ALMG participa em junho do seminário internacional Águas Para o Futuro

Encontro preparatório para a COP 30 debaterá soluções para convivência com as mudanças climáticas. Inscrições estão abertas.


Entre os dias 3 e 5 de junho, especialistas, gestores públicos, pesquisadores, ambientalistas e acadêmicos estarão reunidos em Belo Horizonte para debater soluções inovadoras e urgentes capazes de tornar as cidades mais resilientes diante dos desafios climáticos.

O seminário internacional Águas Para o Futuro 2025 é um evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), a ser realizada no mês de novembro, na cidade de Belém (PA).

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com o Instituto Espinhaço e outras instituições como Unesco, Fecomércio e Governo de Minas, participará da programação, que terá como foco a inovação, a resiliência urbana e a sustentabilidade hídrica. 

A participação da ALMG decorre das diversas iniciativas empenhadas pelo Parlamento mineiro para contribuir com soluções para a convivência com a crise climática. Essas ações compõem o Plano Legislativo de Articulação e Monitoramento de Ações Relacionadas à Crise Climática (Plam Crise Climática), que será apresentado no seminário.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), estará presente na mesa de abertura do evento. Já o deputado Rodrigo Lopes (União) participará como moderador do painel sobre o tema “Cidades inteligentes, urbanismo e sustentabilidade urbana". Servidores do Legislativo mineiro também farão parte da programação em painéis sobre “Água e resiliência territorial” e “Políticas públicas e governança climática: o papel dos governos locais e nacionais”.

Inscrições abertas

O seminário Águas Para o Futuro 2025 acontece em Belo Horizonte, no Teatro Unimed do Minas Tênis Clube, de 3 a 5 de junho. O evento é aberto ao público, mediante a disponibilidade de vagas. As inscrições estão abertas no site do evento a partir desta segunda-feira (5/5/25) e vão  até o dia de início do seminário.

Programação intensa e debates essenciais

Com uma programação dinâmica, o Águas para o Futuro 2025 contará com painéis temáticos, palestras de impacto, mesas de discussão e sessões interativas, abordando questões essenciais, como:

  • Gestão eficiente da água em tempos de escassez
  • Inovação tecnológica para a sustentabilidade urbana
  • Infraestrutura verde como solução para o enfrentamento das mudanças climáticas
  • Políticas públicas para a adaptação e resiliência climática das cidades

Além disso, o evento promoverá intensas oportunidades de networking, colaboração e troca de experiências entre diferentes setores da sociedade, criando uma rede global comprometida com a ação climática.

A expectativa dos organizadores é que o evento seja um ponto de inflexão, onde ideias se transformem em compromissos e as discussões se transformem em ações concretas, com impacto imediato nas políticas públicas e privadas de gestão de recursos hídricos e sustentabilidade urbana.


Assessoria de Imprensa da ALMG
Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação
(31) 2108-7715

Publicidade