Inscrições para o curso Procedimentos de Intervenção e Reparos em Estruturas de Concreto Complexas
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (ASCOM) -
O objetivo dessa capacitação é apresentar novas tecnologias e intercâmbio de informações técnicas sobre intervenções e reparos em estruturas de concreto
As inscrições para o curso Procedimentos de Intervenção e Reparos em Estruturas de Concreto Complexas estarão abertas até esta quarta-feira, 15 de maio, e podem ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível. O curso é organizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) com apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Núcleo Regional de Minas Gerais (NRMG). A seleção para as seis vagas disponíveis priorizará servidores(as) da ANA e as aulas ocorrerão na modalidade on-line, de 12 a 14 de junho, totalizando uma carga de 20 horas. O Comitê enviará o link de participação antes da data de início do treinamento.
O objetivo dessa capacitação é apresentar novas tecnologias e intercâmbio de informações técnicas sobre intervenções e reparos em estruturas de concreto complexas, como no caso de barragens. O curso terá como instrutores José Marques Filho, Walton Pacelli de Andrade e João Bosco Moreira do Carmo, que são especialistas na temática de reparos em estruturas de concreto complexas.
A programação completa do curso está disponível no site do Comitê e abordará quatro grandes temas. Logo no início das atividades, os instrutores apresentarão as características básicas do concreto. Em seguida o tópico será sobre os processos principais de degradação desse tipo de material.
A tomada de decisão para reparo de estruturas de concreto será discutida, assim como os principais tipos de intervenção e escolha do material – sendo esse o assunto mais aprofundado nessa capacitação.
Para mais informações, envie e-mail para: barragens@ana.gov.br.
Segurança de barragens
Segundo a Política Nacional de Segurança de Barragens, a ANA é responsável pela fiscalização das barragens de usos múltiplos da água em corpos hídricos de domínio da União para as quais emite outorga de direito de uso de recursos hídricos – exceto àquelas destinadas à geração hidrelétrica que são fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os órgãos estaduais de recursos hídricos são responsáveis pela fiscalização de barramentos de usos múltiplos da água em rios estaduais, para os quais o órgão estadual é competente para emitir a outorga dessas estruturas.
Para as barragens de acumulação de resíduos industriais, a fiscalização é de competência de órgãos licenciadores federal, estaduais e municipais; dependendo de quem emitiu a licença ambiental. No caso das estruturas para armazenamento de rejeitos de mineração e resíduos nucleares, a fiscalização fica a cargo da Agência Nacional de Mineração (ANM). Para mais informações sobre a PNSB, seus instrumentos e as barragens reguladas, acesse o Portal Cidadão do SNISB.
Texto da estagiária Luíza Valadares com supervisão Raylton Alves
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)?
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)?
(61) 2109-5129/5495/5103?