Sabesp conclui mais uma importante operação financeira no valor de US$ 600 milhões
Danthi Comunicação -
Financiamento com a IFC e bancos internacionais reforça compromisso com a universalização do saneamento e com os princípios ESG
A Sabesp concluiu mais uma importante operação financeira no valor de US$ 600 milhões. Os recursos foram captados por meio de um B-Loan, operação estruturada e liderada pela International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, com a participação de um consórcio de sete bancos privados internacionais. A operação irá financiar, em grande parte, o Integra Tietê, o maior projeto de saneamento em execução atualmente no Brasil.
Essa operação vem na sequência de um financiamento da IFC, com recursos próprios, de até BRL 1,06 bilhão no formato de Sustainability-Linked Loan, assinado em novembro de 2024. Por esse modelo, a IFC, além de prover financiamento com recursos próprios, mobiliza investimentos de outras instituições financeiras, atuando como canal entre a empresa tomadora do empréstimo e bancos privados ao redor do mundo. Ao liderar o processo, a IFC oferece credibilidade à operação, atraindo um leque maior de investidores interessados. O empréstimo será dividido em partes chamadas de tranches — cada uma com características específicas. A operação trará recursos novos para a Sabesp — ou seja, não se trata da renovação de dívidas antigas, mas sim de novos recursos voltados diretamente ao crescimento da companhia.
Com esse reforço de caixa, a Sabesp fortalece ainda mais sua capacidade de investimento no Integra Tietê. Em 2025, o programa já conta com cerca de 50 frentes de obras em andamento e tem como objetivo a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto no estado de São Paulo até 2029 — quatro anos antes do prazo estabelecido no Marco Legal do Saneamento. Além disso, o Integra Tietê busca revitalizar a bacia do rio Tietê, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade da água e do meio ambiente em diversas regiões do estado.