Editorial

O saneamento foi destaque na reunião do Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), realizada em 13 de setembro no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o encontro


Saneamento é prioridade em programa de concessões
O saneamento foi destaque na reunião do Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), realizada em 13 de setembro no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o encontro, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou proposta de financiar projetos de saneamento básico, elencado como prioridade no programa de concessões pela presidente do BNDES, Maria Silvia, que apontou que o País está em 112º lugar em ranking do saneamento com 200 países elaborado em 2011.
Num setor marcado por dívidas e dificuldades em atrair investimentos, a iniciativa já havia despertado o interesse dos estados para o programa de concessões, que incluirá a participação de empresas e companhias de abastecimento estaduais. Inicialmente, serão contemplados Rio de Janeiro (RJ), Pará (PA) e Rondônia (RO), a pedido dos próprios governadores, segundo a presidente do BNDES: a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae); a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); e a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd).
Diante da intenção de outros estados em participar do programa, o BNDES anunciará em breve maiores detalhes de como funciona o apoio, regras de participação e contratos, sendo que o objetivo maior é buscar auxiliar na universalização dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto – previsto para 2033 - que também demanda investimentos da ordem de R$ 300 bilhões, segundo o BNDES.
Nesta edição trazemos como matéria de capa a Remediação Ambiental aliada à Produção Limpa, técnica que visa a recuperação de áreas contaminadas; a questão da contaminação por Necrochorume, denominação aplicada aos líquidos liberados durante a decomposição dos cadáveres em cemitérios; os resultados em novos produtos, serviços e público da Fenasan; as novidades da Bauminas Química, líder nacional em coagulantes para o tratamento de água e efluentes; Filtração de excelência; Tecnologias e inovações na gestão do saneamento; Avaliação do potencial de uso de Auxipó como auxiliar de coagulação em tratamento de efluente industrial; Os Processos Oxidativos Avançados (POAs), que tratam contaminantes emergentes presentes na água que o sistema convencional não faz; e muito mais.

 

Boa leitura e até a próxima edição.


Rogéria Sene Cortez Moura - Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura, Caio Guilherme Barbosa; Douglas Moraes; Eric Rothberg; Fábio Campos; Geraldo Reple Sobrinho; Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa; Jeffrey John Hanson; João Batista Moura; João Carlos Mucciacito; José Carlos Cunha Petrus; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Lucas Cortez Moura; Luciano Peske Ceron; Márcia Brunini Truite Hanson; Marco Antônio Simon; Patrick Galvin; Paul Gaston; Paulo Roberto Antunes; Ricardo Saad; Robert Scarlett; Santiago Valverde; Tarcia Davoglio; Tarcísio Costa; Valdir Montagnoli.

 

Colaboraram nesta edição:
Edgard Luiz Cortez (Iteb); Leonardo Reis Cortes (Lite Automação); Ricardo Gonçalves e Juliano de Almeida Andrade (Oxi Ambiental); Igor Freitas, Benedito Ayres Neto e Marcio Cipriani (Bauminas); Raquel Braga e Douglas Miranda (Bentley); Paula Karina Colucci e Michele L. Stahnke (Andritz); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); Ricardo Saad (MRA); Giltamir Baptista e Camila Ferri (Gimoba Ambiental); Américo Gameiro (Venner Ambiental); Prof. Dr. Fábio Campos, Caroline Lucchi, Fernanda Alves, Fernanda Zingaro, Gabriela Pereira, Julianna Arita,Letícia Maria e Vinicios Gonsalo (EACH-USP LESTE); Alexandre Lopes (Sindcon); Marco Formicola, Sonia Ticianeli Mucciolo e Nilton Mar Bartalini (Aquamec); Fábia Miasake e Eduardo Guanaes (Huesker); Bruno Dinamarco (B&F Dias); Rainer von Siegert (Aerzen); Bruno Branco (Andritz); Luis Fernando Salandini (Hexis); José Carlos Basile (Etatron); Marcel Mano (Mann+Hummel); Eduardo Reis (Pentair); Marcelo Bueno (Toray); (GE Water); Prof. Dr. Ivanildo Hespanhol (Cirra – USP); Prof. Dr. José Roberto Guimarães (FEC - Unicamp) e Atila B Ribas.

Publicidade