Sabesp leva soluções para saneamento e resiliência hídrica à COP29
Abcon Sindcon -
A presença da Companhia visa fortalecer a agenda climática dos países em desenvolvimento e reafirmar seu compromisso com o futuro
Única empresa da América Latina parceira da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), a Sabesp está participando da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) abordando soluções para saneamento e resiliência hídrica. A presença da Companhia visa fortalecer a agenda climática dos países em desenvolvimento e reafirmar seu compromisso com o futuro, com o foco em universalizar o acesso à água potável e ao saneamento básico até 2029, beneficiando milhões de pessoas no Estado de São Paulo. Realizada em Baku, no Azerbaijão, a COP29 vai até 22 de novembro.
Na terça-feira (19), a Sabesp promoverá o painel principal de sua participação na COP29: “Uma Agenda Climática para a Água: a contribuição da Sabesp para uma agenda do Sul Global”. Com mediação de Christiane Parreira, gerente de Sustentabilidade Institucional e Estratégica, o painel contará com a participação de Mara Ramos, assistente-executiva de Sustentabilidade da Sabesp; André Góis, superintendente de Produção de Água; e Marcel Sanches, superintendente de Engenharia e Planejamento. O objetivo é compartilhar a experiência de São Paulo para fortalecer a resiliência em áreas com escassez hídrica, como a Região Metropolitana de São Paulo, e discutir a gestão da água no atual contexto climático. O painel será transmitido ao vivo, às 15h (8h em Brasília), pelo link: https://www.youtube.com/live/0BQ3RpuRgLA.
Christiane Parreira apresenta também na terça o Programa Água Legal no painel “Futuros Sustentáveis: Empoderando Comunidades para Enfrentar Desafios Alimentares e Hídricos”. O evento, com participação de representantes de Catar, Omã e Canadá, abordará as estratégias para empoderar comunidades vulneráveis e ampliar o acesso à água potável e ao saneamento. O Água Legal, reconhecido em 2019 como um Case de Sucesso em Água e Saneamento pela Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas, regulariza ligações de água em áreas de alta vulnerabilidade social e já beneficiou mais de 770 mil pessoas.