Saneamento como aliado do turismo

Infraestrutura que impulsiona para um desenvolvimento sustentável


No dia 8 de maio é celebrado o Dia Nacional do Turismo, uma data que reforça a importância desse setor para a economia e o bem-estar social. Em Atibaia, onde o turismo ecológico, de aventura e cultural tem grande relevância, a qualidade da infraestrutura urbana mostra-se um fator essencial para atrair visitantes e proporcionar experiências positivas e é nesse contexto que o saneamento básico exerce um papel estratégico.

De acordo com o estudo “Impactos Econômicos do Saneamento no Turismo”, publicado pelo Instituto Trata Brasil em 2023, destinos com acesso pleno a água tratada e coleta de esgoto recebem 29% mais visitantes do que em localidades com infraestrutura precária. Além disso, a presença de esgoto a céu aberto e a contaminação de rios ou praias está entre os fatores mais citados por turistas como impeditivos para o retorno a um destino.

Com a ampliação das obras de esgotamento sanitário nos últimos anos, Atibaia vem avançando em políticas públicas que beneficiam diretamente o turismo sustentável. “Investir em saneamento é investir na imagem e no futuro da cidade. O turismo depende de ambientes bem cuidados e seguros, e o saneamento tem um papel decisivo nisso. Segundo o Instituto Trata Brasil, a cada R$ 1 aplicado na área pode gerar até R$ 2,50 em benefícios sociais, ambientais e econômicos, é um impacto direto na qualidade de vida e no desenvolvimento local”, afirma Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento

Além da preservação ambiental, o investimento em saneamento reduz o risco de doenças de veiculação hídrica, melhora a qualidade dos corpos d’água e fortalece atividades como ecoturismo e esportes de natureza. Em um cenário em que cada vez mais viajantes buscam destinos sustentáveis, oferecer estrutura adequada torna-se um diferencial competitivo.

Segundo o Instituto Trata Brasil, o avanço da cobertura de esgotamento sanitário e abastecimento de água em áreas turísticas pode aumentar em até 24% o valor agregado da economia local, demonstrando que investir em infraestrutura básica é também investir no futuro do turismo.

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@sustentar.ag

(11) 4260-1916

Publicidade