IV World Plastic Connection Summit® se consolida como o maior e mais estratégico evento global do setor plástico

Principal evento internacional do setor brasileiro de plásticos transformados levou empresas a oportunidades de exportação, parcerias


O IV World Plastic Connection Summit®, realizado entre 8 e 10 de abril em São Paulo (SP), se consolidou como o maior e mais estratégico evento global do setor plástico. O evento alcançou a marca de US$7.668.000,00 em negócios realizados no evento e 1049 reuniões entre os associados participantes. Organizado pelo Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvos, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), o encontro também reuniu 1.128 profissionais presenciais ao longo dos três dias, com mais 24.148 acessos à plataforma online de 9.182 empresas de 127 países.

“Nós estamos bastante satisfeitos, foram quase 8 milhões de dólares de negócios propiciados pelo Projeto Comprador, 127 países nos assistindo online com tradução simultânea para o inglês, espanhol e português. Nós crescemos muito nesta quarta edição e tivemos um evento com a casa cheia, lançando o International Yearbook 2025, lançando um novo Color Trend® 2026 e o Guia de Internacionalização, todos focando na expansão internacional de nossas empresas. Destacamos também as grandes autoridades e formadores de opinião e principalmente agentes de mudança que ajudaram a mudar o mindset da indústria”, declarou Carlos Moreira, diretor-executivo do INP - Instituto Nacional do Plástico e de projetos do Think Plastic Brazil.

RESULTADOS DOS NEGÓCIOS 

Com resultados expressivos, a edição de 2025 do IV World Plastic Connection Summit® reafirmou sua relevância para a internacionalização da indústria brasileira de plásticos transformados. Foram US$7.668.000,00 em negócios fechados durante o evento pelo Projeto Comprador e US$46.977.500,00 em expectativas para os próximos 12 meses. Ao todo, 145 empresas associadas participaram da ação, com a realização de 1.049 reuniões de negócios e a geração de 904 novos contatos estratégicos, ampliando significativamente as oportunidades comerciais e o alcance global das empresas envolvidas.

O IV World Plastic Connection Summit® se tornou um importante local de relacionamento, reunindo 172 empresas associadas, além de estabelecer expressivas 132 parcerias estratégicas com Embaixadas, Consulados e SECOMs e realizar 32 colaborações diretamente com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) através dos Adidos Agrícolas. As clínicas de exportação, uma iniciativa destacada do evento, reuniram 13 empresas parceiras (dentre elas a ApexBrasil) e resultaram em 184 reuniões produtivas, criando diálogos eficazes para futuras oportunidades comerciais.

A dimensão internacional foi reforçada pela presença estratégica de 33 importadores provenientes de 14 países (África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, EUA, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai), além da cobertura especial de 05 (cinco) jornalistas internacionais da Alemanha, Colômbia, EUA, México e Reino Unido. 

INTERNATIONAL SEMINAR

O International Seminar do IV World Plastic Connection Summit® teve como mestre de cerimônias Micaela Góes, apresentadora do GNT, e em sua abertura institucional, contou com as falas de Paulo Henrique Rangel Teixeira, Diretor Tesoureiro do Instituto Nacional do Plástico (INP) e Presidente Executivo da Abiplast; Américo Bartilotti Neto, presidente do Instituto Nacional do Plástico (INP) e vice-presidente comercial da Braskem na América do Sul; Emerson Raiol, Especialista em Promoção das Exportações - ApexBrasil e Gestor ApexBrasil do Think Plastic Brazil; Eduardo Berkovitz, Presidente do Conselho Fiscal do INP, Membro do Comitê Estratégico do Think Plastic Brazil e Membro do Comitê Gestor do Think Plastic Brazil; Marcelo Carrullo, Diretor de Growth da Drummond Advisors; Dr. Alvaro Toubes Prata, Diretor-Presidente da EMBRAPII; Rui Mucaje, Presidente da Afrochamber – Câmara de Comércio Afro-Brasileira; Edinam Adjei-Sika, Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Gana; e Carlos Clur, CEO da Eletrolar.

Após a abertura, Carlos Moreira, diretor-executivo do INP - Instituto Nacional do Plástico e de projetos do Think Plastic Brazil apresentou detalhes sobre a construção do World Plastic Connection Summit® e atualizações do INP para ampliar a excelência de serviços aos associados, processos de internacionalização e parcerias, e enfatizou as premissas do evento e da associação.

A agenda seguiu com uma inspiradora mesa-redonda sobre design e inovação, reunindo os designers Marco LoboDijon de Moraes e Gisele Raulik, que compartilharam experiências, cases e reflexões sobre o papel do design como motor de transformação na indústria do plástico. “Esse é o papel que vocês podem fazer, ajudar as empresas a colocarem a identidade brasileira nos produtos porque daí é uma vai ser uma força de competitividade e um diferencial”, comentou Gisele. Em seguida, João Henrique Alves, da Valgroup, trouxe uma análise sobre como o Brasil está superando adversidades e assumindo protagonismo nas tendências globais de embalagens: “O Brasil vem liderando algumas tendências e ainda há novas a aderir pra tornar sua indústria de produção de bens de consumo cada vez mais eficiente e sustentável”.

Ainda pela manhã, a Drummond Advisors apresentou o Guia de Internacionalização, publicação exclusiva que oferece estratégias, ferramentas e insights práticos para ajudar empresas a desbravar novos mercados e alcançar o sucesso internacional. Fechando a programação da manhã, uma mesa-redonda conduzida por Neivia Justa, Diretora de Comunicação & Marketing e referência em diversidade e inclusão no ambiente corporativo, trouxe o tema “Mulheres na Liderança”, em um bate-papo enriquecedor sobre equidade, protagonismo e ESG com Ana Cristina Paiva, Gerente Regional de Vendas da ExxonMobil Química na América Latina; Bruna Folster, Vice-presidente Executiva de Vendas da Eco Ventures Brasil; Ianda Lopes, Diretora Jurídica da Uber; e Karen Sandhof, executiva sênior com vasta experiência em tecnologia e operações. “Por que fazer um painel só com mulheres num evento como esse? Para a gente naturalizar e normalizar a presença das mulheres em posição de liderança”, destaca Neivia.

Ângela Hirata, ex-diretora de comércio exterior da Alpargatas SA, abriu a tarde falando sobre o sucesso à frente da internacionalização de produtos com o case das Havaianas. “Não precisa ir para o exterior para buscar algo para produzir aqui no Brasil”, enfatizou Hirata. 

A programação seguiu com uma novidade no Color Trend 2026®, o lançamento do see color no setor de plásticos, método de linguagem tátil que utiliza o alto-relevo para possibilitar o acesso à informação das cores para pessoas com deficiência visual, apresentada por Sandra Marchi, criadora do método e Carlos Oliveira, diretor da see color. Os presentes no evento tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, a aplicação do método see color. “Ele precisava ser pequeno, fácil e com um design universal. E eu pensava, como algo que é próprio da percepção visual, como é a cor, como eu vou transformar isso em 3D? Como vai ser tátil? E assim nasceu o see color”, explica Sandra.

Carlos Oliveira enfatizou seu desafio de traçar estratégias para conseguir vender o método para as empresas da área. “Vender inovação tecnológica é muito difícil, mas uma inovação tecnológica assistida é muito mais difícil, porque a maioria dos empresários disse assim ‘tá, e daí, o que nós vamos ganhar atendendo um público tão específico?”, declarou Oliveira.

Na sequência, o renomado arquiteto Marcelo Rosenbaum trouxe, junto de Fabiana Zanin, suas visões no aguardado lançamento do Color Trend 2026®, denominado “Dos biomas às cores, do Brasil ao Brasil”, revelando as cores, sensações e narrativas que devem guiar o setor nos próximos anos. Rosenbaum enfatizou a valorização da beleza dos diferentes biomas brasileiros. “Neste catálogo, cada cor me traz uma lembrança. O cinza “bonito pra chover”, me lembra Várzea Queimada, de onde se vê o céu nublado que anuncia a chuva rara no Sertão. O roxo e o verde da cadeira trançada de espaguete me levam para a varanda da casa do Sr. João da Cruz. Cada uma dessas cores que vejo me lembra também as pessoas que estão comigo nessa jornada e neste trabalho, que foi uma oportunidade de revisitar a nossa história e percorrer de novo os trajetos que nos trouxeram aqui”, comenta o arquiteto.

Por fim, o economista Ricardo Amorim, finalizou a programação do seminário internacional com uma palestra sobre inteligência artificial e outras mudanças de paradigma que vão transformar o futuro dos negócios em plásticos transformados. Amorim levou o público à reflexão e discussão sobre inovação, adaptação e as novas oportunidades que surgem em um cenário em constante evolução. “A soma de questões relacionadas diretamente ao Brasil, e o momento da geopolítica global, estão criando oportunidades únicas para indústria brasileira em vários subsetores, incluindo o setor de plástico, e eu quero chamar a atenção de como não deixar essas oportunidades passarem”, enfatizou o economista.

O International Seminar se encerrou com a entrega do International Award 2025, prêmio que reconhece e valoriza as indústrias do setor que estão se destacando no processo de internacionalização. No evento, houve ainda a entrega de uma placa de homenagem para Lincoln Seragini por sua dedicação, empenho e excelência no trabalho de fortalecimento das ações de internacionalização do setor de plásticos transformados e para Emerson Raiol e Edison Terra.

VENCEDORES DO WORLD PLASTIC CONNECTION INTERNATIONAL AWARD 2025

45 empresas se inscreveram para participar do prêmio, cujo objetivo é reconhecer o mérito e estimular a divulgação dos resultados da indústria de plástico transformado brasileira em seu âmbito exportador. O prêmio conta com quatro categorias divididas pelo grau de maturidade (Iniciantes, Maduras, Experts) e pelo tipo de vertical (Varejo ou Plásticos Técnicos). 

O anúncio começou pela entrega World Plastic Business Case Award, que prestigia os melhores cases internacionais de sucesso. São eles:

TÉCNICO

Iniciante Acess - NANOX

Madura Special - L&L DESTAK

Expert Excellency - FIBRASA

VAREJO

Iniciante Acess - FLORIDIS

Madura Special - KAPAZI

Expert Excellency - FAME

Em seguida, foram anunciados os vencedores do World Plastic Development Award, que premiou as empresas que mais evoluíram em nível de maturidade exportadora. São elas:

TÉCNICO

Iniciante Acess - TEIXEIRA TÊXTIL

Madura Special - CRISTAL EMBALAGENS

Expert Excellency - TERPHANE

VAREJO

Iniciante Acess - PABOVI

Madura Special - KAPAZI

Expert Excellency - TERMOLAR

Já a categoria World Plastic Commercial and Image Promotion Investments Award, prestigiou os maiores investimentos em promoção internacional, comercial e de imagem. São eles:

TÉCNICO

Iniciante Acess - TEIXEIRA TÊXTIL

Madura Special - L&L DESTAK

Expert Excellency - COPOBRAS

VAREJO

Expert Excellency - JAGUAR

Última categoria do dia, o World Plastic Global Design Award premia as empresas que estão investindo em design original de produtos e embalagens, ações e projetos relacionados ao design sustentável e ecodesign. São elas:

TÉCNICO

Iniciante Acess - TEIXEIRA TÊXTIL

Madura Special - L&L DESTAK

Expert Excellency - TERPHANE

VAREJO

Madura Special - NUTRIPLAN

Expert Excellency - VASAP

Keise Tiffany | Promenade Comunicação (atendimento3@promenadecomunicacao.com.br)    

Publicidade