Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

O objetivo da 30ª Feira de Saneamento Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) é estimular o crescimento do setor de saneamento reunindo este ano, no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 17 e 19 de setembro


O objetivo da 30ª Feira de Saneamento Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) é estimular o crescimento do setor de saneamento reunindo este ano, no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 17 e 19 de setembro, fabricantes e fornecedores de materiais e serviços que expõem as novas tecnologias dos seus produtos e o que há de mais avançado no desenvolvimento tecnológico de sistemas de tratamento e abastecimento de água, gestão de águas residuais e resíduos sólidos. A divulgação de todas essas novidades e a participação de executivos, empresários, técnicos, estudantes, pesquisadores e gestores de órgãos públicos e privados que atuam na área fazem da Fenasan uma das maiores e mais importantes feiras de saneamento do Brasil e do exterior e o maior evento do setor na América Latina.
Outros países têm participado e feito visitação à Feira. Sua projeção internacional ganhou a adesão e o apoio de diversas entidades e empresas de todo o mundo. Toda essa movimentação em torno do evento mostra o crescimento do saneamento nacional devido à confiança dos expoentes do mercado de saneamento em sua potencialização e o interesse das empresas em investir, participar e criar parcerias.
Na Feira, é realizado também o Encontro Técnico AESABESP (Associação dos Engenheiros da Sabesp), organizadora do evento, que faz parte do 30º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, com fóruns e seminários que debatem os novos rumos do setor. Tema deste ano: "30 anos construindo o saneamento ambiental sustentável". Os números não negam. A estimativa é de cerca de 20 mil visitantes na Feira onde terá 250 expositores apresentando suas soluções para o setor. São 2.000 congressistas e 100 palestras para falar sobre o assunto. Vale a pena, sim, dar uma conferida para acompanhar as mudanças e transformações no saneamento. Veja também agora o que as empresas estão preparando para o evento.

Sondeq
Na percepção da Sondeq, da última Fenasan em 2018 para cá, "houve maior preocupação do mercado com a detecção de infraestruturas enterradas antes da execução das obras e em monitorar, de forma preventiva, o estado interno das tubulações de esgotos com equipamentos de videoinspeção" – afirma Jorge Dequech, da Sondeq. E para preencher esta lacuna de mercado, a empresa estará com dois lançamentos na Fenasan 2019: o Georadar RD1500 e o vCam-6, equipamentos que atendem a funções diferentes. O novo Georadar RD1500, que agora propicia uma visão em 3D, é usado em obras de escavação e instalação de tubulações e/ou retrofit para detectar/localizar a presença de tubulações enterradas com o objetivo de escavar no lugar certo e com segurança, corrigir o cadastro das tubulações e evitar acidentes com escavação. Enquanto o equipamento de videoinspeção vCam-6 filma as redes de esgotamento sanitário, ou seja, a tubulação por dentro. Com o novo modelo, que está em sua sexta geração, é possível visualizar as imagens geradas pela câmera também em tablet ou smartphone.
O vCam-6 filma internamente as tubulações para verificar uma série de irregularidades como: ligações irregulares, infiltração, trincas, trechos afogados, problemas de geometria etc.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 

Aquastar
Este ano será a primeira participação da Aquastar na Fenasan. "A escolha por 2019 é que conseguimos apresentar o mais completo portfólio de soluções compactas de bombeamento" – afirma José Donizete dos Santos, diretor-presidente da Aquastar. Em seu plano estratégico, a companhia comercializa estações elevatórias para uma única residência com vantajoso custo-benefício. "A Aquastar lançará na Fenasan 2019 a linha de estações elevatórias de esgotos compactas Aqualift que atende aplicações de uma única residência até 2.000 residências com redução nos custos totais de, no mínimo, 40%" – ressalta Santos. Segundo ele, a linha se destaca por resolver os problemas de soleira negativa, ou seja, de residências e empreendimentos que estão abaixo das redes públicas de coleta de esgoto. Comparada a construções de alvenaria, seu diferencial é a fácil e rápida instalação, além de interface com único provedor. Com apelo de sustentabilidade, os tanques são estanques, o que não contamina os solos nem as águas e aquíferos.
Esta iniciativa enfatiza a necessidade do engajamento no "Se Liga na Rede", programa nacional que busca ampliar a coleta de efluentes em diversos níveis da sociedade de forma eficiente. Neste ano também, a Aqualift foi reconhecida pelo Selo Inovação e Rota da Sustentabilidade na Feicon Batimat. "Esta premiação é um importante marco na história da Aquastar, pois representa os esforços da companhia como agente na universalização do esgotamento sanitário em todo o Brasil" – diz Santos.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 

Lonatec
Estará presente na Fenasan também a Lonatec, que, desde 1991, investe em estudos para desenvolver soluções técnicas em Laminados de PVC flexíveis e tecnologias que racionalizam recursos nas quais a estabilidade estrutural e as características construtivas do sistema de fixação buscam a eficiência operacional e a melhoria do processo de decantação. Para atender às necessidades e o projeto do cliente, a empresa criou o novo modelo de sustentação e estiramento de Laminados de PVC para o processo de decantação com sua linha de produtos D’alttax®, marca registrada e administrada pela Lonatec.
O sistema D’alttax® substitui os convencionais e já obsoletos sistemas de decantação lamelares com módulos tubulares rígidos (colmeias), ou placas rígidas. "Entre suas principais diferenças, está a eliminação de toda a estrutura de sustentação de madeira dos módulos, fazendo com que ganhe maior área útil e garantindo espaçamento uniforme entre os canais de decantação, maior eficiência no escoamento, durabilidade, segurança e garantia" – aponta o engenheiro civil Marcos Nolteneo Riesemberg Bastos Jr., responsável técnico da D’alttax.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento



Netzsch do Brasil
A Netzsch do Brasil está desenvolvendo dois novos projetos para 2019 que estarão na Fenasan este ano. "O projeto do novo Triturador N.Mac® 50I de eixos paralelos em linha passou pelo período de testes e está em fase de comercialização" – afirma Osvaldo Ferreira, diretor-geral da empresa. Segundo Ferreira, ele foi desenvolvido para integrar a família de Trituradores de Eixos Paralelos N.Mac®, hoje com quatro modelos em construção canal, 50C, 120C, 250C e 400C, e dois modelos de construção em linha, 50I e 150I, que permitem sua inserção em canais de tratamento ou montagem com a bomba.
Os Trituradores de Eixos Paralelos N.Mac® atuam em aplicações que precisam de altas capacidades de fragmentação: elevatórias de esgoto, biomassa, restos de alimentos, madeira, vidro, pedra, plástico, sacolas, garrafas pet, tecidos, cabelo, aço e outros tipos de partículas grandes e sólidas. Com vazões que variam entre 50 m³/h e 400 m³/h, cartuchos em aço inox 4140 temperado, facas em aço inoxidável temperado de até 11 dentes e geometrias para cada tipo de aplicação, eles facilitam a redução de partículas.
O outro projeto destaque da empresa na Fenasan 2019 é do novo modelo de Bomba de Lóbulos Rotativos Tornado® XLB-5, que tem vazão intermediária entre os modelos XLB-4 e XLB-6/2. "O novo projeto amplia a flexibilidade e a gama de aplicações, mas mantém a forma construtiva das bombas Tornado® clássicas. Além do tamanho reduzido e melhor custo-benefício em relação ao Tornado® XLB-6/2" – explica Ferreira.
As bombas de deslocamento positivo autoescorvantes têm operação intermitente ou contínua e aplicações de transferência de fluidos de baixa ou alta viscosidade, produtos limpos ou com sólidos. Disponíveis em módulos Tornado®, são três estruturas para 12 tamanhos de bomba, com soluções padronizadas para vazões de 1 m³/h a 1.000 m³/h e pressões de até 8 bar.
Sua versatilidade se dá pelos rotores em diferentes geometrias e materiais com baixa pulsação e bombeamento suave, além de instalação flexível com flanges de entrada e saída na horizontal ou na vertical. Permite tanto arranjos simples, padrão, como os complexos, personalizados, da transmissão e da base metálica. Outras vantagens: sistema de proteção do mancal; sucção até 8,5 m.c.a.; trabalho a seco e fluxo reversível; e baixo custo de instalação, manutenção e operação.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 

Aerzen do Brasil
"Estamos preparando para a Fenasan de 2019 a revolução para o mercado de águas relacionado a equipamentos eficientes e com a solução que o mercado necessita e exige" – adianta Carlos Souza, coordenador de engenharia de aplicações e marketing da Aerzen do Brasil. A empresa vai expor na Fenasan 2019 o Soprador Turbo de Mancal Pneumático, projetado para pequenas e médias vazões. Os sopradores Turbo controlados por frequência da Aerzen oferecem, com sua tecnologia de compressão de ponta, uma máquina para cada nível de fluxo. É um equipamento compacto, de custo zero de manutenção e com baixos custos de aquisição. O Turbo economiza energia de até 30% em sistemas combinados; tem até 80% de eficiência operacional; e é 100% isento de óleo. O lançamento do Turbo em 2019 é um complemento às campanhas em andamento.
A Aerzen, por meio da Let’s Talk, faz um convite a todos os clientes para conversar sobre as necessidades de sua planta e operação, onde a empresa apresenta soluções de outra campanha, a Performance³, que integra tecnologias com softwares e hardwares de desenvolvimento próprio. "O convite da Let’s Talk e Performance³ é a integração perfeita para a Fenasan. Estamos ansiosos para que nossos clientes conheçam as nossas soluções para o mercado de águas residuais, de forma a se encantarem com as mais altas tecnologias" – destaca Souza.
O Turbo Geração 5, outra novidade da empresa, é a mistura Aerzen de soprador, híbrido e tecnologia Turbo, projetado para grandes vazões de admissão entre 1.200 m³/h e 16.200 m³/h. Tem frequência variável controlada, 100% sem óleo e atende às mais exigentes aplicações no tratamento de águas residuais.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 

Andritz
O público da Fenasan 2019 poderá conhecer os desafios e cases de sucesso da Andritz Separation no tratamento de efluentes industriais e municipais, água potável, produção de biomassa e cuidados com resíduos orgânicos. Com expertise e recursos técnicos para oferecer soluções sustentáveis em inúmeros processos, o porftólio da Andritz, empresa de alto destaque mundial em tecnologias para separação sólido/líquido, conta com quatro tecnologias de desaguamento, três de espessamento e quatro de secagem.
"Ajudamos nossos clientes a enfrentar desafios mundiais sobre o meio ambiente, recursos energéticos, saúde e nutrição ao criar, desenvolver, implementar e oferecer soluções inovadoras em separação. Nossa missão é possibilitar a eles o alcance de seus objetivos: eficiência dos equipamentos, custos mínimos de produção e redução de tempo para treinamento. É isso que guia nosso trabalho contínuo de P&D ao objetivo de desenvolver tecnologias de ponta" – afirma Eduardo Castro, gerente de vendas service da Andritz Separation.
Com foco em tecnologias avançadas, a Andritz destaca ainda na Fenasan 2019 os sistemas de controle addIQ, que fazem parte da Metris, marca Andritz voltada para soluções IIoT (Internet Industrial das Coisas). A marca abrange tanto soluções IIoT quanto Serviços Inteligentes, que são combinados e adaptados individualmente para cumprir com as exigências de cada cliente – explorando as capacidades dos sistemas já instalados e melhorando o desempenho da planta.
A ideia é tornar as máquinas e processos das empresas ainda mais eficientes. O Metris addIQ oferece controle inteligente para processos e máquinas industriais. Os especialistas da Andritz em processos de separação de sólidos/líquidos da empresa desenvolvem soluções para atender aos requisitos individuais da planta e aplicação. Os sistemas de controle Metris addIQ melhoram o desempenho, produtividade e lucro, reduzindo perdas na produção, ao analisar e otimizar os processos com coleta de dados. Eles aumentam a eficiência do equipamento e reduzem riscos de erros operacionais, agregando valor e minimizando os custos de produção. É uma rede global de automação, prestando serviço local, além da transparência na produção via acesso em app móvel.
Outro sistema de monitoramento, o SmartFilterCloth, também da Metris, permite o melhor uso de tecidos filtrantes, otimizando o processo. Ele tem um chip RFID, que monitora cada tecido, e um software de fácil uso. O operador da máquina monitora o uso e documenta quaisquer danos nos tecidos em um tablet PC.
Os dados coletados pelo sistema e pelo operador permitirão que o especialista da Andritz crie soluções e faça recomendações para melhorar o desempenho da máquina e do processo.
O SmartFilterCloth pode ser usado em todas as marcas e modelos de filtros prensa, disco e tambor. Entre seus benefícios, estão: monitoramento preciso da vida útil do tecido filtrante; registro de danos no tecido filtrante para resolução de problemas; manutenção preditiva para otimização do planejamento e maximização do tempo de funcionamento do equipamento; e sólida base de dados sobre a qual fundamentar as melhorias.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento



Asvotec

A Asvotec é fabricante dos produtos da empresa suíça Straub Werke AG no Brasil há cerca de 40 anos. Há alguns anos, sob licença da Straub, a Asvotec, de olho nas necessidades do saneamento, lançou a Asvorep, abraçadeira de reparo de peça única, sem peças soltas, e perfil de vedação reticulado com construção em aço inoxidável, oferecendo segurança operacional, facilidade e economia ao cliente. Como o mercado de saneamento acompanha cada vez mais de perto o controle de perdas, é neste viés que o produto se encaixa, trazendo ao cliente um reparo confiável.
Agora a empresa vem mostrar na Fenasan 2019 suas soluções. "A Asvotec iniciou assim o fornecimento de grande escala de abraçadeiras Asvorep para a Sabesp, lançando um produto inovador no mercado de saneamento básico, com a novidade e o destaque de ter praticamente todas as matérias-primas de fornecedores qualificados nacionais e a fabricação totalmente no Brasil, demonstrando a força e a qualidade da indústria nacional" – relata Rodrigo Tavares, coordenador técnico comercial de acoplamentos especiais da Asvotec.
Com o crescimento das obras de revitalização de redes e também com as novas redes, a Asvotec inovou na substituição de soldas de termo e eletrofusão. Uma vez instaladas, entrega solução 100% mecânica, estanque e definitiva através dos acoplamentos Plast Pro, sem precisar de equipamentos especiais ou mão de obra especializada. Seu design robusto com elemento interno construído em aço carbono revestido com Poliamida 11 (Rilsan) confiabiliza a aplicação. Não requer manutenção posterior, fazendo apenas o torque adequado nos elementos de aperto.
Além do saneamento, a Asvotec atua em O&G, offshore, siderurgia, químicas, petroquímicas, mineração, OEM e indústrias de base. Os produtos Asvotec na unidade de Acoplamentos Especiais podem tanto unir tubos com acoplamentos nas versões com retenção axial ou com flexibilidade axial quanto repwarar tubos de todos os materiais sempre com o conceito de peça única sem partes soltas. A empresa tem registros de instalações com mais de 30 anos de duração.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 

Corr Plastik
Em 2018, a Corr Plastik decidiu entrar no mercado de PEAD, um passo importante para a empresa, que oferece hoje soluções ao mercado de tubos e conexões em PVC e PEAD. "Fizemos o lançamento da linha PEAD em 2018 e a nossa percepção é de uma excelente aceitação no mercado. A credibilidade, qualidade e atendimento conquistados durante os últimos 27 anos no mercado de PVC nos credencia como empresa pioneira em soluções em tubos e conexões e um dos líderes nos mercados de tubos técnicos" – ressalta Natal Garrafoli, diretor de marketing e novos negócios da Corr Plastik.
A empresa vai apresentar estes lançamentos na Fenasan 2019. "Lançamos a linha de polietileno liso, com diâmetros de 20 mm a 1.200 mm para saneamento, gás, irrigação e telecom, e a linha polietileno corrugado, que vai de 500 a 1.200 mm para saneamento, mineração e drenagem" – conta Garrafoli.
A empresa acredita no Brasil e na recuperação da economia e está investindo na retomada do País. "A construção de uma nova planta em São Paulo dedicada ao polietileno e a instalação de novas máquinas na unidade 2 – Nordeste terão a capacidade de suprir a atual demanda do mercado brasileiro" – projeta Garrafoli.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 

Emec Brasil
A Emec Brasil avançou e cresceu no fornecimento de instrumentos para análise, monitoramento e controle de parâmetros da água, oferecendo diversificada linha de instrumentos, além do trabalho realizado com os órgãos competentes. "Devido a sua precisão, confiabilidade, funcionabilidade e baixo custo de manutenção, a linha de instrumentos Emec tem atingido cada vez mais a área de saneamento e trazendo resultados muito satisfatórios para as companhias" – conta José Rotolo Rodriguez, diretor-geral da Emec Brasil.
Para a Fenasan 2019, a empresa lança o Centurio Pro., instrumento de análise, monitoramento e controle multiparâmetro plug and play, que faz leitura e controle simultâneo de até 10 parâmetros da água definidos pelo cliente: pH, Cloro, Flúor, Turbidez, Dióxido de Cloro, Condutividade, Redox, Vazão, Temperatura, entre outros. Além disso, permite acesso remoto gratuito via software ERMES para gerenciamento e controle a distância.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento



Kelvion

André G. Gomes, gerente de vendas da divisão WWP – Soluções de Tratamento de Água e Efluentes da Kelvion Intercambiadores, afirma que se verifica procura crescente por soluções customizadas para tratamento biológico de efluentes, quer por indústrias, quer por concessionárias. "A principal necessidade é a aliança entre baixo custo operacional e alta flexibilidade, mantendo a consistência de resultados" – diz. Já as empresas públicas, municipais e estatais, a busca tem sido por soluções padronizadas, como as que a Kelvion está lançando na Fenasan 2019.
Fazem parte dessas novidades quatro linhas de unidades modulares para tratamento biológico de efluentes (filtros aeróbios) e remoção de lodo e sólidos (decantadores). São equipamentos de operação interdependente, acopláveis a ETAs ou ETEs, feitos com materiais de alta resistência química e à exposição solar. Cada uma das linhas conta com modelos padronizados de diferentes capacidades de tratamento:
Filtros aeróbios (FPc), linha D: operam com grandes cargas de material orgânico (DBO), produzindo efluente com até 55% de remoção da carga, permitindo que ele seja tratado posteriormente em unidades menores. São unidades aeróbias que substituem reatores aneróbios e não geram odores.
Filtros aeróbios (FPc), linha P: quando os efluentes já contêm carga de DBO menor que a dos esgotos brutos removida em unidade FPc linha D ou de outro tipo, ou quando o objetivo é a remoção de nitrogênio amoniacal.
Decantadores de Alta Taxa (DATc), linha E: remoção de sólidos suspensos, DBO, lodo e biomassa no tratamento biológico de efluentes, podendo operar como decantadores primários após o tratamento preliminar da ETE; intermediários entre duas unidades de tratamento biológico, por exemplo, entre unidades FPc das linhas D e P ou outras; secundários após tratamento biológico, produzindo água clarificada com sólidos suspensos muito reduzidos; ou como decantadores terciários para a remoção de Fósforo por precipitação.
Decantadores de alta taxa (DATc), linha A: remoção de sólidos suspensos, DBO e inertes (areias) de águas captadas para consumo humano ou industrial. Operam com água bruta ou previamente coagulada/floculada.
Além do FPc e DATc, a Kelvion fabrica equipamentos para outras vazões e cargas. Os filtros FPc-D e FPc-P têm meio filtrante do tipo estruturado e fabricado em PP soldado e operam em fluxo vertical, cruzado ou misto. Suas superfícies variam entre 70 e 320 m²/m³ e a capacidade de tratamento fica entre 1,0 e 100 L/s e remoções de DBO mínimas de 55% (FPc-D) e 90% (FPc-P). Os decantadores DATc-E e DATc-A são módulos TUBEdeck, autolimpantes e em PVC soldado, que visam à não colmatação e alta flexibilidade operacional. As duas linhas são construídas em tanques de geometrias cilíndrica ou retangular, em PP ou PRFV.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 

Paques
A Paques, que estará na Fenasan 2019, busca a melhoria contínua de seus produtos e tecnologias, visando à revitalização de recursos com o melhor custo-benefício. "Nosso objetivo é fornecer soluções para o tratamento biológico e reaproveitamento de efluentes domésticos e industriais e geração e purificação de biogás, recuperando recursos valiosos para a humanidade e o meio ambiente" – afirma Henrique Blasques de Assis, vendedor da Paques Brasil, especialista em saneamento.
Para atingir esse patamar, a empresa realiza parcerias com universidades e empresas públicas e privadas para aperfeiçoar o Biopaq®UBOX, solução que combina o tratamento biológico de esgoto e a purificação do biogás em um reator de alta eficiência, baixo custo operacional, tamanho reduzido e emissão zero de odor.
O sistema fornece tratamento em quatro etapas: anaeróbio, aeróbio complementar, clarificação secundária e purificação do biogás.
A Paques visa atender a uma demanda crescente no Brasil, investindo também no Thiopaq®. Sua função é a dessulfurização de biogás – remoção biológica do sulfeto de hidrogênio (H2S) – das instalações de digestão anaeróbia de lodo e UASB. O sulfeto de hidrogênio é um gás incolor, muito venenoso, corrosivo e inflamável. Após o tratamento, o biogás pode ser usado em um motor a gás, caldeira, ser injetado na rede de gás natural ou utilizado como combustível veicular. O enxofre elementar, subproduto do processo, pode servir como fertilizante.
Outro destaque da Paques é a Miracell®, Estação de Tratamento de Esgoto flexível e expansível que permite adição ou recolocação de módulos conforme a demanda. É uma ETE doméstica compacta modular que utiliza biodisco – reator biológico de contato – e processo aeróbio, configurada para tratar a partir de 0,5 l/s de efluente e processá-lo para atender às normas de descarte mais exigentes, inclusive para reúso. O sistema é eficiente, durável e de baixo custo operacional.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 

Petranova
A Petranova, que fará sua exposição na Fenasan 2019, fabrica blocos universais de fundos de filtros e módulos de decantação especializada em construções, reformas, modernização e automação de Estações de Tratamento de Água. Os blocos universais da empresa são usados no fundo dos filtros de ETAs e indicados para retrolavagem com água e água + ar. São fabricados em polietileno virgem de alta densidade (PEAD) pelo sistema de injeção estrutural, que gera peças de grande uniformidade e precisão; monolíticas; monoblocos; sem partes soltas, encaixadas ou afixadas; com alta resistência a impactos e compressão; à prova de colapsos.
Os blocos possuem ranhuras, protuberâncias e saliências externas que garantem rigidez e resistência estrutural. A superfície externa é texturizada com rugosidade que tem aderência com a argamassa de assentamento no fundo e o rejuntamento nas laterais. Já as superfícies internas têm acabamento liso para repelir incrustações, o que prolonga a vida útil do sistema.
O pequeno espaçamento entre os orifícios de passagem ar/água diminui a perda de carga e inibe a formação de "zonas mortas" no leito filtrante. Na retrolavagem, o diferencial de pressão de água e ar na superfície é inferior a 5%. Além disso, as câmaras superiores e canais de recuperação de água dos blocos propiciam fluxo contínuo e uniforme de ar na retrolavagem.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 

Bentley
Em 2019, na Fenasan, a Bentley Systems está focando na implementação dos processos BIM, conforme Decreto 9.377/18, que institui a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil – Estratégia BIM BR, cujo objetivo é tornar propício investimento na metodologia no País.
Além disso, a empresa vai mostrar na Fenasan 2019 como enxerga a necessidade da revolução tecnológica e da indústria 4.0 para tornar processos e organizações mais eficientes em todo o ciclo de vida dos projetos e dos ativos, por isso, oferece a tecnologia como grande facilitador. "As tecnologias para saneamento da empresa visam à otimização de fluxos de trabalho e de resultados, análises precisas para a tomada de decisão, gestão e confiabilidade de ativos, incluindo eficiência operacional e de manutenção" – assinala Aline de Souza Chevalier, especialista em produtos para saneamento da Bentley Systems.
A empresa sabe da importância do impacto socioambiental do saneamento. "Por isso, continuamos focando nossos esforços em fornecer soluções que reduzem perdas de água, que otimizam projetos de distribuição de água e coleta de esgoto, que ajudam na identificação de vazamentos, reduzem consumo energético e que garantem que custos e prazos sejam cumpridos, quando não reduzidos" – afirma Aline.
A empresa viu o ano de 2018 como uma retomada da economia. "O debate sobre a necessidade de se investir em saneamento básico só vem crescendo, uma consequência clara disso são muitos projetos, licitações e parcerias PPPs que estão acontecendo" – diz a especialista.
A Bentley Systems atua com soluções para modelagem hidráulica (linha OpenFlows) com um portfólio cada vez maior de clientes públicos e privados. "Entendemos que este tema é essencial para qualquer empresa que desenvolve ou opera projetos de saneamento. Contudo, enxergamos também o aumento do discurso da importância de um Sistema de Informação Geográfico (SIG) integrado, da modelagem BIM para projetos hidromecânicos e da gestão da informação" – avalia Aline.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento



Higra
Nesta última década, por propor melhorias para o futuro, a Fenasan alcançou o patamar de maior e mais importante feira do setor de Saneamento da América Latina. A Higra dispõe de tecnologias que agregam valor e resolvem problemas para o Saneamento. Por isso, a empresa foi reconhecida e premiada em oito dos últimos 11 anos na Fenasan, recebendo, em 2017, prêmio entre todos os expositores ao lançar a UCHA, Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia (UCHA), fonte de energia limpa (verde) para as companhias de saneamento.
"No ano de 2018, o foco da Higra foi a reestruturação estratégica da empresa, que nos trouxe como resultado novos modelos de negócio para a UCHA. Além do modelo de venda que tem payback variável de três a cinco anos, a Higra está disponibilizando contratos de performance, onde o usuário não investe nenhum real e já começa a participar do valor gerado logo no início da operação" – conta Gil Passos, diretor comercial, marketing e CRM da Higra.
O público da Fenasan verá a consolidação da UCHA, solução que permite o aproveitamento dos potenciais hidráulicos das malhas de adução que atualmente são desperdiçados e com a UCHA passam a ser transformados em energia e devolvidos à rede elétrica, abatendo na conta a ser paga pelo usuário.
No estande da empresa, o público assistirá em real time a geração de energia com a UCHA nos clientes Sabesp e Semae (São Leopoldo/RS) e poderá calcular o potencial de geração de energia renovável com o app da Higra e sanar suas dúvidas. Será lançada ainda na Fenasan a Bomba de Alta Pressão e Rotação, que atende às necessidades de dessalinização de água e das minas de grande profundidade.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento



Sidrasul

A Sidrasul apresentará na Fenasan 2019 as tubulações flexíveis de 1" a 8" para a instalação de motobombas em poços tubulares profundos. Resistentes a altas pressões e trações, elas são fabricadas com tecido em tear circular revestido internamente e externamente em poliuretano com suporte para passagens das cintas de fixação do cabo elétrico. "A tubulação flexível proporciona facilidade nas instalações com segurança, ganho de tempo e menor perda de carga comparada à tubulação rígida, além de resistência à corrosão e à incrustação" – ressalta Juvani Cadore Schroeder, da gestão de vendas da Sidrasul.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento



Veolia
A Veolia traz para a Fenasan 2019 soluções de tratamento de águas e efluentes, reúso, ultrafiltração e dessalinização. A empresa apresentará o Actiflo, solução de tratamento de água superficial que consiste de um sistema compacto que usa microareia para formar flocos. Devido à velocidade de sedimentação elevada, é ideal para unidades fabris compactas, porque opera em área reduzida e absorve variações na água bruta, com o start up muito simples, oferecendo a qualidade de água desejada.
Outra novidade da empresa é o sistema de troca iônica Rapide Strata, um equipamento de purificação de água que permite maior economia em despesas e efluentes em relação aos sistemas convencionais de troca iônica. Os destaques do sistema são a aplicação no reúso do rejeito das osmoses reversas industriais e a capacidade de trabalho, que varia de 2,5 m³/h a 60 m³/h.
A Veolia mostrará também o Hydrotech, solução para remoção de fósforo com alta capacidade hidráulica, fácil operação e com ótimos resultados para o tratamento de águas industriais, especialmente para aplicações de geração de energia. O Hydrotech é equipado com bicos automáticos que fazem a lavagem do elemento filtrante e dispensam o uso de filtro em lavagem contracorrente.
E apresenta ainda os Serviços Móveis de Água, que fornecem solução rápida e eficiente de tratamento de água para fins industriais e potabilização. Com esta solução, a Veolia atende às necessidades em larga escala para a produção de água clarificada e/ou potável em caráter emergencial ou programado.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 

FGS Brasil
A FGS Brasil levará para a Fenasan sua nova linha de tubos Reinforced Thermoplastic Pipe (RTP), produtos feitos com muita pesquisa e alta tecnologia, denominados Pipeflex. Os tubos RTP suportam pressões de até 300 bar e são uma alternativa para substituir os caros sistemas em aço especiais utilizados em projetos com altas pressões, fluidos agressivos e altas temperaturas. Para a FGS, a Fenasan é uma grande oportunidade de mostrar ao mercado as novas soluções: tubos, conexões, válvulas, transições, poços de visitas, caixas de calçada, entre outros.
Usadas nas aplicações urbanas de distribuição de água e gás natural, as tubulações em PEAD da FGS avançam nas linhas pressurizadas dos sistemas de esgotamento sanitários, como as interligações de elevatórias, interceptores e emissários. "Por sua resistência química e a gases nocivos, os sistemas em Polietileno mostram-se perfeitos a esta aplicação, substituindo as tubulações metálicas com curta vida útil e eliminando as constantes manutenções e troca de componentes" – afirma Roberto M. Gadotti, presidente da FGS Brasil.

 

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento



Schneider Electric
As empresas de saneamento procuram aumentar a eficiência operacional, reduzir os gastos com energia elétrica e aumentar a vida de seus ativos. "Para essas demandas, observamos cada vez mais a busca não somente por sistemas de automação que auxiliam na digitalização do saneamento, mas também por soluções integradas que conseguem conectar produtos com soluções de controle/comando e softwares de alto nível, tais como as soluções EcoStruxure da Schneider Electric" – afirma Glauco Montagna, líder América do Sul do segmento de água e efluentes, negócios da indústria, da Schneider Electric.
O EcoStruxure™ é a plataforma e arquitetura de sistema aberta, interoperável e habilitada para IoT que aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer inovação. Além disso, entrega valor agregado aos clientes em relação a segurança, confiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade.
Por isso, entre os principais lançamentos e novidades da Schneider Electric na Fenasan 2019, estão o Pumping advisor, serviços digitais para a melhoria contínua do bombeamento de água e efluentes; o Edge Box (Magelis), que faz a comunicação segura do chão de fábrica para TI e oferece design e engenharia de aplicativos inteligentes; o Altivar Process Modular, inversor de frequência que melhora o desempenho do equipamento, reduz custos operacionais e otimiza o processo e o consumo de energia; o HDCS com Situational Awareness, tomada de decisões na velocidade do processo; o Profibus redundante no M580; o Remota TM3; e a nova linha de IHM ST6 e STW (com thin client).

Fenasan 2019: Meta É Avançar No Saneamento

 


Contato das empresas
Aerzen:
www.aerzen.com.br
Andritz: www.andritz.com
Aquastar: www.aquastar.com.br
Asvotec: www.asvotec.com.br
Bentley: www.bentley.com
Corr Plastik: www.corrplastik.com.br
Emec Brasil: www.emecbrasil.com.br
FGS Brasil: www.fgsbrasil.com.br
Higra: www.higra.com.br
Kelvion: www.kelvion.com
Lonatec/D’alttax: www.dalttax.com.br
Netzsch: www.netzsch.com.br
Paques: www.paques.com.br
Petranova: www.petranova.com.br
Schneider Electric: www.se.com
Sidrasul: www.sidrasul.com.br
Sondeq: www.sondeq.com.br
Veolia: www.veoliawatertech.com/latam

Publicidade