Editorial

Em maio de 1977 estreou nos cinemas norte-americanos um filme recusado por vários estúdios, com a maioria dos atores desconhecidos do grande público, roteiro diversas vezes alterado pelo diretor de apenas 33 anos


Uma nova esperança
Em maio de 1977 estreou nos cinemas norte-americanos um filme recusado por vários estúdios, com a maioria dos atores desconhecidos do grande público, roteiro diversas vezes alterado pelo diretor de apenas 33 anos que, apesar da divisão da ideia inicial em capítulos, não acreditava que teria a oportunidade de fazer uma continuação. Por isso, escolheu começar pela quarta parte, a qual parecia ser a mais viável para o modesto orçamento de 11 milhões de dólares. Filme fadado ao fracasso pelos críticos por ter como protagonista um fazendeiro interestelar em meio a robôs, duelos com espadas coloridas e naves espaciais, menos de 35 cinemas norte-americanos concordaram em exibi-lo.
Mas Guerra nas Estrelas, tempos depois relançado no Brasil como Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança – faturou mais de US$ 775 milhões na arrecadação mundial, sendo a maior bilheteria da história na época. Revolucionou a indústria do cinema e abriu a era dos chamados blockbusters, sendo considerado um dos 100 maiores filmes do cinema global.
Fazendo um contraponto ao saneamento no Brasil, surge também uma nova perspectiva a partir de 2021. As recentes eleições municipais mudaram o cenário político do País, com partidos tradicionais encolhendo e legendas novas ganhando maior representatividade, o que deverá impactar diretamente na aplicação do novo Marco Legal do Saneamento, alinhada à expectativa de que vacinas para o coronavírus COVID-19 estejam disponíveis no primeiro semestre, o que auxiliará a combater os prejuízos ocasionados pela pandemia e a intensificar a busca por ações que propiciem maior desenvolvimento econômico e social. Não será um caminho fácil, mas há esperança e as condições existem.
Nas matérias dessa edição, trazemos tubulações para transporte de fluidos; o mercado de ETAs e ETAS: cenário atual e perspectivas para 2021; versáteis e digitais inteligentes, o papel das bombas dosadoras nas fases do tratamento da água; a importância da manutenção preventiva nos processos industriais de filtração; o aumento das aplicações e a redução nos custos com eletrodeionização (EDI); a necessidade de equilíbrio para o saneamento no Brasil; a análise de viabilidade para implantação de polo produtor de água de reúso na Bacia Alto Tietê; e Bentley Systems Prêmio Year in Infrastructure 2020.
Boas festas com muita paz, saúde, harmonia e que a força esteja com você para superar os desafios dos tempos atuais. Boa leitura!

Rogéria Sene Cortese Moura 
Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Douglas Moraes; Eric Rothberg; Fábio Campos; Geraldo Reple Sobrinho; Jeffrey John Hanson; João Batista Moura; João Carlos Mucciacito; José Alexandre Marques; José Carlos Cunha Petrus; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Lucas Cortese Moura; Luciano Peske Ceron; Marco Antônio Simon; Patrick Galvin; Paul Gaston; Paulo Roberto Antunes; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Santiago Valverde; Tarcia Davoglio; Tarcísio Costa e Valdir Montagnoli.

 

Colaboraram nesta edição:
André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); (Abrafiltros); Lucas Cortese Moura (Iteb); Sidney Nakanishi (Clarifil); Luciana Beneton (Tecitec); Mario Ramacciotti (Xylem Brasil); Emílio Bellini (Alphenz); Carlos Damião de Souza (Aerzen); Álvaro Hakas (Kemira); Toshio Kiwara Junior (Grupo Tigre); Eduardo Bertella (Kanaflex); Rosângela Moraes (Vetro); Anderson Cruz (Grundfos Brasil); Carlos Gomes (Bomax); Carolina Santos (Hidrogeron); Samuel Alves Barbi Costa (Arsae-MG); Wagner Cardoso (CNI); (Bentley Systems); Mateus Souza (GEMÜ Válvulas); Iara Regina Grilo Papais e Dr. Fábio Campos (EACH-USP); Felipe A. Vitoratto (Nova Era Ambiental); José Celestino da Silva Filho (Merck Millipore); Rogério Mendes Couto (Gehaka); Luiz Moacir de Godoy (Fluence Corp) e Marcus C. Simionato (Suez Water).
 

Publicidade