Construções sustentáveis ajudam a preservar um dos bens mais preciosos do planeta
No Ar Comunicação -
Alternativas utilizadas pela construção civil vêm garantindo economia e sustentabilidade no consumo hídrico
A água potável é um recurso finito e sua escassez é uma preocupação global. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável segura, e o consumo excessivo agrava ainda mais esse cenário. No Brasil, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estima que, até 2030, o país possa enfrentar um déficit hídrico em diversas regiões caso não sejam adotadas soluções sustentáveis.
Pensando nisso, o setor da construção civil tem investido em alternativas que tornam seus empreendimentos mais eficientes no uso da água. “Acredito que falar em economia de água é uma premissa para todos os setores. A gente não pode simplesmente ignorar a urgência climática pela qual o planeta está passando. Por isso, a preocupação de minimizar os danos ao meio ambiente é ponto de partida para todo mundo, sobretudo o setor de construção”, afirma o engenheiro Maurício Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro.
Um exemplo é o Seventy, um empreendimento da construtora de Maurício, que conta com um sistema de poço artesiano e distribuição de água mineral encanada. “São soluções que garantem uma fonte hídrica de qualidade para os moradores, reduzindo a dependência de sistemas públicos de abastecimento e promovendo um consumo mais sustentável”, explica.