Iguá participa da Bienal do Livro com um estande educativo e interativo sobre a importância do saneamento
MassInteligência -
Concessionária apresenta estande interativo com ações sobre saneamento e preservação do ecossistema na região, além de jogo virtual em que visitantes
A Iguá, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em 19 bairros da Zona Oeste do Rio, participa mais uma vez da Bienal do Livro, agora com um estande educativo e interativo sobre a importância do saneamento e da preservação dos ecossistemas hídricos da região. A iniciativa, chamada “Lagoas de Todos Nós”, oferece uma jornada imersiva que conecta o público às ações de revitalização e educação ambiental conduzidas pela empresa no conjunto de lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá.
Localizada na entrada do evento, a instalação convida os visitantes a explorar temas como conservação dos recursos hídricos, reflorestamento de manguezais, biodiversidade e práticas sustentáveis. A proposta combina experiências digitais e analógicas para engajar diferentes perfis de público — de estudantes e famílias a especialistas da área.
Assim que chegam, os visitantes se deparam com um grande livro cenográfico, com ilustrações históricas tiradas da obra “O sertão carioca”, de 1936, e atuais das lagoas e da sua fauna, incluindo aves que voltaram a habitar a região. Há também telas sensíveis ao toque (touchscreen) com vídeos, dados e infográficos sobre o ciclo da água, o impacto do saneamento e as ações de recuperação ambiental realizadas pela Iguá. O destaque fica para um jogo digital onde o visitante assume o papel de executar a dragagem das lagoas, reforçando o aprendizado sobre práticas sustentáveis.
“Mais uma vez, a Iguá leva à Bienal uma ação que propõe a reflexão sobre a importância do saneamento básico para o desenvolvimento das cidades, especialmente no Rio de Janeiro e do impacto que o serviço traz para a qualidade de vida. O ‘Lagoas de Todos Nós’ tem como objetivo fazer com que os visitantes se entendam como parte fundamental desse processo de revitalização do Complexo Lagunar”, explica Flavio Vaz, diretor-geral da Iguá no Rio de Janeiro.
Quem passar pela ativação da Iguá poderá levar para casa um exemplar do gibi da Turma da Mônica sobre saneamento básico, uma publicação do Instituto Trata Brasil em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A ação busca sensibilizar o público infantil de forma lúdica, reforçando o compromisso da Iguá com a formação de uma nova geração mais consciente e engajada com a sustentabilidade.
A ação “Lagoa de Todos Nós” é uma iniciativa do Projeto de Trabalho Social (PTS), financiado pelo Programa Saneamento para Todos, do Ministério da Cidades, do Governo Federal.
Sobre a operação da Iguá no Rio de Janeiro
A partir de um contrato de concessão de 35 anos, a Iguá atende, desde 2022, a cerca de 1,2 milhão de pessoas na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense. Nos primeiros dois anos, os focos da companhia foram em eficiência operacional e qualidade de atendimento, com investimentos robustos em tecnologia e inovação. Foram realizados aportes de mais de R$ 800 milhões no estado. Em 35 anos, as regiões atendidas pela concessionária receberão R$ 2,1 bilhões em investimentos, que serão utilizados em projetos desenvolvidos para promover melhora considerável na qualidade de vida da população. A Iguá tem o propósito de colaborar com a universalização do acesso a água e saneamento básico e trabalha todos os dias para entregar aos seus clientes um serviço de excelência, pautado pela transparência.
MassInteligência (patrizia@massmedia.com.br)