Conheça Os Tanques E Sistemas De Filtragem Em Fibra De Vidro

A fibra de vidro é conhecida por seu alto grau de resistência a conteúdos que, independentemente de sua fórmula, causam corrosão.


Conheça Os Tanques E Sistemas De Filtragem Em Fibra De Vidro

 

A fibra de vidro é conhecida por seu alto grau de resistência a conteúdos que, independentemente de sua fórmula, causam corrosão. Por isso, tanto os filtros, quanto os tanques de fibra de vidro são altamente resistentes a conteúdos químicos e abrasivos. "Os tanques revestidos em fibra de vidro podem ser utilizados em diversas aplicações como, filtro de areia ou carvão, abrandadores, removedores de ferro/manganês, desmineralizadores e até mesmo como armazenagem de água tratada", afirma Fábio de Oliveira Pinto, coordenador de projetos da Asstefil, empresa especializada na comercialização de equipamentos para tratamento de água e filtragem de produtos para processos industriais. O material é indicado para tratamento de água, armazenamento de produtos alimentícios, entre outros líquidos, abrasivos ou não.

 

Conheça Os Tanques E Sistemas De Filtragem Em Fibra De Vidro



Uso dos sistemas em fibra de vidros

Segundo o coordenador de projetos, devido a sua versatilidade, os tanques de fibra de vidros podem ser utilizados na construção de toda a montagem do sistema de tratamento de água, desde o pré-tratamento até o processo de redução de sais. "São inúmeras vantagens na utilização de tanques revestidos em fibra, além de seu custo, a alta compatibilidade química que permite utilizá-los em diversos segmentos. Desta forma, com a montagem de filtros e/ou sistemas com esta tecnologia é possível revertermos ao cliente final, uma economia significativa com sua implantação", afirma. "Estes tanques podem ser utilizados com diversas configurações de mídias, areia, carvão ou resinas de troca iônica, sendo possível a montagem de sistemas completos de tratamento de água, desde o pré-tratamento (remoção de sedimentos e/ou decloração) até redução de sais (como abrandadores ou desmineralizadores)."
Os equipamentos em fibra de vidro ainda podem ser utilizados para armazenamento e estocagem de produtos químicos, alimentícios – entre outros líquidos. Além da vantagem de ser versátil a fibra de vidro ainda tem um atrativo muito importante para toda a empresa: o baixo custo. Com a união destes dois fatores – versatilidade e baixo custo – os sistemas de filtragem se tornam um produto de ótimo custo benefício, explica Jackson Biaso, supervisor técnico da Fibrav, empresa especializada em equipamentos em fibra de vidro. "As principais vantagens do uso da fibra de vidro são baixo custo, fácil instalação, fácil manutenção - em caso de acréscimo de conexões, ou pequenos acidentes -, e versatilidade de uso", diz o supervisor técnico.

 

Conheça Os Tanques E Sistemas De Filtragem Em Fibra De Vidro

 

Processo de fabricação e normas técnicas
De acordo com os especialistas, existem diversos processos de fabricação para a fibra de vidro, mas, basicamente, o filtro é constituído por uma camada de polietileno e é revestido, por cima desta camada, com fibra de vidro entrelaçada. A fibra de vidros é constituída de resina, reforçada com fios de fibra de vidro e o promotor de cura, que tem por objetivo a secagem do composto. Mas, existem diversos processos de fabricação, que variam de acordo com cada aplicação que for utilizar.
Especificamente para tanques, o tipo de sistema utilizado no entrelaçamento da fibra de vidro é o filamento contínuo. Desta forma, o equipamento se consolida em uma alta resistência. Em geral, as normas internacionais seguidas para construção destes sistemas são a ASTM D3299 e ASME RTP1. "Claro que outras normas e testes como, furação de flanges, roscas, testes de qualidade, também fazem parte deste processo de qualidade", afirma Jackson Biaso.

 

Conheça Os Tanques E Sistemas De Filtragem Em Fibra De Vidro



Contra-indicações

Apesar da grande versatilidade e de suportar diversos tipos de líquidos, abrasivos ou não, os tanques e sistemas de filtragem construídos em fibra de vidro possuem baixa resistência a alguns níveis de pressão e temperatura. O coordenador de projetos da Asstefil, diz que essas limitações são devido a estrutura plástica que é o alicerce do equipamento.
"Entre aço inox, aço carbono e fibra de vidro temos que separar os materiais resistente a ambientes agressivos, dos materiais não resistentes. Portanto, sabemos que aço carbono (que é o mais barato), não possui resistência a ambientes agressivos. Com isso sobram o inox e a fibra de vidro. O Aço inox, por exemplo, não possui alta vida útil para estocagem de ácido sulfúrico a 75%, já a fibra de vidro suporta perfeitamente. Salmoura concentrada funciona do mesmo modo e hidróxido de sódio
também", explica Biaso. Além destes fatores, o aço inox custa mais caro do que a fibra de vidro, mas os detalhes estão na temperatura do conteúdo do tanque ou filtro. "Para estocagem de produtos quentes (acima de 120 graus célsius) e resistência a abrasão, o aço inox supera a fibra de vidro. Portanto, cada caso é um caso, que depende muito da especificação de cada material", finaliza o supervisor técnico da Fibrav.

Contato das empresas:
Asstefil:
www.asstefil.com.br
Fibrav: www.fibrav.com.br

Publicidade