Começou o Water Loss 2024 – o 12th International Conference and Exhibition of IWA’s Water Loss Specialist Group

O evento, um dos mais importantes do mundo, começou neste domingo (14), em San Sebastian, com presença de mais de 40 brasileiros


Começou neste domingo, 14 de abril, em San Sebastian, na Espanha, o Water Loss 2024 – o 12th International Conference and Exhibition of IWA’s Water Loss Specialist Group. Realizado pela International Water Association (IWA), o evento acontece até quarta (17), com participação de mais de 40 brasileiros. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES (entidade-membro da IWA) marcará presença representada pelo presidente Alceu Guérios Bittencourt; o presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, a coordenadora da Brazil Water Week e da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES, Marisa Guimarães, a coordenadora adjunta da BWW e diretora da ABES-SP, Juliana Dutra, o diretor da seção, Carlos Berenhauser, e outros membros da entidade.

O Brasil (Rio de Janeiro) é o país candidato a sede do Water Loss 2026. A candidatura foi apresentada pela ABES e o resultado será anunciado na edição deste ano de 2024.

A participação dos brasileiros é resultado do trabalho da ABES, que incentivou profissionais e organizações do país a participar do congresso, que é um dos mais importantes do mundo, reunindo os maiores especialistas de todo o planeta. Com o mais elevado nível técnico, o evento oferece aos profissionais uma valiosa oportunidade de adquirir mais conhecimento e acesso a novas tecnologias para o combate às perdas na rede de distribuição de água, além de ampliar internacionalmente a rede de contatos.

“A ABES está muito animada com a perspectiva de 2026. Conseguimos juntar mais de quarenta brasileiros que estarão lá no evento do Water Loss, em San Sebastian, e o conteúdo programático está excelente. Acho que foi um excelente movimento da ABES se candidatar a trazer o Water Loss 26 para o Brasil”, destaca Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP.

ABES leva Jovem Profissional do Saneamento à Espanha

No início do ano, a ABES realizou um concurso e premiou os três melhores artigos técnicos escritos por Jovens Profissionais do Saneamento – JPS. Gabriela Cardoso conquistou o primeiro lugar e ganhou uma viagem para participar do IWA Water Loss.

A jovem comenta as expectativas para a nova experiência. “Esta será a minha primeira viagem internacional, então gostaria de agradecer desde já à ABES por tornar este sonho possível”, celebra Gabriela. Sobre o Congresso, a participante diz que “vai ser muito bom assistir às palestras que trazem novas experiências, as dificuldades e as inovações também de diferentes países, além de fazer o networking. Pretendo trazer então um novo modo de pensar essas novas ideias para o Brasil e contribuir com a redução de perdas e a melhora na gestão dos sistemas de abastecimento no nosso país também”, frisa Gabriela. “A cidade de San Sebastián é linda, então eu quero aproveitar para turistar um pouquinho também. Então, convido a acompanhar as redes sociais da ABES. Vou trazer alguns conteúdos para mostrar um pouco desta viagem. Muito obrigada, ABES e até San Sebastián”, conclui a jovem profissional.

Publicidade