Abatedouros Buscam Tratar Seus Efluentes E Fazer Reúso Da Água No Processo

Abatedouros geram muitos efluentes e resíduos e como esses efluentes e resíduos são lançados no meio ambiente, degradam solos, águas e vegetações e provocam risco à Saúde Pública devido à propagação de insetos, roedores e doenças


Abatedouros geram muitos efluentes e resíduos e como esses efluentes e resíduos são lançados no meio ambiente, degradam solos, águas e vegetações e provocam risco à Saúde Pública devido à propagação de insetos, roedores e doenças. Os efluentes são resíduos industriais líquidos e os sólidos, resíduos orgânicos ou recicláveis. Preocupadas com o grande uso da água em seus processos produtivos, essas empresas buscam instalar uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e fazer reúso da água no processo.

Tratamento
O tratamento dos efluentes em abatedouro hoje pode ser feito com tecnologia tradicional. A tecnologia que a Kemia utiliza é composta pelo gradeamento, eletrocoagulação, flotação por ar dissolvido e tratamento biológico. "O diferencial está na aplicação da eletrocoagulação, processo eficiente, compacto, com baixo custo e de fácil manutenção e operação" – afirmam o engenheiro químico Rafael Celuppi, diretor da Kemia, e Fabiele Cecchin, do Depto. Técnico da empresa.
No tratamento que a Kemia realiza, são aplicados:
Gradeamento: este equipamento remove os sólidos grosseiros presentes no efluente que podem causar algum dano nos motores do tratamento posterior.

 

Abatedouros Buscam Tratar Seus Efluentes E Fazer Reúso Da Água No Processo


Tanque de equalização: utilizado para a homogeneização do meio líquido, equalização de pH e para amortecer os picos de vazão e carga orgânica a fim de não comprometer o tratamento posterior.
Tanque de eletrofloculação/eletroxidação: no reator eletroquímico, há descarga elétrica através de eletrodos revestidos com metais nobres que fazem a quebra de grandes moléculas poluentes presentes no efluente. Nesta etapa, também ocorre a liberação do íon hidroxila (OH-), que auxilia na oxidação de alguns poluentes.

 

Abatedouros Buscam Tratar Seus Efluentes E Fazer Reúso Da Água No Processo


Tanque de flotação por ar dissolvido: nesta etapa, é feita a remoção dos flocos coagulados na etapa anterior pela ação de microbolhas geradas no flotador.
Sistema de tratamento biológico: para finalizar o tratamento, o efluente tratado segue para um reator aeróbio, sistema de tratamento biológico, para polimento por meio de bactérias aeróbicas.

Desafios
Os principais desafios encontrados ao tratar efluentes de abatedouros são as altas vazões e a elevada variação de carga, sendo gordura e Nitrogênio os principais poluentes preocupantes.

Resultados
Com a aplicação de sua tecnologia, a Kemia atingiu a eficiência de remoção de 95% de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Demanda Química de Oxigênio (DQO) e atendeu aos parâmetros exigidos pela legislação vigente para o Nitrogênio.

Reúso no processo
Independentemente do tamanho do matadouro, deve-se seguir as normas da legislação vigente. A Kemia segue a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama n° 430/2011, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamentos de efluentes e a Lei Estadual
n° 14.675/2009, que institui o código ambiental do Estado de Santa Catarina. O deságue deste efluente sem o devido tratamento causa eutrofização dos corpos hídricos e problemas de Saúde Pública, como doenças e escassez da água em períodos de seca.
Hoje, devido à utilização de grandes volumes de água no processo produtivo, os matadouros e frigoríficos têm interesse em reduzir o consumo de água e buscam tecnologias para o reúso da água dentro da indústria ou nos processos produtivos. "O processo de reutilização de água no processo é extremamente interessante ambientalmente, pois, além de realizar o tratamento do efluente gerado, a empresa não contribui para o agravamento da falta de água durante os períodos de seca e possui reserva de água para suprir sua necessidade" – ressaltam Celuppi e Fabiele.

 

Abatedouros Buscam Tratar Seus Efluentes E Fazer Reúso Da Água No Processo

 

Empresas especializadas
Os resíduos orgânicos são depositados em aterros sanitários, mas hoje existem outras formas, como a compostagem, que gera adubo orgânico e nutrientes, os quais são aplicados na agricultura, jardins e hortas. É um processo biológico no qual os microrganismos são responsáveis pela degradação da matéria orgânica.
Para produzir composto orgânico ou fazer o tratamento de efluentes e resíduos orgânicos, as empresas precisam seguir critérios e procedimentos das leis ambientais e a Resolução nº 481, de 3 de outubro de 2017, do Conama, para controle da qualidade ambiental da compostagem. Diminuir o chorume e os odores, impermeabilizar os solos e demarcar a área da compostagem fazem parte das medidas. Os abatedouros que estão buscando fazer tratamento podem contratar empresas especializadas, que fazem a consultoria para instalar as ETEs ou recebem os resíduos orgânicos para tratá-los.

 

Contato da empresa
Kemia:
www.kemia.com.br

Publicidade