O país não apresentou melhora significativa nos indicadores de saneamento básico entre 2019 e 2023

Estudo do Trata Brasil aponta o déficit no acesso a água tratada e coleta e tratamento dos esgotos e ganha reforço da campanha “Notícias do Passado”


Estudo recente desenvolvido pelo Instituto Trata Brasilorganização que busca avanços no saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do Brasil – revela que, entre 2019 e 2023, o país não apresentou melhora significativa nos indicadores de saneamento básico. O mesmo levantamento aponta que cerca de 34 milhões de brasileiros não recebem água de forma regular, e mais de 90 milhões seguem sem coleta de esgoto.

Esses dados evidenciam os desafios da implementação do Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020), que estabeleceu a meta de atendimento de 99% da população em abastecimento de água e 90% em coleta e tratamento de esgoto até 2033. Apesar dos avanços, o país continua refém de doenças evitáveis que persistem por falta de infraestrutura adequada.

Para Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, “o avanço do saneamento básico no Brasil reduzirá a incidência de uma série de doenças que, infelizmente, impactam mais severamente as crianças, os idosos e as mulheres. É triste ver que, no Brasil, sede da COP30 este ano, ainda aconteçam quase 350 mil internações e mais de 11,5 mil mortes por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI). Precisamos priorizar investimentos que promovam o acesso à água tratada, bem como a coleta e o tratamento dos esgotos se quisermos atingir as metas do Marco Legal do Saneamento. Priorizar o tema hoje é ter um Brasil no futuro mais próspero e saudável.”

Para confrontar esse quadro e jogar luz sobre o tema, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a Energy BBDO, lança a campanha “Notícias do passado”. Um dos jornais mais tradicionais e lidos do país, a Folha de S. Paulo terá seu caderno de Saúde transformado em um folhetim de estilo medieval – com impressão rústica, vocabulário arcaico e diagramação de época –, mas com notícias atuais que estampam nossos jornais há séculos por falta de saneamento.

“É inacreditável que, na décima economia do mundo, cerca de um em cada dois brasileiros ainda não tenha acesso ao esgoto tratado. Nós, cidadãos, não podemos aceitar isso como normal. É preciso pressionar, exigir que leis e direitos não fiquem só no papel. Nosso objetivo é este: despertar a consciência coletiva, dar voz a quem vive o problema e incentivar a sociedade a cobrar mudanças reais e políticas públicas efetivas”, afirma Alexandre Pagano, ECD da Energy BBDO.

O projeto “Notícias do passado”, realizado em parceria com a Black Madre – responsável pela pesquisa gráfica e execução artesanal do jornal –, começa oficialmente nesta terça-feira, 4, com o lançamento do caderno de Saúde, enviado a um mailing de formadores de opinião, jornalistas e influenciadores.

Desde nomes ligados ao universo da saúde até celebridades engajadas com a causa reagirão ao conteúdo da publicação em suas redes sociais. Além disso, convidarão o público a seguir o perfil do Instituto Trata Brasil, onde saberão mais sobre a importância do saneamento básico para a saúde, educação, economia e o bem-estar de todos os brasileiros.

A ação acontece às vésperas da COP30, que, neste ano, será realizada no Pará, um dos estados com piores índices de cobertura de coleta de esgoto do país. O movimento culmina no dia de abertura da cúpula, com um vídeo final que reúne todas as “Notícias do passado” e as participações das celebridades, ampliando a mobilização para que o saneamento básico esteja entre as principais pautas do encontro global. Afinal, cuidar das águas é cuidar da saúde das comunidades e do planeta.

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) formada por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Ficha técnica

Agência: Energy BBDO
Anunciante: Trata Brasil
Produto: Institucional/Saneamento

Título: Notícias do Passado

Managing Director: Daniel Baena
Diretor executivo de criação: Alexandre Pagano
Diretores de criação: Romero Cavalcanti, Fernando Calvache e Thony Fernandes
Redator: Andre Almeida, Fernando Calvache, Henrique Castilho e Felipe Sorani
Diretor de arte: Rafael Maggessi, Thony Fernandes e Gabriel Moniz

Planejamento: Tania Almeida e Enzo Lopes

Conteúdo: Filipi Meireles e Andressa Mota

Atendimento: Pedro Führer, Marina Gouvêa, Isabella Misko, Luisa Passos e Olga Oliveira

Mídia: Maurício Felício, Mariane Aquino, Vitoria Camargo e Vivian Nishikawa

Head Produção: Ciça Piazza

Producer: Guto Lins

Operações: Anna Bernardes

Produtor Gráfico: Marcos Souza e José Roberto

Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro

Arte final/Pré-impressão: Triple A

Revisão: Zuzima Turano

Aprovação cliente: Luana Pretto, Cintia Torquetto, André Machado, Káthia Del Santo, Ivan Rocatelli, Gabrielle Bildziukas e Isabella Falconier

Produtora: Black Madre
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Atendimento Executivo: Camila Holzmann
Planejamento: Le Alves, Beatriz Perrote e Tommy Martins
Produção: Laryssa Andrade e Karla Milkem
Head of Art: Leo Soares
Ilustradores: Victor Goularte e Bob Souzza
Lettering: Ribeiro
Assistente de Arte: Gabriel Moran e Pedro (Pepe) Kamei Kedor
Produtora de Áudio: Loud+

Produção: LOUD+
Direção musical: Gustavo Garbato
Atendimento: Priscila Miranda, Gabi Takan, Lucas Milan e Juliana Pontes
Produção: Gustavo Garbato, Felipe Kim, Hugo Mariutti, Henrique Guimarães, Rodrigo Scarcello e Yuri Chix
Finalização: Pedro Cortez, Rodrigo Tedesco e Pedro Turcão
Produção executiva: Maia Feres
Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches e Laura Mendes

Captação de Imagens, Edição e Motion:

Diretor e Fotógrafo: Lucas Guido

Produtora e Assistente de direção: Maria Eduarda Fiorillo

Edição e Motion: Ícaro Reis

Filóloga:

Profª. Drª. Vanessa Martins do Monte

 
IMPRENSA:
Ivan Rocatelli - Supervisor de Comunicação imprensa@tratabrasil.org.br
Isabella Falconier – Analista de Comunicação Jr.painelsaneamento@tratabrasil.org.br

Thauan Fidelis <thauan.fidelis@giusticom.com.br>

 

Publicidade