Cuidados simples com o uso da rede de esgoto preservam a infraestrutura de saneamento e evitam transtornos à população
Sustentar Comunicação Estratégica -
Celebrações pedem atenção redobrada com o descarte correto de resíduos e cuidados a rede esgoto
Durante o mês de junho, as tradicionais festas juninas movimentam a rotina das famílias com encontros, preparos culinários e maior uso de espaços coletivos e residenciais. O que intensifica a geração de resíduos e o uso da rede de esgoto, reforçando a necessidade de cuidados simples que preservam a infraestrutura de saneamento e evitam transtornos à população.
Em Atibaia, onde o sistema de esgotamento sanitário é operado pela Atibaia Saneamento, empresa do grupo Iguá e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE (Saneamento Ambiental de Atibaia), o bom funcionamento da rede depende diretamente da colaboração da população. A destinação incorreta de resíduos, como óleo de cozinha, restos de alimentos, papel higiênico, fio dental e objetos sólidos no vaso sanitário ou pia, pode causar obstruções na rede, transbordamentos e impactos ambientais, além de prejuízos para a saúde pública.
Durante as festas, o descarte de gordura e resíduos alimentares costuma aumentar. Uma única colher de óleo jogada na pia, por exemplo, pode contaminar até 25 mil litros de água de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A recomendação é simples: armazene o óleo usado em recipientes fechados e encaminhe para pontos de coleta. Alimentos devem ser descartados no lixo orgânico e materiais de higiene jamais devem ser lançados no vaso sanitário.