ANA lança uma nova base de dados geoespaciais que organiza as informações sobre as redes hidrográficas do País
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (ASCOM) -
Permitindo uma gestão mais eficiente das bacias hidrográficas: a Base Hidrográfica Ottocodificada Multiescalas Versão 6 (BHO6).
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou uma nova base de dados geoespaciais que organiza as informações sobre as redes hidrográficas do País, permitindo uma gestão mais eficiente das bacias hidrográficas: a Base Hidrográfica Ottocodificada Multiescalas Versão 6 (BHO6). Ela foi desenvolvida pela Agência e seus parceiros – os Órgãos Gestores Estaduais de Recursos Hídricos - utilizando tecnologias avançadas de processamento em sistema de banco de dados espaciais. O lançamento dessa ferramenta, além de trazer diversos benefícios à sociedade, representa um marco no planejamento e gestão sustentável dos recursos hídricos do Brasil.
A Base Hidrográfica Ottocodificada Multiescalas Versão 6 (BHO6) utiliza a metodologia de codificação de bacias hidrográficas de Otto Pfafstetter, hidrólogo brasileiro que se destacou por haver criado um método de codificação de bacias hidrográficas oficialmente adotado não só no Brasil como em outros países. A metodologia da BHO6 ajuda a identificar de forma rápida quais são os trechos e as áreas de drenagem que estão à montante e à jusante de determinada localização. Essa informação é determinante para a realização dos estudos hídricos e socioeconômicos.
Com essa ferramenta inédita para a gestão de recursos hídricos, é possível identificar com maior precisão como a água se movimenta através das bacias hidrográficas, conferindo uma melhor previsibilidade nas ações de prevenção às inundações e monitoramento de secas, além de apoiar as iniciativas relacionadas à segurança de barragens. Além disso, a BHO6 destaca-se por ser um instrumento importante para realizar estudos ambientais e de impacto climático.