Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil
Edelman Brasil -
Em momento de emergência climática e crescentes ameaças à proteção ambiental no Brasil, jovens colocam a mão na massa para ajudar a regenerar
A natureza tem crianças e jovens como aliados: milhares de estudantes de todos os estados brasileiros se inscreveram na 3ª Restaura Natureza, a Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, que entra agora na fase de votação popular. O público já pode conhecer e votar nas melhores ações que os grupos escolares realizaram para regenerar a natureza em seus territórios, de norte a sul do Brasil, alcançando todas as regiões do Brasil.
A competição colaborativa estimula estudantes, suas famílias e toda a comunidade escolar a agir em momento de emergência climática, com aplicação do aprendizado teórico em ações práticas. Acompanhados de um professor responsável, crianças e adolescentes partem para ação e prepararam projetos de plantio, incidência política, campanhas de engajamento e outras atividades para promover a restauração de ecossistemas. Nesta edição, a olimpíada está conectada à COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro no Brasil, em Belém (PA).
“Acompanhar o desenvolvimento de tantos projetos escolares de qualidade é um alento diante de um contexto de tantas ameaças como a da PL da Devastação, que se aprovada traria o maior retrocesso na legislação ambiental brasileira”, diz Veronica Maioli, especialista de Conservação do WWF-Brasil. “Nosso objetivo com a olimpíada é restaurar não só a natureza, mas também proporcionar uma vivência para que crianças e jovens reconheçam a conexão entre o cuidado da natureza e o seu próprio bem-estar e, assim, busquem soluções locais para os desafios socioambientais dos nossos tempos.”
Como votar
Qualquer pessoa poderá conhecer o trabalho dos grupos finalistas da olimpíada escolar e participar da votação popular da Restaura Natureza, indicando dois favoritos, no site restauranatureza.org.br/votacao-popular. As ações finalistas foram selecionadas pela Comissão Pedagógica, que avaliou os 498 projetos submetidos pelos grupos participantes.
“Nesta edição, estudantes se empenharam em diferentes ações importantes para seus territórios, como restaurar áreas devastadas por enchentes ou incêndios. Convidamos a sociedade a conhecer cada ação e se inspirar”, diz Cinthia Rodrigues, cofundadora da associação Quero na Escola, organizadora da olimpíada.
Todos os grupos que enviaram um relato de suas ações concorrem em duas categorias: Comissão Julgadora e Voto Popular, que valem prêmios. O grupo vencedor da categoria Comissão Julgadora irá visitar o Instituto Terra, em Aimorés (MG), um dos legados mais importantes do fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia, e referência internacional em restauração da Mata Atlântica e educação ambiental.
Milhares de participantes
A 3ª edição da Restaura Natureza teve 27.850 participantes na Fase Online, sendo 26.015 estudantes e 1.082 professores de escolas de todos os estados brasileiros. Nesta edição, 933 pessoas se inscreveram como “visitantes” – inclusive alunos de outros anos do Ensino Fundamental e Médio – e puderam também conhecer os conteúdos didáticos e realizar os quizzes. Na Fase Prática, foram entregues 498 relatos de ações concretas de todas as regiões brasileiras e biomas.
A Restaura Natureza tem como embaixadores a professora e historiadora Keilla Vila Flor e o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. Também são parceiros institucionais a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Instituto Alana, por meio do programa Criativos da Escola.
A Aegea Saneamento, apoiadora da olimpíada desde a primeira edição, acredita nessa inciativa. “Apoiar a Restaura Natureza é um reforço do compromisso da Aegea com a educação ambiental e com o protagonismo que vemos nos jovens de transformarem as suas comunidades, principalmente pela abordagem dedicada à COP 30 este ano. Projetos como esse mostram que cuidar do meio ambiente é um exercício de cidadania, que começa desde cedo, incentivado na escola e no território onde se vive, e com potencial de mudar realidades”, comenta Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
Site da Restaura Natureza: www.restauranatureza.org.br
Mídias sociais:
https://www.instagram.com/restauranatureza/
https://www.tiktok.com/@restauranatureza
Leticia Machado (leticia.machado@edelman.com)