Novidades

Confira as novidades no Mercado de Tratamento de Água e Efluentes


Sulzer fornecerá bombas e agitadores para fábrica de papel e celulose no Brasil
A Sulzer Pumps será a fornecedora de mais de 400 bombas e agitadores para a CMPC Celulose Riograndense S.A. (CMPC), uma das maiores empresas de base florestal na América Latina. O contrato está entre os maiores projetos já conquistados pela Sulzer Pumps no setor de papel e celulose. O investimento é parte do projeto de expansão da linha de celulose Guaíba 2, unidade da CMPC localizada no Sul do Brasil. A Metso é o fornecedor das principais tecnologias – incluindo os componentes centrais da linha de celulose – e também um parceiro-chave da Sulzer Pumps nesse projeto.
O escopo de fornecimento da Sulzer Pumps inclui a fabricação, montagem, testes e supervisão de instalação das bombas. O conjunto de equipamentos contempla bombas de processo AHLSTAR, Novidadesbombas multiestágio MBN e bombas de dupla sucção ZPP, além de bombas de média consistência desenvolvidas em estreita colaboração com a Metso. Também serão fornecidos ao cliente agitadores SALOMIX e Scaba e bombas submersíveis das séries ABS XFP e Scavenger - juntamente com misturadores, painéis de controles e acessórios.
Os produtos Sulzer Pumps atendem à maior parte dos processos na indústria de papel e celulose, incluindo aplicações de água e efluentes. Essa habilidade de oferecer uma solução completa e altamente eficiente para as necessidades gerais de mistura e bombeamento na indústria de papel e celulose faz da Sulzer Pumps um fornecedor-chave, com um portfólio completo de produtos para qualquer novo projeto nesse segmento. A expansão da planta permitirá à CMPC ampliar sua capacidade de produção para 1,75 milhões de toneladas de celulose por ano – quase três vezes o valor atual.



 

Elementos filtrantes Lewabrane tratam a água de usina alemã
Tecnologia de membrana resistente à incrustação da Lanxess está sendo usada em larga escala na Europa pela primeira vez.

Um conjunto de 60 elementos filtrantes Lewabrane RO B400 FR na central térmica de Dammweg em Chemnitz na Alemanha aplicam um processo de osmose reversa para purificar de 50-60 metros cúbicos de água do rio pré-tratada, por hora, para fins de geração de vapor.
"A redução de 90% na contaminação orgânica da água do rio exigida pelo operador da usina pode ser facilmente conseguida usando nossa tecnologia de membranas", disse Jens Lipnizki, chefe da Technical Marketing Membranes na unidade de negócios Lanxess’s Liquid Purification Technologies.
A instalação de osmose reversa na usina Chemnitz foi desenvolvida e projetada pela empresa de tecnologia Berkefeld, uma subsidiária do grupo global Veolia Water Solutions & Technologies.
A usina tira água para os processos de refrigeração e produção de vapor dos rios Chemnitz e Zschopau. Mesmo depois de ter sido suavizada e dessalinizada utilizando resinas de troca iónica, a água ainda contém uma quantidade considerável de substâncias orgânicas que causam condutividade excessiva no ciclo de água-vapor, que é prejudicial para a turbina e outros componentes. As membranas filtrantes Lanxess diminuem o grau de flutuação na água e, em particular, filtram as substâncias orgânicas.
www.lewabrane.com



 

Degrémont vence seus dois primeiros contratos de operação no setor da energia
A Degrémont, uma subsidiária da Suez Environnement, venceu uma concorrência por dois contratos, com duração de quatro anos, através da Tractebel Energia, uma subsidiária da GDF SUEZ, para operar as instalações de ciclo de água do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e da planta de bioenergia de Lages, no estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. Os contratos estão avaliados em 4 milhões de Euros.
A água é a chave para o processo de geração de energia e é usada em turbinas a vapor ou em torres de resfriamento. A vasta experiência da Degrémont na gestão de água para a indústria de energia irá assegurar a otimização e a confiabilidade das instalações para atingir os objetivos de produção de vapor e eletricidade da Tractebel Energia.
As instalações incluem quatro caldeiras, sistemas de torre de resfriamento, sistemas de ar condicionado, duas estações de tratamento de água e duas usinas de desmineralização.
Com uma capacidade instalada de 857 MW, o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda é o maior complexo termelétrico a carvão da América Latina. A usina de bioenergia de Lages é alimentada por biomassa e atinge uma capacidade instalada de 28 MW e 25t/h de geração de vapor.

 




Basf lança nova linha de floculantes catiônicos em pó com o Zetag® Ultra
A Basf está lançando globalmente uma nova linha de floculantes catiônicos em pó de alto peso molecular com o Zetag® Ultra, para a separação sólida/líquida no tratamento de águas residuais industriais e municipais.
O Zetag® Ultra foi desenvolvido combinando a competência especializada da Basf em soluções para o gerenciamento de águas, juntamente com o seu extenso know-how sobre pesquisa de polímeros, focando em requisitos específicos de clientes e levando em consideração aspectos ambientais.
Devido à sua capacidade de ligação, o Zetag® Ultra demonstra alto desempenho de desidratação. Ele oferece forte resistência dos flocos para suportar altas forças de cisalhamento, tornando-o eficaz para o uso em centrífugas bem como para flotação por ar dissolvido.
"Atualmente as plantas de tratamento de água industrial e municipal têm tentado alcançar um desempenho máximo através do aumento da pressão de custo" disse Marcus Fuest, responsável global pela área de marketing de Soluções para o Tratamento de Água da Basf. O Zetag® Ultra provou sua excelência de performance em uma série de testes realizados no mundo todo. "Nossos clientes relatam que as partículas sólidas de lama desidratada aumentaram 15% em média. Outros casos demonstram uma economia significativa (até 20%) na dosagem. Além disso, o concentrado possui uma taxa de captura melhorada, afirma Fuest.
Os novos floculantes de alto desempenho fazem com que as plantas de tratamento de águas residuais operem com maior eficiência e eficácia. NovidadesA arquitetura molecular exclusiva do Zetag® Ultra oferece aos clientes uma vantagem bem clara através de uma economia do custo operacional. Os resíduos sólidos obtidos são ambientalmente benéficos pois é necessário menos energia para o transporte, descarte e incineração, acarretando em um impacto positivo da pegada de carbono da estação de tratamento.
O Zetag® Ultra é um dos destaques que aparecerá na IFAT 2014, a maior feira mundial de gerenciamento de água, esgoto, resíduos e matérias primas que acontecerá em Munique, Alemanha de 5 à 9 de maio de 2014. "Estamos ansiosos para interagir com nossos clientes na IFAT 2014" disse Matthias Halusa, vice-presidente de Soluções para Tratamento de Água da Basf. A apresentação do Zetag® Ultra é um marco importante para posicionar a BASF como uma fornecedora líder mundial de soluções químicas inovadoras no setor de águas, apoiando a gestão sustentável de recursos naturais.

 


 

Nova fábrica do BMW Group terá sistema de drenagem inovador
A Gecel Montagem Industrial, uma das empresas participantes da obra de construção da primeira fábrica de automóveis do BMW Group no Brasil, em Araquari (SC), escolheu a Tigre-ADS para fornecer a tubulação que compõe o sistema de drenagem pluvial na obra. Uma das metas é assegurar o ritmo acelerado de realização das obras, objetivando a inauguração da fábrica em outubro de 2014. Este foi um dos motivos que levou a empresa a optar pelos tubos flexíveis de polietileno de grandes diâmetros, que diminuem em até 50% o tempo de instalação em comparação a outras tecnologias, além de apresentar um sistema com alta performance e qualidade. Essa é a primeira fábrica automotiva no portfolio de clientes da Tigre-ADS no Brasil. O BMW Group lançou a Pedra Fundamental em 16 de dezembro de 2013 e está investindo cerca de 200 milhões de euros (600 milhões de reais) na iniciativa.
A principal função do sistema de drenagem é captar a água da chuva e direcioná-la às galerias celulares que realizam o deságue no corpo receptor final. As tubulações da TIGRE-ADS estão sendo instaladas em toda a fábrica, que abrange a área de produção, estacionamento e pátio de veículos. A drenagem pluvial nesse tipo de empreendimento é fundamental para não causar alagamentos e prejudicar os veículos produzidos, já que a região tem histórico de fortes chuvas.
Os principais benefícios dessa solução são alta rigidez estrutural capaz de suportar cargas externas, vedação 100% eficiente e instalação fácil, os quais permitem menor esforço da equipe, menos tempo de máquinas e equipamentos de montagem e economia na utilização de argamassas. O sistema de drenagem da fábrica do BMW Group inclui tubos de grandes diâmetros 750 mm, 1050 mm e 1200 mm.
A TIGRE-ADS é uma joint-venture da Tigre com a americana ADS (Advanced Drainage Systems Inc.). Desde o início de suas operações em 2011 tem firmado contratos importantes em obras de relevância no Brasil. Na região Sul, por exemplo, estão clientes Novidadescomo a CMPC (Celulose Riograndense), UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Sumitomo, Companhia de Saneamento CASAN, Foz de Blumenau, entre outros. "O sistema de drenagem pluvial é o carro-chefe da companhia e representa cerca de 70% dos nossos negócios. Essa fábrica do BMW Group é uma referência nessa região e estamos otimistas para novas oportunidades de negócios", completa José Antonio Cattani Xavier, gerente-geral da TIGRE-ADS.
A linha N-12 WT (Water Tight) da TIGRE-ADS é composta por tubos com parede dupla, corrugada na parte exterior e lisa na parte interior. Seu sistema de união ponta e bolsa é feito por um encaixe, sendo a bolsa mais alargada.

 


 

Água mineral terá o selo do Inmetro
O Inmetro está regulamentando a água mineral envasada, o objetivo é estabelecer as regras para a certificação, com foco na segurança alimentar, a fim de evitar contaminações na água. Para obter o Selo de Identificação da Conformidade, a água mineral envasada terá de ser avaliada desde o rótulo da embalagem até a sua composição química. A decisão da certificação foi tomada para atender demandas dos envasadores, por conta da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos 2016.
"Levamos em consideração também a demanda por águas minerais naturais envasadas por parte dos espectadores dos eventos esportivos dos próximos anos. A segurança alimentar da água é uma grande preocupação dos estrangeiros que virão ao Brasil durante os eventos. Como a certificação é voluntária, nem todas as marcas terão o selo, mas o consumidor terá um critério, a mais, para decidir com segurança a sua compra em estabelecimentos formais", avalia Gustavo Kuster, chefe da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac) do Inmetro. Saiba mais: www.inmetro.gov.br

 


 

Elipse Mobile, o controle na palma da mão
Solução da Elipse Software é lançada com a promessa de revolucionar o mercado de automação industrial.

Nas últimas décadas, a sociedade presenciou a entrada de um novo meio de comunicação visto, hoje, como algo quase que essencial à vida de qualquer cidadão. Tecnologia que permite às pessoas interagirem de modo mais rápido e fácil, independente da localização. Inicialmente apenas utilizado para efetuar e receber ligações, o celular se tornou um novo microcomputador, passando a conectar os usuários ao mundo via internet.
Isso sem contar com a centena de aplicativos disponíveis que ampliam ainda mais esta interação, agilizando a busca por um taxi, música, rota de trânsito, enfim, a procura por qualquer informação. Mas e na automação? Será que há espaço para ele? Teria como controlar todo um sistema de abastecimento de água, por exemplo, via smartphone?
Atenta a estas questões, a Elipse Software desenvolveu uma nova ferramenta destinada a aparelhos móveis. Feito isto, a empresa não perdeu tempo e logo promoveu um circuito de palestras em algumas das principais capitais do país (Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro). Realizado no início de outubro de 2013, o Elipse Refresh teve o objetivo de preparar o mercado para o software que acaba de ser lançado. O Elipse Mobile.
Compatível a qualquer sistema operacional móvel (Android, Web ou Windows Phone), a tecnologia é capaz de monitorar todos os equipamentos e processos responsáveis pela fabricação de um lote de tintas, por exemplo, via um smartphone. Com ela, o usuário pode não apenas monitorar, mas também enviar comandos para abrir ou fechar uma válvula, um disjuntor, uma comporta, enfim, pode controlar uma aplicação, independente de sua localização. Novidades
"A tendência, hoje, é fazer tudo no celular. Com esta solução, você consegue visualizar, via mobile, todos os pontos de máquina, alarmes, variáveis e efetuar comandos. Assim, a manutenção e a resposta de processo podem ser realizadas de forma muito mais rápida", destacou Luiz Felipe Marques de Souza, analista da Benco Energia, ao final da palestra realizada no Rio de Janeiro.
O Elipse Mobile também permite registrar uma foto de um determinado vazamento em um duto, por exemplo, enviando-a ao setor de manutenção com a inclusão de alguns comentários a respeito. Antes de enviar a imagem, o usuário pode ainda inserí-la em um mapa, indicando a precisa localização da ocorrência em questão. Com isso, a empresa tem todas as informações necessárias para diagnosticar e solucionar de forma mais rápida e assertiva o problema.
Pela razão de estar associada a um aparelho mobile, a solução também permite baixar um aplicativo leitor de QR Codes. Uma vez baixado este aplicativo, o Elipse Mobile consegue atuar como uma verdadeira IHM, agilizando o acesso à tela correspondente àquele QR Code. Por fim, o usuário pode integrar o software com outras tecnologias capazes de aprimorar ainda mais o controle de sua aplicação.
"Acredito que a Elipse esteja seguindo uma tendência mundial de migrar as aplicações, em todos os seus níveis, para os celulares. Isso já foi, inclusive, preconizado pelo Steve Jobs e o Bill Gates. Vocês estão no caminho certo", disse Adriano Roque de Arruda, engenheiro eletricista do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), após assistir a palestra realizada na capital gaúcha. Mais informações, acesse o site e aprenda como libertar os dados e torná-los úteis para o seu negócio. www.elipse.com.br/port/mobile

 

 



Publicidade