Versões atualizadas das propostas de aperfeiçoamento da legislação que regula a instalação de ETEs
Vervi Assessoria -
Reunião conjunta da CAE e da CMADS contou com a participação de Estela Testa, presidente do SINDESAM, que representou a ABIMAQ no debate
No dia 12 de maio, em Brasília, foi realizada uma reunião conjunta entre a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a Comissão de Meio Ambiente (CMADS) do Senado Federal, para debater as versões atualizadas das propostas de aperfeiçoamento da legislação que regula a instalação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O encontro reuniu representantes do setor público, especialistas e lideranças empresariais comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a ampliação da infraestrutura de saneamento básico no país.
A engenheira Estela Testa, presidente do SINDESAM, participou da reunião em nome do Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Gino Paulucci Jr, reforçando o compromisso da ABIMAQ com o avanço técnico-regulatório do setor de saneamento, defendendo o fortalecimento da indústria nacional e a valorização das soluções tecnológicas desenvolvidas no Brasil.
As propostas debatidas na reunião têm origem em estudos conduzidos ao longo de 2024 por uma iniciativa conjunta do conselheiro Virgílio Viana, da Fundação Dom Cabral e do Instituto Trata Brasil. Os documentos foram posteriormente aperfeiçoados por uma mesa técnica liderada pelo Secretário de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Adalberto Maluf.