Grupo Tigre celebra os expressivos resultados do programa Reciclar para Recriar

Cerca de 2.670 toneladas de resíduos foram recicladas e o valor arrecadado contribuiu para impactar 410 mil pessoas em 345 projetos realizados


No Dia Mundial da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio, o Grupo Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para a construção civil e cuidado com a água, celebra os expressivos resultados do programa Reciclar para Recriar, iniciativa de sustentabilidade que une preservação ambiental e transformação social. Em 2024, o projeto permitiu o investimento de quase R$ 900 mil em projetos sociais, quase 70% superior ao registrado em 2023.

A arrecadação da venda de recicláveis nas unidades da Tigre é destinada ao Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social da Tigre, responsável por apoiar projetos em educação, esporte e saúde em comunidades de todo o Brasil. Foram cerca de 2.670 toneladas de resíduos reciclados. Em 2024, o ICRH investiu R$ 7,1 milhões impactaram ou 410 mil pessoas em 345 projetos sociais apoiados pelo Instituto, como Trabalhando meu Futuro em parceria com o Senai; Wash Manaus em parceria com Unicef; revitalização de jardinagem da faculdade ACE (Associação Catarinense de Ensino); realização de sala educacional do Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro, entre outros.

Criado pela Tigre em parceria com o ICRH, o programa estimula colaboradores e suas famílias a levarem resíduos recicláveis até os pontos de coleta nas unidades da empresa. Os materiais, que incluem papel, vidro, plástico, metal, eletrônicos, são comercializados, e o valor arrecadado é revertido em sua totalidade para iniciativas sociais viabilizadas pelo ICRH. Além do impacto social, o programa proporciona premiação aos profissionais participantes, incentivando o engajamento contínuo com a causa.

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2024, divulgado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), a taxa de reciclagem de resíduos sólidos urbanos no país atingiu 8,3% em 2023. Esse índice representa um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando a taxa era de 4%. São justamente iniciativas como a da Tigre que impulsionam essa evolução ao promover educação ambiental e gerar impacto social por meio da economia circular.

“O Reciclar para Recriar é um exemplo concreto de como atitudes simples podem gerar grandes transformações. Ao mesmo tempo em que reduzimos o impacto ambiental, conseguimos financiar projetos que melhoram a vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destaca Felipe Hansen, presidente do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH).

Desde sua implementação, o programa Reciclar para Recriar tem se destacado pela participação dos colaboradores, organização nas unidades e pelo retorno direto à sociedade. Cada unidade conta com um facilitador responsável pelo monitoramento, logística e acompanhamento da pesagem dos materiais, garantindo a eficiência e transparência do processo.

“Na Tigre, entendemos que sustentabilidade vai além da preservação ambiental, trata-se também de gerar valor para a sociedade. O programa Reciclar para Recriar reforça nosso compromisso com a economia circular, envolvendo nossos profissionais e impactando positivamente milhares de vidas por meio de iniciativas sociais viabilizadas com os recursos arrecadados. Esse é um exemplo concreto de como pequenas atitudes podem transformar realidades”, afirma Juliano Pereira, diretor executivo de Pessoas, Sustentabilidade e Comunicação.

Daniela Martins (daniela.martins@edelman.com)    

Publicidade