Banco Interamericano de Desenvolvimento confirma sua participação na IFAT Brasil

O encontro será promovido no dia 25 de abril e focará no compartilhamento de experiências concretas no desenvolvimento de ferramentas e metodologias


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) confirmou sua participação na IFAT Brasil, Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, marcada entre os dias 24 e 26 de abril, no São Paulo Expo, por meio da realização de um evento para fomentar o Too Good To Waste, iniciativa lançada no final do ano passado para acelerar a implementação de projetos de gestão de resíduos sólidos na América Latina e no Caribe, com o objetivo de mitigar as emissões de metano associadas.

O encontro será promovido no dia 25 de abril e focará no compartilhamento de experiências concretas no desenvolvimento de ferramentas e metodologias para medição, relatórios e verificação (MRV), políticas públicas, soluções sustentáveis e estratégias de financiamento para projetos de gestão de resíduos sólidos, que contribuem para a redução de emissões metano e progresso rumo à economia circular.

Com quatro painéis: “Medição, Relatório e Verificação (MRV) de emissões de metano no setor de resíduos”, “Regulação como instrumento de mitigação do metano no setor de resíduos”, “Soluções sustentáveis para reduzir emissões de resíduos sólidos”, e “Financiamento para mitigação de emissões de metano no setor energético”, a agenda contempla ainda uma palestra de abertura sobre o Too Good To Waste. O evento contará com a participação de dezesseis especialistas nacionais e internacionais ao longo da programaç

Direcionado a profissionais, autoridades governamentais, acadêmicos, empresas, organizações sem fins lucrativos, estudantes e educadores do setor gestão de resíduos, alterações climáticas e finanças, será uma oportunidade única de intercâmbio tecnológico e de conhecimento sobre as transições e avanços para diminuir a contribuição de carbono equivalente na atmosfera através do manuseio de resíduos. Para realizar sua inscrição neste painel, acesse este link.

 A iniciativa Too Good To Waste conta com apoio financeiro do Global Methane Hub e do fundo multidoadores Aquafund e tem o objetivo de ajudar os países da região para mitigar as emissões de metano geradas no setor de resíduos sólidos, resultando em projetos operacionais e sustentáveis na região, e, ao mesmo tempo, contribuindo para alcançar a meta estabelecida pelo Global Methane Pledge (GMP), que é de diminuir, em pelo menos, 30% as emissões de metano até 2030.

Dessa forma, o BID pretende financiar projetos de operações de resíduos sólidos ligados a três segmentos: metodologias e pilotos tecnológicos para melhorar a medição e a rastreabilidade; estudos de viabilidade e planos de negócios para dimensionar ações subnacionais e, ao mesmo tempo, mobilizar recursos financeiros; e geração e disseminação de conhecimento, acesso à informação e participação comunitária. Um aspecto fundamental é destacar a ligação entre a transição para uma economia circular na gestão de resíduos e a mitigação dos impactos das alterações climáticas.

A agenda do Congresso contará com uma série de eventos de conteúdo, como o painel do Governo Federal, organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que tratará da regularização do mercado de saneamento e da organização de blocos regionais de universalização. Também serão abordadas as frentes de financiamento e projetos para implementação de tecnologias ambientais.

Ainda na área de conteúdo, o Congresso Internacional IFAT Brasil presença de grandes players, como ABCP, ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Rio Grande do Sul), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABIOGÁS (Associação Brasileira do Biogás), ABREMA (Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Meio Ambiente), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), AHK do Brasil (Câmara Brasil-Alemanha), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Instituto Trata Brasil, ISLE Utilities, ISWA, German Water Partnership entre outros parceiros nacionais e internacionais.  

Outra atração do evento será o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. Já o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora homenageará as tecnologias mais inovadoras no setor.

A IFAT Brasil será o principal ponto de encontro do setor de saneamento, conectando indústria, compradores, fornecedores de serviços, representantes do governo e do sistema financeiro. A feira apresentará as principais novidades do mercado de água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos, em mais de 10 mil m² de exposição. O credenciamento para visitantes é gratuito e obrigatório para entrada no evento: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento

Serviço:
IFAT Brasil - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos
Data: 24 a 26 de abril de 2024
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP
Informações: https://ifatbrasil.com.br
Credenciamento online: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento

 

Elizabeth Melo (Mecânica Comunicação Estratégica) <elizabeth@meccanica.com.br>

Publicidade