Fazenda Irmãos Garcia destaca-se por sua aposta inovadora na irrigação por gotejamento

Uma tecnologia pioneira trazida ao Brasil pela Netafim


Em meio às vastas extensões agrícolas de Campo Novo dos Parecis (MT), a Fazenda Irmãos Garcia, propriedade de Diogo Garcia, destaca-se por sua aposta inovadora na irrigação por gotejamento, uma tecnologia pioneira trazida ao Brasil pela Netafim. A empresa, líder e pioneira é reconhecida mundialmente por suas soluções em irrigação e tem no caso da fazenda um exemplo palpável do potencial de transformação da agricultura através da inovação e da sustentabilidade.

Diogo Garcia enfrentava o desafio comum a muitos produtores rurais brasileiros: aumentar a produtividade sem expandir a área cultivada, especialmente em um contexto de escassez hídrica no período seco que vai de abril a outubro em sua região. A solução veio através da parceria com a Netafim e a implementação de um sistema de irrigação por gotejamento em 450 hectares dedicados ao cultivo de cana-de-açúcar.

O produtor vê o projeto como uma oportunidade de retribuir à comunidade e aos colaboradores, com a expectativa de que os ganhos financeiros sejam compartilhados, promovendo o desenvolvimento sustentável e a distribuição de renda. “A expectativa é ganhar dinheiro. Já temos certeza de que haverá um bom retorno agronômico e agora buscamos um bom retorno financeiro, que dependerá do mercado de etanol e açúcar. Com esse retorno, pretendemos fazer melhorias para o corpo de funcionários, retribuindo tudo que se ganha também de forma de aprendizado, salário, bonificações... Além da parte ambiental, que já é seguramente conhecida como um benefício da irrigação por gotejamento, queremos também o social”, disse Garcia.

Daniel Pedroso, especialista agronômico da Netafim, detalha que a escolha pela irrigação por gotejamento teve como objetivo a "verticalização da produção", permitindo que a Fazenda Irmãos Garcia cumprisse seus contratos de fornecimento de cana sem necessidade de expandir suas áreas cultiváveis. Além disso, o sistema permitiu ao produtor disponibilizar mais terras para a produção de grãos, sua principal cultura.

A tecnologia específica implementada inclui o sistema de monitoramento e controle de última geração, Grown Sphere, e a de injeção de vinhaça via gotejamento, garantindo não apenas a otimização do uso da água, mas também a incorporação eficiente de nutrientes ao solo.

Os resultados preliminares apontam para um sucesso retumbante, com a produtividade esperada oscilando entre 200 a 250 toneladas por hectare, além de benefícios adicionais como a economia de água e redução de custos operacionais. "Já se comenta que é o canavial mais bonito da região", celebra Pedroso.

Elton Felipe da Silva Santos, operador de sistema de irrigação na Fazenda Irmãos Garcia, destacou a importância de participar do processo de instalação para garantir a efetividade da operação do sistema. “Está sendo gratificante ver o desenvolvimento do canavial irrigado e fertirrigado via sistema de gotejamento. Foi muito importante ter a oportunidade de participar desde a instalação, facilitou a operação dos projetos, podendo ver e entender como cada parte é essencial para o funcionamento. Além de acompanhar, pude presenciar que mesmo em condições atípicas com baixo volume de chuvas por um longo período a área irrigada mostra bom desenvolvimento trazendo expectativa de grande produtividade”, destacou.

A experiência da Fazenda Irmãos Garcia reflete um ciclo virtuoso de sustentabilidade e rentabilidade, onde a inovação tecnológica se traduz em benefícios ambientais e sociais. Com planos de expandir a área de irrigação por gotejamento em mais 200 hectares até 2025, a parceria entre a Fazenda Irmãos Garcia e a Netafim sinaliza um futuro promissor para a agricultura sustentável no Brasil, demonstrando que é possível aliar produtividade e responsabilidade ambiental e social com sucesso econômico.

Mariana Cremasco <mariana.cremasco@alfapress.com.br>

Publicidade