Sabesp amplia capacidade de ETA para 5,4 mil L/s em São Bernardo

A unidade passa agora a produzir 400 litros de água por segundo a mais, o suficiente para abastecer 120 mil pessoas


O Governo de São Paulo, por meio da Sabesp, entregou a ampliação da estação de tratamento de água (ETA) Rio Grande, em São Bernardo do Campo. A unidade passa agora a produzir 400 litros de água por segundo a mais, o suficiente para abastecer 120 mil pessoas. Foram mais de R$ 80 milhões de investimento para reformar e modernizar os equipamentos e aumentar a produção de 5 mil para 5,4 mil litros por segundo.

Localizada no km 26,5 da Rodovia Anchieta, a ETA Rio Grande é responsável por tratar a água bruta captada na região. Segundo o governo estadual, a ampliação da infraestrutura vai permitir atender mais de 120 mil pessoas que moram não só em São Bernardo, mas também em Diadema e Santo André. O aumento na capacidade de produção assegura maior oferta de água para as residências, comércios e indústrias do Grande ABC, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

As melhorias ainda incluem a reforma dos filtros, do decantador/flotador e do sistema de água de reúso. Foram realizadas ainda melhorias no tanque de lodo existente e a construção de um novo.

Nova ETA de São Bernardo faz parte do programa IntegraTiete

Além disso, cinco grandes obras de coleta e tratamento de esgoto tiveram início em São Bernardo do Campo, como parte do programa IntegraTietê. Além de saneamento para a cidade, as obras vão contribuir para a melhoria da qualidade dos rios e córregos da região. Junto com a ETA Rio Grande, os investimentos superam R$ 320 milhões.

O projeto inclui a instalação de tubulações e bombas que vão captar o esgoto dos imóveis da região e transportá-lo por quilômetros até as estações de tratamento, permitindo que o material seja despoluído e depois devolvido à natureza. São 47 km de tubulações que vão atender 100 mil residências, levando esgotamento sanitário a cerca de 300 mil pessoas.

A Sabesp participa do IntegraTietê, programa que prevê a revitalização do principal rio paulista ao longo de seus 1.100 km. Dentro do projeto, a Sabesp é responsável pela universalização da coleta e tratamento de esgoto nas cidades onde atua, nas áreas ao redor do Rio Tietê e seus afluentes. Na Capital e Grande São Paulo estão sendo executados 42 conjuntos de obras lineares, que incluem a instalação de novas tubulações, estações de bombeamento e a ampliação de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Com isso, já foram assinados 48 contratos para a primeira fase do programa.

Publicidade