre teremos situações que demandarão ações e investimentos, como a seca em São Paulo e os piscinões para controlar as enchentes etc", completa Mario.
Eduardo Grachten, Alfacomp acredita que a Internet de todas as coisas está chegando também para o saneamento. Soluções plug-and-play serão algo normal no saneamento dentro de alguns anos. A tecnologia já existe e em breve estará muito mais acessível. "Imagine os gestores e técnicos das empresas de saneamento visualizando e controlando reservatório, elevatórias, boosters, macro medidores de vazão, ETAs e ETEs, de seus celulares e tablets. Imagine pequenas caixinhas conectadas à painéis de acionamento de motores. Imagine algo parecido conectado a medidores de nível, pressão e vazão, tudo funcionando a bateria e comunicando por wireless", completa Eduardo.
Carlos Dompieri Filho, da Vibropac acredita muito na retomada dos investimentos no Saneamento Básico e aguarda ansiosamente um posicionamento mais favorável das instituições públicas e da iniciativa privada na atenção a esse segmento, "Acreditamos que o setor terá uma expansão significativa nos próximos anos, a necessidade de Água Potável e de controle de Efluentes e Águas Residuais so vai aumentar, sem falar na demanda crescente da Indústria." e ainda complementa "Hoje se entende que o, negócio, saneamento seja uma fonte de recursos e que o conjunto Custo/Qualidade/Produtividade deve ser maximizado", finaliza.
Para Helena Beleza, coordenadora técnica da Sika, existe um mercado de grande potencial que necessita de ser mais exigente na construção e reparo das infraestruturas. "Não existem ainda critérios de exigência padrão que permitam assegurar estruturas duráveis sem problemas de perdas de água e qualidade de um bem precioso como é a água potável. Ainda se vêm aplicar produtos que impermeabilizam efetivamente, mas que o conhecimento demonstra não poderem ser utilizadas nesse mercado", explica.
Para esse ano a empresa apresentará algumas inovações relacionadas com o conceito de concreto impermeável e estruturas de concreto impermeável, com a apresentação de produto Sika WT-100 BR e tratamento de juntas de concretagem com materiais hidroespansivos acrílicos SikaSwell A, e a divulgação de novos produtos cimentíceos como revestimentos de impermeabilização para um mercado de aplicação especializado.

 

Fenasan 2014 Traz Novidades E Movimenta O Mercado De Tratamento De Água E Efluentes


A Produquímica apresentará na Fenasan 2014, duas grandes novidades, o Sistema Odorcap para prevenção na formação de gás sulfídrico em esgoto sanitário e o Sistema Odorcap S para aplicação em tratamento de lodos: oxidação de sulfetos, maior desidratação e lodo mais seco. De acordo com Luiz Carlos da Silva, gerente de produto da empresa, a principal motivação para estar presente na feira é a divulgação da logomarca Odorcap e suas variantes.
"Atualmente a Produquímica vem se destacando não somente na fabricação e fornecimento de produtos químicos, mas também esta incluindo na sua linha o fornecimento de equipamentos e serviços. Este mercado já existe, está aquecido e em crescimento e a nossa empresa vai levar informação da tecnologia até o cliente final", completa Luiz.

 

Contato das empresas:
Aerzen:
www.aerzen.com.br
Alfacomp: www.alfacomp.ind.br
A.R.I Brasil: www.arivalves.com
Bauminas: www.bauminas.com.br
Conaut: www.conaut.com.br
Conexx Brasil: www.conexxbrasil.com.br
Emak: www.emakdobrasil.com.br
FGS: www.fgsbrasil.com.br
GEA: www.geasr.geagroup.com
Hagaplan: www.hagaplan.com.br
Hidrogeron: www.hidrogeron.com
Kanaflex: www.kanaflex.com.br
Koch Membrane: www.kochmembrane.com
Metrohm Pensalab: www.metrohm.com.br
Novus: www.novus.com.br
Pentair: www.pentair.com.br
Produquímica: www.produquimica.com.br
Schneider Electric: www.schneider-electric.com.br
Sika: www.sika.com.br
Sulzer: www.sulzer.com
Tecniplas: www.tecniplas.com.br
Vibropac: www.vibropac.com.br
Xylem: www.xyleminc.com

Publicidade