Consórcio liderado pela Aegea Saneamento adquire a Corsan

O contrato assinado com o Governo do Rio Grande do Sul prevê investimento de 15 bilhões até 2033. Com a aquisição, a Aegea atenderá mais de seis milhões de pessoas e 317 municípios do estado


Consórcio liderado pela Aegea  Saneamento adquire a Corsan

A Aegea, líder no setor privado de saneamento, assinou em julho, em conjunto com fundos de investimento geridos pela Perfin e pela Kinea, o contrato de aquisição da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), que beneficiará 317 municípios — de um total de 497 — do Rio Grande do Sul. Com a aquisição, a Companhia, que já opera a PPP de esgoto Ambiental Metrosul em nove municípios da região Metropolitana de Porto Alegre, expandirá a sua base de clientes atendidos para mais de 6 milhões de pessoas, pouco mais da metade da população do Estado.
O investimento previsto pela empresa para o funcionamento e qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário totalizará 
R$ 15 bilhões até 2033, prazo estabelecido pelo marco legal do setor para a universalização dos serviços de saneamento no Brasil. A principal meta será a ampliação do atendimento da população com coleta e tratamento de esgoto, que deve saltar dos atuais 20,1% para 90% até 2033.
—A assinatura do contrato expande significativamente a atuação da Aegea no Rio Grande do Sul, levando mais saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas por meio do saneamento básico. Neste primeiro momento, vamos realizar uma grande mobilização durante os primeiros 100 dias — afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
Divididas em três eixos de atuação, as ações iniciais concentram a entrega de um pacote de 356 intervenções, contemplando os 317 municípios atendidos; a ativação do Plano Litoral, com o objetivo de implantar um novo sistema de tratamento de esgoto no Litoral Norte; e os primeiros passos do Plano de Resiliência Hídrica.
Para Leandro Marin, vice-presidente regional do Grupo Aegea, —o principal investimento a ser feito é a expansão da rede de esgotamento sanitário, mas a companhia também tem foco no combate à insegurança hídrica e seus impactos, como a falta d´água, a intermitência do abastecimento e outros problemas crônicos de diversas regiões do Estado —destaca.
A Aegea acredita que parte da solução para levar saneamento a todos os brasileiros passa pela execução de investimento que resultem em benefícios diretos à população, que vão além dos compromissos contratuais, na busca pelo desenvolvimento socioeconômico do país. 
Fonte: Revista Fator Brasil

Publicidade