Veolia Aposta Em Tecnologia E Variedade De Modelos Para Conquistar O Mercado De Membranas Filtrantes

Multinacional incentiva o uso de filtração por membranas como solução mais sustentável


Veolia Aposta Em Tecnologia E Variedade De Modelos Para Conquistar O Mercado De Membranas Filtrantes

 

Presente em diversos países e com cerca de 171 mil colaboradores ao redor do mundo, a Veolia é uma empresa que procura criar soluções para o desenvolvimento sustentável. Atuando em várias áreas para elaborar equipamentos que contribuam com a gestão da água, resíduos e energia, a Veolia tem como uma de suas atividades no Brasil o processo de construção e gestão de aterros sanitários, com o objetivo de dar o destino final adequado a resíduos domiciliares e industriais.
Para isso, a empresa desenvolve tecnologias e equipamentos variados. As membranas filtrantes são um exemplo de solução oferecida pela Veolia. Elas são formadas por polímeros microporosos, cujo tamanho do poro varia de acordo com o tipo de partícula que deve ser retida. Com o objetivo de atuar como um meio filtrante no processo de filtração de líquidos dos mais variados graus de exigências, a membrana pode proporcionar, como resultado final, até água desmineralizada.
"Quando pensamos em tecnologias para filtração, a membrana é indicada para qualquer caso. Tudo vai depender da qualidade do fluido (água ou efluente) que se quer tratar. Além disso, podemos expandir o uso das membranas para produção de água desmineralizada (utilizando membranas de osmose reversa) e, em alguns casos, dependendo da carga de sólidos, pode substituir a etapa de clarificação de água (decantação ou flotação, seguido de filtração), servindo como uma estação de tratamento de água compacta" – explica Marcelo Ferreira, engenheiro de processos da Veolia.
Para cumprir com todas essas utilidades, diversos tipos de membranas filtrantes são comercializadas pela empresa. As membranas são classificadas a partir do seu grau de filtração, ou seja, pelo tamanho dos poros, ou pela sua forma de construção.
Poros de 0,1µm-0,2µm são pertencentes às membranas de microfiltração. Já as de ultrafiltração, apresentam poros de 1.000-100.00, enquanto as de nanofiltração, 200 – 1.000D. A membrana de osmose reversa é outra opção de tecnologia, que tem poros menores que 200D.
A tipologia e classificação das membranas filtrantes também podem ser relacionadas à sua construção: fibra oca, placas ou espirais.
"A Veolia tem experiência em fornecer o tipo adequado de membrana para cada aplicação, incluindo todos os periféricos, automação, instalação e manutenção para qualquer tipo de sistema de membranas e, inclusive, o pré-tratamento que é a etapa mais importante para o bom funcionamento de um sistema com membrana" – completa Ferreira.
Além disso, a Veolia, que está presente em diversos países, têm um relacionamento estreito com fabricantes, inclusive com "know-how" de empresas estrangeiras. Isso possibilita à empresa oferecer aos clientes os tipos de membranas mais adequados para cada aplicação.

Vantagens da utilização de membranas em comparação com outros meios filtrantes
Atualmente, há no mercado diversos tipos de meios filtrantes. Contudo, as membranas possuem vantagens em relação aos outros tipos de materiais. Segundo Ferreira, o filtrado, após passar pela membrana, "apresenta uma melhor qualidade final, uma vez que a classificação do tamanho dos poros é melhor definida nas membranas, quando comparada com outros métodos de filtração (como leitos de areia ou outros media, por exemplo)".
Em relação ao investimento necessário para comprar, manter e operar este tipo de meio filtrante, é possível considerar que, apesar de o custo de implantação de sistema de membranas ser mais alto do que o de sistemas compostos por filtros de areia, por exemplo, as membranas possuem uma tecnologia no processo de fabricação que faz com que, atualmente, este meio filtrante apresente uma grande resistência físico-química. Isso faz com que os custos a médio e longo prazo sejam viáveis, além de poder ver revertido este investimento a partir de substituições no sistema de filtração.
"Dependendo da aplicação, o custo pode se reverter, quando é possível substituir um sistema mais complexo composto de clarificação (decantação ou flotação) e filtração por um sistema de membranas de ultrafiltração, por exemplo. Neste caso, o custo de implantação é inferior e o espaço ocupado pelo sistema de membranas é menor" – afirma Marcelo Ferreira.
Em termos de manutenção, a membrana necessita ser trocada após um longo período de tempo. A utilização deste meio filtrante é duradoura. Atualmente, há no mercado membranas de ultrafiltração que estão operando há dez anos.

 

Veolia Aposta Em Tecnologia E Variedade De Modelos Para Conquistar O Mercado De Membranas Filtrantes

 

Mercado de membranas no Brasil
Atualmente, o mercado brasileiro de membranas ainda impõe algumas barreiras à implementação desta tecnologia no Brasil, com exceção da aplicação de osmose reversa, que é uma vertente já consolidada no país e que é pensada para a produção de água desmineralizada.
"Apesar de países mais desenvolvidos já terem adotado o tratamento de água através de membranas, ainda há uma barreira econômica no Brasil devido ao alto valor do cambio, gerando uma preferência por outros sistemas de tratamento de água" – explica Ferreira.
Ainda segundo Ferreira, a falta de conhecimento da tecnologia também é uma barreira que se encontra no mercado brasileiro. Contudo, apesar destas dificuldades enfrentadas pelas empresas no país, a Veolia considera o Brasil como um mercado promissor.
"O futuro demanda uma melhor qualidade do produto final (água) e a tendência de adotar a tecnologia de filtração por membranas é fundamental para atingir tal objetivo" – completa Ferreira. A escassez de água, pressões ambientais e a necessidade de se pensar em projetos sustentáveis torna o método de filtração por membranas uma solução importante para pensar em um futuro tecnológico e, ao mesmo tempo, ambientalmente responsável.

 

 

 

Veolia Water Technologies
Tel.: (11) 3888-8800
Site.: www.veoliawatertech.com


Publicidade