Sabesp inicia obras que vão garantir o acesso ao esgotamento sanitário para cerca de 500 famílias em Santo André
Danthi Comunicação -
Obras vão melhorar a qualidade de vida da população e vão contribuir para reduzir a poluição da Represa Billings com investimento de R$ 4,2 milhões
Com investimento de R$ 4,2 milhões, a Sabesp iniciou obras que vão garantir o acesso ao esgotamento sanitário para cerca de 500 famílias do Jardim Miami, em Santo André. A região ainda não contava com rede de coleta e tratamento por se tratar de uma área de ocupação informal. Com o processo de desestatização, o novo contrato permite a atuação da Sabesp nessas localidades, desde que autorizada pelo governo municipal.
O esgoto desta comunidade era despejado diretamente na Represa Billings. Com as intervenções, esse cenário começa a mudar. Estão sendo implantados 3 quilômetros de rede de esgoto, 600 metros de rede de água e um novo sistema de bombeamento, que vai direcionar os resíduos para coleta e tratamento adequados. As obras têm prazo estimado de seis meses.
Além de garantir mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população, as melhorias também representam um ganho para o meio ambiente. A regularização das ligações colabora com as ações de melhoria do saneamento na bacia da Represa Billings, importante reservatório que abastece milhões de pessoas na Grande São Paulo.
“ Um dos principais compromissos da Sabesp é universalizar todo o saneamento básico para as cidades que atende até 2029. Levar infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto para áreas que antes não tinham, é parte fundamental para atingir esse objetivo”, observa, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior, Diretor de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp.
Renan Miranda de Carvalho (renan.miranda@danthi.com.br)