Editorial

O Brasil caminha para um novo ciclo em 2020, tanto do ponto de vista do saneamento quanto da economia. Com a definição sobre o Projeto de Lei 3261/19, que atualiza o marco legal do saneamento básico, a expectativa é que o setor tenha regras claras para po


Rumo ao Ano Novo
O Brasil caminha para um novo ciclo em 2020, tanto do ponto de vista do saneamento quanto da economia. Com a definição sobre o Projeto de Lei 3261/19, que atualiza o marco legal do saneamento básico, a expectativa é que o setor tenha regras claras para poder avançar.
Do ponto de vista da economia, o País está num cenário de inflação controlada e tem visto cortes sucessivos nas taxas de juros, que aliado à política de saques do FGTS, são aspectos que devem favorecer um maior crescimento econômico no próximo ano, sendo projetado atualmente que o PIB fique em torno de 2% em 2020.
O fato é que o mercado tende a se adaptar a esse ritmo econômico e a chegada do Ano Novo normalmente é relacionada a um período de renovação e dias melhores. Se por um lado 2019 foi um ano cercado de incertezas em relação à mudança de governo, 2020 já trará um cenário mais definido nesse aspecto e com novas oportunidades pela tendência de crescimento.
Nas matérias dessa edição, trazemos a Conferência Year in Infrastructure de 2019, realizada pela Bentley Systems em Singapura, que reuniu os principais executivos do setor de projetos, construção e infraestrutura mundiais, para divulgar e discutir novas formas de utilizar a tecnologia nas operações de infraestrutura; a escassez hídrica como fator limitante para o desenvolvimento econômico; a importância da análise de efluentes; membranas favorecem o crescimento do mercado de meios filtrantes no Brasil; abatedouros buscam tratar efluentes e fazer reúso da água no processo; análise da água como fator de impulso para transformar água poluída em água limpa; dessalinização por osmose reversa e muito mais.
Desejamos a todos os nossos leitores, anunciantes, colaboradores, amigos e familiares, os votos de que 2020 seja um período de crescimento não apenas do ponto de vista econômico, mas também para todos, com mais oportunidades, compreensão, trabalho, saúde e educação.

Boas festas e até o próximo ano!

Rogéria Sene Cortese Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Douglas Moraes; Eric Rothberg; Fábio Campos; Geraldo Reple Sobrinho; Jeffrey John Hanson; João Batista Moura; João Carlos Mucciacito; José Alexandre Marques; José Carlos Cunha Petrus; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Lucas Cortese Moura; Luciano Peske Ceron; Marco Antônio Simon; Patrick Galvin; Paul Gaston; Paulo Roberto Antunes; Ricardo Saad; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Santiago Valverde; Tarcia Davoglio; Tarcísio Costa e Valdir Montagnoli.

 

Colaboraram nesta edição:
André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); Luciana Beneton (Tecitec); Rafaela Rodrigues (Veolia Water); Sidney Nakanishi (Clarifil); Lucas Cortese Moura (Iteb); (Abrafiltros); Rodrigo Moraes (Bentley); Prof. João Carlos Mucciacito (CETESB); Bruno Ansara de Abreu (Controle Analítico); Eliane Afonso (Tera Ambiental); Richard Luciano Vailati (Freitag); Fernado Barauna (BFilters); Ricardo Pinheiro (Lanxess); Luciano Nascimento (Vexer); Daniel Pavan (Kubota); Roberto Yoshida (Potencial Zeta Engenharia); Marcelo Bueno (Toray); Rafael Celuppi e Fabiele Cecchin (Kemia); Caroline Malaguti Liberalino (Allonda Ambiental); Jackeline Stoski (Tecpar); Roberto Thomé (Microambiental); Ana Paula Bortoloso (Ecológica Engenharia); Lauren Crippa (Acquaplant); Fabio Bellotti (Laboratório Bachema); Gustavo Borim (Samar); Felipe Pereira Alves, Guilherme Aguiar Paiva, Henrique Paulino Corrêa, Tiago Timoteo Ricoldo dos Santos, Wagner Xavier de Jesus, Wallacy Anderson Paiva da Silva e Prof. Dr. Luís Gustavo de Mello Paracêncio (Universidade Paulista).

 

Publicidade