BRK coleta mais de 12,2 mil litros de óleo de cozinha usado
Máquina Cohn & Wolfe -
Empresa promove o Programa Olho Vivo em cidades paulistas e contribui para a destinação correta do óleo de cozinha usado.
A BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do país, coletou mais de 12,2 mil litros de óleo de cozinha usado em 2024, por meio do programa Olho Vivo. A iniciativa evitou que o resíduo fosse descartado incorretamente nas redes de esgoto nos municípios paulistas de Limeira, Porto Ferreira, Rio Claro, Sumaré, no interior do estado, e em Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo, atendidos por serviços da concessionária.
A coleta do óleo de cozinha usado é feita em parceria com empresas locais especializadas, por meio de pontos localizados em escolas das redes pública e privada de ensino, em pontos comerciais, associações de classe e nas próprias lojas de atendimento e estações operacionais da BRK. Todo o resíduo arrecadado é destinado à reciclagem, promovendo sua utilização como matéria-prima em indústrias regionais, como na produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.
“Fazer a destinação correta do óleo de cozinha usado é uma ação urgente, já que impacta diretamente no funcionamento regular do sistema de esgotamento sanitário. O programa implementado nos municípios paulistas contribui para manter a eficiência das redes de esgoto, preservar o ecossistema de córregos e rios, e impulsionar a economia circular”, afirma Carlos Almiro, diretor de sustentabilidade da BRK.