A preocupação com a qualidade da água subterrânea tem crescido no Brasil

Especialmente no estado de São Paulo, onde a contaminação dos aquíferos aumentou em 28% nos últimos sete anos.


A preocupação com a qualidade da água subterrânea tem crescido no Brasil, especialmente no estado de São Paulo, onde a contaminação dos aquíferos aumentou em 28% nos últimos sete anos. A busca por poços artesianos e as recorrentes crises hídricas têm contribuído para esse cenário preocupante, impulsionando o consumo e a contaminação das reservas subterrâneas.

Nesse contexto, a Clean Environment Brasil, sediada em Valinhos/SP, surge com uma solução: o Amostrador de Difusão Passiva com Dupla Membrana (DMPDB). Esse dispositivo simplifica e torna mais eficiente a coleta de amostras de água subterrânea, sem a necessidade de purga ou bombeamento. Com duas membranas semipermeáveis alinhadas em série, o DMPDB permite a difusão das moléculas contaminantes para dentro do amostrador, garantindo amostras representativas e reduzindo os custos e o tempo gasto no campo.

O especialista de Produtos, Investigação e Remediação da Clean, Fabiano Rodrigues explica os benefícios práticos da utilização do DMPDB: "A aplicação do amostrador DMPDB gera inúmeros benefícios. Além da redução de água contaminada extraída durante os outros processos de amostragem, ele não depende de outros equipamentos ou investimentos, o que reduz os custos adicionais para os usuários."

A aplicação do DMPDB não apenas contribui para os profissionais envolvidos em investigações ambientais, mas também a favor da preservação do meio ambiente e da saúde pública. Com ele, é possível obter amostras mais precisas e seguras, sem o risco de contaminação cruzada por substâncias prejudiciais, como os PFAS.

Diante do aumento da demanda por água subterrânea e dos desafios relacionados à sua qualidade, soluções como o DMPDB da Clean Environment Brasil se destacam como ferramentas essenciais para garantir a sustentabilidade e a segurança hídrica no país.

 Pietra Martins - OQEP <pietra.martins@oqueeupostariamkt.com.br>

Publicidade