Sistemas Para Armazenamento De Água

A crise hídrica evidenciou a importância de repensar a forma como a água é utilizada e buscar maneiras para evitar desperdícios e reaproveita-la. As mudanças climáticas também vêm provocando com maior frequência mudanças do ciclo das chuvas


Sistemas Para Armazenamento De Água

 

A crise hídrica evidenciou a importância de repensar a forma como a água é utilizada e buscar maneiras para evitar desperdícios e reaproveita-la. As mudanças climáticas também vêm provocando com maior frequência mudanças do ciclo das chuvas, sendo uma ação da natureza difícil de interferir.
Além disso, por causa da elevada taxa de contaminação presente na água dos rios, a água que é possível captar hoje com facilidade e a baixo custo, com o passar do tempo, ficará escassa e muito mais cara. Desta forma, armazenar água será a solução.
Quando se fala em armazenamento de água, pode-se dizer que esse processo é destinado ao setor industrial, doméstico ou para o consumo humano. Sendo utilizado tanto para águas que apresentam produtos químicos corrosivos ou mesmo das águas mais puras.
Existem basicamente três tipos de armazenamento, o de concreto armado, de aço soldado e de aço parafusado, além do feito em PRFV - Plástico Reforçado com Fibra de Vidro, que são menores. De acordo com Rogério Sciamana, diretor Tanks BR, o de aço parafusado é considerado o mais moderno e eficaz, com melhor custo benefício em comparação com os demais.
O sistema de concreto armado é um tanto quanto arcaico e foi usado há décadas atrás. Caracteriza-se pelo alto custo, longo tempo de implantação, dependente da MO empregada e alto custo de manutenção. Já o de aço soldado é uma evolução ao sistema de concreto armado e usa como produto estrutural o aço, montado com soldaduras. Destaca-se por ser mais rápido na montagem, porém pode apresentar pontos de oxidação com o gás cloro (presente na parte de cima dos reservatórios de água potável – zona gasosa), visto que são fabricados em campo.

 

Sistemas Para Armazenamento De Água


Por fim, os tanques de aço parafusados. São 100% produzidos em fábrica, fáceis e rápidos de montar e sem necessidade de manutenção, por isso é a melhor opção em termos de armazenamento. "Apesar de ter a mesma função, que é armazenar água, cada sistema apresenta características diferentes, como o custo em função do volume, rapidez na execução, pressão, cuidados e manutenção etc. Hoje os tanques de aço parafusado são considerados a Ferrari desse mercado" - destaca Guilherme Toscano, diretor da Eurotanks.

 

Sistemas Para Armazenamento De Água



Cenário e alternativas de sistemas
A busca por alternativas para o armazenamento de água vem crescendo por causa da escassez nos sistemas de abastecimento de várias cidades do país. Muitos municípios não conseguem garantir o abastecimento diário de água aos moradores. É importante armazenar água, mas é fundamental fazer isso de forma adequada, para garantir a qualidade do líquido armazenado.
"Vale ressaltar que a água está diretamente ligada à saúde e qualidade de vida das pessoas. Uma solução que precisa ser expandida no país é a captação e o aproveitamento de água da chuva para rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playgrounds e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga em banheiros" - destaca Wenzel Rego, diretor comercial e de marketing da Fortlev.
De acordo com Rego, entre os principais sistemas de armazenamento estão as caixas d’água, os tanques e as cisternas.
Caixas d’Água de polietileno: Com modelos que armazenam de 100 litros a 10 mil litros, os produtos possuem sistema de encaixe e travamento das tampas, que garante maior vedação e conservação da água. Sua superfície lisa facilita a limpeza interna e externa, mantendo a qualidade e a higiene da água.

 

Sistemas Para Armazenamento De Água


Tanque: Fabricado em polietileno, totalmente customizado, com diferenciais como superfície interna branca antibacteriana. O benefício, que é incorporado no processo de fabricação, durante toda a vida útil do produto e garante ainda mais proteção para o reservatório, uma vez que a tecnologia inibe a fixação e proliferação de bactérias e superbactérias nas paredes internas do produto. Com fechamento rápido e suave, o produto possui tampa rosqueável de ¼ de volta e vedação total, o que impede a entrada de sujeira e insetos e garante a conservação da água.
Outro diferencial está no design, que facilita ainda mais a instalação do reservatório em construções que apresentam telhados baixos, além de simplificar a instalação de flanges e tubulações, bem como a movimentação, o transporte e o empilhamento. "A empresa dedicou-se intensamente em desenvolver um produto inovador, que mantivesse o mesmo volume de armazenamento, mas que atendesse à demanda de mercado para o manuseio fácil, com pegas para transporte e empilhamento em diferentes configurações" – ressalta Rego.
O produto tem modelos com capacidades de 500 e 1.000 litros, todos com garantia de 10 anos. Essa garantia foi possível em função da avançada tecnologia empregada no sistema de produção, que conta com máquinas de última geração e processo exclusivo. Além disso, os tanques já saem de fábrica com dois adaptadores flanges instalados: saída de 50 mm x 1.1/2" e extravasor/ladrão de 32 mm x 1, o que facilita sua instalação.
Tanque Slim com Separador de Folhas: O reservatório sustentável ideal para armazenar água de chuva. Em espaços reduzidos, contam com exclusivo Separador de Folhas. Com capacidade de 600 litros, permite instalação em qualquer tipo de edificação. A água armazenada pode ser utilizada na rega de jardins, limpeza de calçadas ou outros fins não potáveis.

 

Sistemas Para Armazenamento De Água


Cisternas: Para o armazenamento de água de chuva ou água potável. Dentre os modelos oferecidos estão a Cisterna Horizontal, disponível no volume de 5.000 litros, e que foi desenvolvida para permitir a instalação na presença de lençol freático e aterrada em locais com tráfego de carga, e a Cisterna Vertical, disponível nos volumes de 2.500l e 5.000l, é econômica, de fácil instalação e pode ser enterrada com contenção.

 

Sistemas Para Armazenamento De Água


Outra questão importante nesse cenário é a perda de água durante a pressão na rede. De acordo com Toscano, por causa das tubulações antigas e as possíveis fissuras na rede de abastecimento existe um número bastante elevado de perda de água, no Brasil chega ser de quase 30%. "Quanto menos água corre na rede, menos será perdido. Com um reservatório é possível dosar quanto e quando será colocada água no sistema e isso reduz as perdas" – explica.
No caso de um reservatório pulmão, por exemplo, que distribui água para uma cidade é necessário pressurizar a rede com certa pressão para a água chegar, e quanto mais coloca pressão mais se perde água. O diretor da Eurotanks explica que diante disso, o reservatório tem uma função fundamental. Com ele é possível armazenar água durante a noite para carregar na rede durante o dia.

 

Sistemas Para Armazenamento De Água

Sistemas Para Armazenamento De Água



Novas tecnologias e reservatórios PRFV
A segurança também é uma preocupação, os itens que têm avançado tecnicamente, acompanhando a ideologia de durabilidade e segurança dos reservatórios PRFV, são as escadas, corrimões e plataformas. Daniel Mantovani, executivo da área técnica da Tecniplas, explica que um dos materiais mais utilizados hoje para a fabricação desses acessórios são os perfis pultrudados em PRFV, material que apresenta conformidade com as normas de segurança como NR12, NR 18, entre outras. Nesses itens ainda é possível instalar dispositivos trava-queda, que, em uma situação de emergência, realiza o bloqueio através do sistema de segurança, evitando assim queda do operador.

 

Sistemas Para Armazenamento De Água


São fabricados com resina quimicamente resistente e por isso, não contaminam os diversos fluidos que podem ser armazenados no reservatório. O fluido armazenado, diferente do que ocorre com reservatórios de outros materiais (metálicos ou de concreto), com o passar dos anos de operação ataca quimicamente o reservatório, provocando vazamentos e até mesmo a necessidade de troca. Fato que não ocorre com o reservatório de PRFV.
De acordo com Mantovani, apresentam um baixo peso construtivo, o que representa economia no momento de construção da base civil de apoio do reservatório e havendo a necessidade, os reservatórios podem ser instalados em outro local que não o originalmente instalado. São projetados para resistirem a cargas de ventos, como conforme preconiza a norma ABNT NBR 6123. Podem ser transportados em um único veículo, otimizando o custo de transporte.
"Durante o processo de produção, é possível o ajuste da translucidez, evitando assim a formação de algas causadas pelos raios solares, principalmente nos reservatórios que armazenam água potável para consumo humano. Apresentam altíssima durabilidade de operação e resistência mecânica, e apresentam baixíssima manutenção, apenas pintura externa" - completa o executivo.
Ele explica ainda que são inócuos, ou seja, não alteraram a condição química do fluido armazenado e nem introduzirão quaisquer contaminantes ao mesmo, como estabelece a Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Podem ser instalados com diversos acessórios, como tubulações externas e internas, agitadores, escadas, plataformas e corrimão no teto do reservatório, serpentina de aquecimento para o fluido, acessórios internos destinados ao setor de saneamento, como campânulas e defletores para os reatores UASB ou árvore de difusores nos reatores aeróbios.

 

Sistemas Para Armazenamento De Água


Além disso, dispõe de diversas formas de fabricação e configurações: fundo plano, fundo cônico, fundo abaulado, tampo plano, tampo cônico, tampo elíptico, diversos diâmetros e alturas cilíndricas, conforme a necessidade do volume para reservação.
De acordo com Wenzel Rego, entre os diferenciais da Fortlev está o uso do o polietileno, o polímero mais popular no mundo. Uma matéria-prima de alta durabilidade, desempenho e resistência. Ele explica que a indústria utiliza nesse processo uma tecnologia monocamada com emprego de matéria-prima virgem, o que garante um produto sem emendas e mais resistente. Os produtos possuem proteção ultravioleta e são fabricados de acordo com as normas NBR 14.799, 15.682 e 14.800 da ABNT, passando por rigorosos testes de qualidade baseados e alinhados com tecnologias de Rotomoldagem.
"Sentimos aumento de demanda nesse segmento. O mercado de saneamento público tem uma demanda reprimida e, portanto, os projetos terão que ser disponibilizados em breve, pois são sistemas que garantem estabilidade e evitam falta de água para a população." - completa Sciamana.

 

Contato das empresas
Eurotanks: www.eurotanks.com.br
Fortlev: www.fortlev.com.br
Tanks BR: www.tanksbr.com.br
Tecniplas: www.tecniplas.com.br

Publicidade