Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico participa do 10º Fórum Mundial da Água
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (ASCOM) -
Com o tema Água para uma Prosperidade Compartilhada
Entre 20 e 25 de maio, a cidade de Bali, na Indonésia, sedia o 10º Fórum Mundial da Água com o tema Água para uma Prosperidade Compartilhada. Nesse evento organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participa de uma série de atividades sobretudo do Pavilhão Latino-Americano, montado no evento e que foi inaugurado com um minuto de silêncio, devido às inundações no Rio Grande do Sul.
Com as participações dos diretores Ana Carolina Argolo e Filipe Sampaio, a delegação da ANA está na Indonésia com o intuito de trazer à tona a discussão das mudanças climáticas com os entes internacionais e como mitigar esses problemas nos próximos anos. Argolo e Sampaio participaram da abertura do 10º Fórum Mundial da Água, evento que foi oficialmente aberto pelo presidente indonésio, Joko Widodo. Os diretores da Agência também participaram da inauguração da Expo e do Pavilhão Latino-Americano no encontro.
“Estaremos aqui nesta semana discutindo temas importantes relacionados à gestão de riscos, enfrentamento de eventos críticos extremos, juntamente com o Ministério [da Integração e] do Desenvolvimento Regional”, afirmou a diretora da Agência Ana Carolina Argolo.
No primeiro dia do Stand da ANA no Pavilhão Latino-Americano, a coordenadora do nacional do Projeto Porte Médio Aquífero Guarani (PPM Guarani), Cláudia Lima, apresentou as lições aprendidas na cooperação transfronteiriça em águas subterrâneas no contexto desse aquífero compartilhado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Lima abordou, ainda, os resultados esperados, próximos passos e perspectivas dessa iniciativa.
O 10º Fórum Mundial da Água
Realizado a cada três anos desde 1997, o Fórum Mundial da Água é o maior encontro internacional no setor de recursos hídricos com uma organização compartilhada pelo WWC e pela cidade anfitriã. O Fórum inclui uma fase preparatória de três anos, um evento de uma semana quando são compartilhados conhecimentos e práticas em temas relacionados à água e uma apresentação dos resultados do encontro.
Ao longo dos anos, o número de participantes no Fórum Mundial da Água cresceu de algumas centenas para dezenas de milhares, incluindo tanto pessoas da comunidade internacional quanto dos países anfitriões. Nesse sentido, esse evento reúne participantes de todos os níveis e áreas, incluindo políticos (as), instituições multilaterais, acadêmicos(as), servidores(as) públicos(as) de alto nível, especialistas em recursos hídricos e temas correlatos, economistas, representantes da sociedade civil e do setor privado, entre outros atores.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103