O conceito waterless ganha espaço no agronegócio

Soluções que utilizam menos água estão entre as prioridades das biotechs que buscam produção agrícola mais sustentável


O conceito waterless – ou “menos água”, em tradução literal – surgiu em 2015 na Coreia do Sul, a partir da necessidade de desenvolver produtos cosméticos que utilizassem pouca ou nenhuma água. Com o avanço do impacto das mudanças climáticas e da queda no volume de chuvas, especialmente na Europa, o movimento cresceu no continente e também na América do Norte, e ganhou espaço em outras áreas, como no agronegócio.

De acordo com o FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a agricultura utiliza 70% de todo o volume de água doce consumido no mundo. No Brasil, esse percentual sobe para 72%. Porém, as variações dos períodos de chuva têm impactado cada vez mais a disponibilidade desse recurso. Na Espanha, por exemplo, a seca prolongada afetou a produção de azeite no início de 2023, elevando os preços do produto em todo o mundo. Na região de Barcelona, a falta de chuvas levou autoridades a medidas de racionamento, afetando também o campo. Um levantamento da Kekst CNC feito com 800 produtores agrícolas do Brasil, Austrália, China, Alemanha, Índia, Quênia, Ucrânia e Estados Unidos mostrou que 76% deles estão preocupados com os efeitos futuros das mudanças climáticas para o seu negócio.

“O agronegócio depende das chuvas, cujos padrões foram fortemente afetados pelas mudanças climáticas. Segundo a Conab, a produção de grãos na safra 2023/2024 deve cair 2,4% no país devido às condições adversas causadas pelo El Niño. As variações impactam também na vulnerabilidade a pragas e doenças. Por isso, a busca por soluções para que a produção de alimentos seja mais resistente e utilize menos água é uma das prioridades na biotecnologia aplicada ao setor”, afirma Rafael de Souza, doutor em Biologia Molecular, Genética e Bioinformática, e cofundador da Symbiomics.

A startup é uma das que está investindo na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aplicadas às culturas agrícolas para solucionar o problema da falta de água. Uma dessas soluções são os bioestimulantes, que podem melhorar a saúde e a resiliência vegetal contra seca, calor e outras condições climáticas extremas. Com um pipeline que se baseia no isolamento em larga escala de microrganismos robustos e com características de interesse, selecionados a partir de uma ampla variedade de ambientes, e na utilização de tecnologias de sequenciamento, análise de dados e ferramentas de inteligência artificial, a empresa está focada em desenvolver uma nova geração de biológicos, mais eficiente em promover um impacto direto na resiliência e produtividade vegetal. “Nossas soluções têm um potencial essencial na adaptação das plantas às condições extremas do ambiente, como calor excessivo”, completa.

Karen Villerva <karen.villerva@agenciacasa9.com.br>

Publicidade