ANA disponibiliza o sistema Hidro-Telemetria via internet
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (ASCOM) -
Uma dessas estações monitoradas é a Cais Mauá C6, que fica no rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), e pode ter seus dados acessados
A região Sul vem enfrentando fortes chuvas e enchentes nos últimos dias. Para que a população e órgãos públicos possam acessar os dados mais atualizados de nível e vazão de rios do Sul, assim como informações de chuvas, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) disponibiliza o sistema Hidro-Telemetria tanto via internet quanto pelo aplicativo Hidroweb Mobile para dispositivos Android e iOS. Uma dessas estações monitoradas é a Cais Mauá C6, que fica no rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), e pode ter seus dados acessados clicando aqui. Nesse ponto o Guaíba atingiu 5,16m às 15h deste sábado, 4 de maio– o máximo histórico já registrado na capital gaúcha. Antes deste evento extremo, o maior nível havia sido atingido em 1941: 4,76m.
Em 3 de maio, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico realizou a 1ª Reunião Extraordinária em 2024 da Sala de Crise da Região Sul. Transmitido ao vivo pelo canal da Agência no YouTube, o encontro foi promovido com o objetivo de discutir a situação hidrometeorológica atual do Sul e identificar as perspectivas para os próximos dias no contexto das fortes chuvas e inundações que vêm ocorrendo na região desde o fim de abril sobretudo nas bacias dos rios Jacuí, Taquari, Antas e Uruguai.
Durante a 1ª Reunião Extraordinária, aconteceram apresentações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Também participaram do encontro servidores(as) da ANA, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS), e dos governos estaduais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.