Laboratório da BRK realiza análises dentro do escopo para água bruta, água salina/salobra e água residual
Comunicação BRK Ambiental - Macae -
Após mudança de endereço, comprometimento e excelência técnica impulsionam o laboratório rumo à retomada da acreditação
Após três dias intensos de auditoria com a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), o Laboratório da BRK, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto de Macaé-RJ, recebeu a recomendação para a retomada das atividades no escopo acreditado, após verificação da conformidade das novas instalações e riscos associados. Esse é um importante passo para a retomada da acreditação do laboratório, permitindo que a unidade realize análises dentro do escopo para água bruta, água salina/salobra (corpos hídricos) e água residual (esgoto bruto e efluente tratado), em conformidade com a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 – norma que estabelece requisitos gerais para a competência técnica de laboratórios de ensaio e calibração.
A avaliação foi conduzida por dois avaliadores, que analisaram todo o sistema de gestão, como: documentação e registros, gestão de pessoas, treinamento, critérios de compra, avaliação de competências, adequação da infraestrutura, controle de equipamentos, assim como os requisitos técnicos, com acompanhamento dos ensaios, processos e métodos aplicados. O resultado confirmou que os requisitos técnicos e de gestão foram atendidos. “Avaliamos o atendimento aos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2017 e as novas instalações que estão sendo utilizadas. A equipe demonstrou comprometimento com o sistema de gestão, competência técnica e domínio total dos requisitos, fazendo com que nós recomendássemos a continuação da acreditação” – explica o avaliador Luiz Henrique de Souza.
Para o coordenador de Qualidade, Adriano Albani, a recomendação demonstra o comprometimento da BRK com a melhoria contínua dos processos de controle de qualidade. “Com a mudança de endereço do nosso Laboratório, estruturamos um plano de gerenciamento de mudanças bem completo, mapeando impactos, riscos e ações necessárias. Analisamos cenários possíveis e nos antecipamos a cada ponto que poderia representar um desafio. Também revisamos nossos métodos, identificamos oportunidades de melhoria e implementamos ajustes que ampliaram nossa capacidade de análise. Foi um processo de gestão cuidadoso, que trouxe mais segurança e eficiência para o trabalho do laboratório” – ressalta Adriano.
A supervisora do Laboratório, Mariana Lima, destacou a importância do empenho de toda a equipe e o aprendizado coletivo. “Foram três dias intensos de troca e aprendizado. A avaliação nos deu a oportunidade de analisar o laboratório sob uma nova perspectiva, identificando oportunidades de melhoria em processos, métodos e gestão. A equipe se dedicou de forma exemplar, e conseguimos avançar em pontos estratégicos, reforçando nossa eficiência operacional, segurança laboratorial e capacidade de entrega de resultados confiáveis, rastreáveis e válidos.” – pontua.
Comunicacao BRK Ambiental - Macae <comunicacaobrk_macae@brkambiental.com.br>