Gemü do Brasil apresentar soluções para o tratamento de água na IFAT Brasil 2024

Indústria alemã com unidade no Paraná investe em produtos que ajudam no processo de tratamento e distribuição de água


Mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e quase 100 milhões ainda não usufruem dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, conforme informações do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), de 2021. Os dados mostram que após mais de 3 anos da aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026), em 15 de julho de 2020, o país encontra-se distante das metas de atender 99% da população com serviços de água potável e, ao menos, 90% dos habitantes com coleta e tratamento de esgoto. O objetivo do marco legal é diminuir consideravelmente o número de pessoas que não têm acesso a saneamento básico no país.

Enquanto se discutem políticas públicas para alcançar essas metas, a Gemü, indústria que é referência na fabricação de válvulas industriais, com sede em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, oferece ao mercado produtos que podem ajudar a evitar o desperdício de água e os vazamentos de produtos químicos que prejudiquem o meio ambiente.

São alguns desses produtos que vão ser apresentados durante a IFAT Brasil que acontece de 24 a 26 de abril, em São Paulo.

Segundo Herbert Kottke, executivo de vendas responsável pelos clientes de tratamento de água da Gemü, quem visitar o estande da empresa na IFAT, vai ter acesso a essas válvulas.

“Entre os produtos que vamos levar para São Paulo estão as válvulas diafragmas para fluidos com particulados ou corrosivos, como lodo por exemplo, bem como as válvulas borboletas com características únicas. Tem ainda as válvulas plásticas, apropriadas para dosagem de produtos químicos”, explica o executivo de vendas.

O objetivo da Gemü durante o evento é demonstrar os produtos de altíssima qualidade, com baixa manutenção e características inovadoras, que garantem uma longa vida útil e sem possibilidades de vazamento ou ocorrências que possam produzir a contaminação do meio ambiente, riscos às pessoas ou desperdícios.

Segundo o especialista, outra tendência que tem sido muito utilizada pela indústria 4.0 e que vai ser levada pela Gemü para a IFAT Brasil, é a parte de válvulas automáticas com sistemas pneumáticos ou elétricos que podemos controlar abertura e posição das válvulas. 

“São válvulas que não dependem do acionamento do operador para abrir e fechar e que garantem um processo mais confiável”, explica Herbert Kottke. 

Vanessa Brollo - Smartcom Brollo - Smartcom <vanessa.brollo@smartcom.net.br>

Publicidade