Fenasan Traz Público Qualificado, Novos Produtos E Serviços Para O Mercado De Saneamento

Entre os dias 16 e 18 de agosto, aconteceu no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, a 27ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (FENASAN), uma das maiores e mais importantes feiras do setor de saneamento do Brasil e do exterior


Entre os dias 16 e 18 de agosto, aconteceu no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, a 27ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (FENASAN), uma das maiores e mais importantes feiras do setor de saneamento do Brasil e do exterior. Seus principais objetivos foram o fomento e a difusão da tecnologia dirigida ao setor de saneamento ambiental, a troca de informações, demonstração de produtos e o desenvolvimento tecnológico de sistemas de tratamento e abastecimento de água, gestão de águas residuais e resíduos sólidos.
O evento reuniu os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços para o setor de saneamento e segmentos relacionados, além de executivos, empresários e gestores públicos que trabalham na área. Para Fábia Miasake, cordenadora de marketing, da Huesker, a feira tem crescido a cada ano.
"A cada ano a Fenasan vai crescendo e se consolidando, com um público cada vez mais qualificado e interessado em conhecer novas tecnologias, principalmente na área de Geossintéticos, que é um produto relativamente novo". Segundo ela, é a oitava participação da empresa na feira, que já garantiu a participação no próximo ano. "Isto agrega valor a empresa".
A Huesker trouxe o expôs o sistema SoilTain DW, geoforma linear para confinamento e dessecagem de lodo ou lama. A tecnologia pode ser utilizada na dessecagem e confinamento de efluentes industriais ou domésticos de estações de tratamento de água ou esgoto (ETAs e ETEs). Segundo Fábia, "é uma técnica que vem sendo muito utilizada, por não requerer muito espaço, e nosso produto é desenvolvido de acordo com as necessidades do cliente e da área disponível. Nossa equipe faz todo um estudo, vai até o local e acompanha a instalação e pós venda do produto".
Segundo a empresa, o sistema garante o aumento significativo do teor de sólidos do lodo armazenado, de maneira a possibilitar a remoção mecanizada e/ou o confinamento dos sólidos com menores demandas de espaço e em volumes reduzidos. Os fabricantes afirmam que é fácil de instalar e de operar, e requer baixa manutenção, além de representar uma alternativa eficiente e ambientalmente correta para a disposição de resíduos, com vantagens significativas em comparação com os métodos tradicionais.
"O lançamento dos efluentes líquidos resultantes do tratamento convencional de resíduos representa grande potencial de degradação do meio ambiente. A técnica de dessecagem de lodos por formas têxteis tubulares (FTTs) reduz drasticamente este risco. A geoforma SoilTain DW certamente está entre as soluções mais eficientes na redução do teor de sólidos, sendo aplicada no tratamento dos resíduos líquidos de ETAs, ETEs e da grande maioria dos efluentes industriais", ressalta o engenheiro da Huesker Brasil, Eduardo Guanaes. Ainda de acordo com ele, outra vantagem da técnica é a economia de água que pode ser muito representativa, dependendo do processo utilizado. Em algumas estações de tratamento a redução pode ser de até 65% no processo de limpeza dos filtros.
Para o engenheiro, a crise vivida pelo Brasil acentua ainda mais a necessidade de encontrar meios eficientes que evitem o desperdício desse recurso tão valioso. "Nossa qualidade de vida depende da água, sendo assim, cabe a nós preservar, usar com responsabilidade e cuidar para que ela continue a seguir o seu ciclo natural", completa.
Segundo Bruno Dinamarco da B&F Dias, a Fenasan 2016 apresentou uma visitação muito qualificada e intensa, o que surprendeu positivamente o empresário, "Estamos muito satisfeitos por termos participado deste evento, a B&F Dias este ano trouxe como novidade a ferramenta de realidade virtual, que irá compor os materiais comerciais da empresa, demonstrando a nosso clientes e prospects as tecnologias e diferenciais da B&F com o uso da realidade virtual. Com relação a algum das maiores preocupações das indústrias atualmente, eficiência energética e meio ambiente, estamos apresentando durante o evento os produtos da linha BF Energy, que são paineis fotovoltaicos para aplicações em saneamento além da segunda geração de aeradoras de bolha fina", e complementa, "A B&F Dias está sempre em busca de inovações e melhoria contínua de produtos e serviços, e isto nos fez desenvolver o primeiro aplicativo para celular para produtos e análise dos sistemas de aeração da empresa e permite ainda aos usuários do aplicativo ganharem descontos nas peças de reposição e melhorar o relacionamento entre cliente e equipe técnica B&F Dias."
Para Rainer von Siegert, da Aerzen, "A forma como a Fenasan ocorreu esse ano foi uma surpresa positiva. Vimos um público bastante seleto no sentido de preocupação com eficiência energética e muitas pessoas interessadas na tecnologia diferenciada que nós oferecemos."
Rainer conta que a empresa trouxe novos produtos para a feira, e explica sobre eles. "Nós trouxemos três tecnologias de sopradores disponíveis em aplicação de saneamento. A primeira e mais difundida é o "roots", amplamente divulgado. O desenvolvimento dessa tecnologia gerou o híbrido, que é um soprador do tipo parafuso e um centrífugo, que nós chamamos de Turbo, que é a ultima palavra em tecnologia e eficiência energética".
Ele comenta que quando se pensa em eficiência energética, o mais favorável é conjugar duas tecnologias, dependendo da força utilizada, da curva de carga de uma ETE específica. "Podemos oferecer a melhor conjugação para atender o cliente final com a melhor solução", finaliza Rainer.

 

Fenasan Traz Público Qualificado, Novos Produtos E Serviços Para O Mercado De Saneamento


"Para Bruno Branco da Andritz Hydro, "Apesar do momento político e econômico desfavorável que estamos passando, este tipo de evento é sempre bom para acompanharmos as tendências do mercado e reavaliarmos nossas estratégias. "Percebemos que pessoas de outros setores têm visitado a Fenasan, já que ela tem se tornado um encontro técnico realmente". Bruno conta que a empresa trouxe como novidade, as bombas submersas de dupla sucção para poços profundos com grandes alturas manométricas, próximo de 1500m de coluna d’água, com vazões de até 6.000 m³/h e com potência de 6.000 kw. Ele conta que hoje no Brasil existe um limite de bombas submersas devido aos fabricantes que atendem limitados a 500 cv, mas a empresa vai além.
"Temos também bombas verticais de eixo prolongado, com potência de até 10.000 kw e alturas manométricas de até, 200 mca e vazões de até 70.000 m³/h. Bombas de dupla sucção tipo "Split case" podendo chegar até 10.000 kw de potência, altura manométrica de até 300 mca e vazão de até 180.000 m³/h".
A Hexis também participou da feira. Segundo Luis Fernando Salandini, supervisor de marketing, a Fenasan é o principal evento do setor porque o mercado de saneamento é muito importante. "Comparado ao ano passado, a qualidade dos participantes tem sido boa. Como aumentamos o espaço na feira, tivemos mais visitas e conseguimos apresentar mais novidades aos clientes".
Na linha de novos produtos e lançamentos quem comenta um pouco é Marcelo, "A marca Hack lançou dois novos turbidímetros, tanto de bancada como de processos, que é uma nova tecnologia para medição de turbidez, que vai mudar um pouco o conceito de análise de turbidez. Segundo ele, a aceitação do produto foi boa e gerou curiosidade". E fala sobre mais produtos.
"Este ano também trouxemos a linha da Trojan, que é uma nova parceria da Hexis, para a desinfecção por ultra-violeta. Houve bastante procura e consolidou a imagem da Hexis junto a Trojan e a nova aquisição da empresa, que é a empresa para o sistema Pall de filtração. É o primeiro ano da nossa parceria com eles".
Ele explica que de um modo geral, as pessoas acabam vendo o custo do produto e não o benefício que acontece a longo prazo. "Se você tem um sistema de desinfecção com tratamento terciário do esgoto, por exemplo uma coloração, ou algum outro tipo de desinfecção, será necessário declorar ou diminuir a incidência de químicos para devolver para os mananciais. Apesar do sistema parecer ter um custo elevado inicialmente, quando colocado a médio prazo, o retorno acaba sendo muito vantajoso. Temos bons projetos de UV em andamento em alguns estados e empresas de saneamento, principalmente na área privada, então de um modod geral é um mercado e tecnologia que tem caminhado bem".
Segundo Amim Kaissar El Khoury, diretor da Etatron a Fenasan apresentou uma qualidade bem interessante na visitação e forneceu índices importantes de crescimento do mercado, "Alguns projetos que estavam parados começaram a andar, e a feira nos ajudou bastante a entender este crescimento e melhoria do mercado". José Carlos Basile também da Etatron comenta sobre os lançamentos no evento "Além das linhas de bombas dosadoras com regulagem manual ou proporcional, trazemos controladores como os medidores de pH, Redox (ORP), Cloro, Condutividade, Ozônio, Dióxido de Cloro, Peróxido de Hidrogênio e Ácido Peracético, sendo que todos nossos equipamentos são focados na simplicidade de operação."

 

Fenasan Traz Público Qualificado, Novos Produtos E Serviços Para O Mercado De Saneamento

 

Sobre a feira
Promovida há 26 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, a Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é hoje consolidada e reconhecida como uma das mais importantes feiras do setor de saneamento realizadas no Brasil e no exterior. E em caráter simultâneo com o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerada como o maior evento do setor na América Latina.
Entre visitantes da Feira e congressistas do Encontro/Congresso, o evento recebe em torno de 17.000 pessoas em cada edição anual. Seu público é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental, resultando numa das visitações mais qualificadas das realizações do setor.
A Fenasan tem como objetivos principais o fomento e a difusão da tecnologia empregada no setor de saneamento ambiental, bem como a troca de informações, a demonstração de produtos e o desenvolvimento tecnológico de sistemas empregados no tratamento e abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais, análises laboratoriais, adução e abastecimento e sistemas de coleta, e disposição final e manejo de resíduos sólidos, reunindo os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços para o setor de saneamento e de segmentos correlatos.
As ações socioambientais também são prioritárias na constituição desse evento. A AESabesp é integrada ao MDL (Mecanismo do Desenvolvimento Limpo), estipulado no Tratado de Quioto, e incentiva a diminuição dos impactos socioambientais, com um programa próprio de neutralização de carbono.
No final de cada edição, é feita premiação de entrega do Troféu AESabesp, com base nos conceitos:
• Destaque AESabesp – Encontro Técnico;
• Melhor Estande;
• Inovação Tecnológica;
• Atendimento a Cliente;
• Destaque AESabesp – Fenasan;
Desde 2010 o evento vem adquirindo projeção internacional e contou com a adesão e o apoio cada vez mais significativo de diversas entidades e empresas de todo o mundo. A participação e a visitação de outros países, como Alemanha, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Holanda, Índia, Israel, Itália, México e Portugal, tem sido uma constante, com o aumento de demanda a cada edição.
As mais recentes edições da Fenasan mostram o crescimento do saneamento nacional, a confiança dos expoentes do mercado de saneamento em sua potencialização, bem como o interesse das empresas em investir, participar e criar parcerias.

 

Contato das empresas:
Aerzen:
www.aerzen.com.br
Andritz: www.andritz.com
B&F Dias: www.bfdias.com.br
Etatron: www.etatron.com.br
Hexis: www.hexis.com.br
Huesker: www.huesker.com.br

Publicidade