Verdera inaugura sua nova unidade de processamento de resíduos em Itaperuçu
Fleishman -
A nova estrutura também amplia a prática da economia circular na região, possibilitando o tratamento de uma variedade maior de resíduos não recicláveis
A Verdera, unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos, inaugura nesta terça-feira (9) sua nova unidade de processamento de resíduos em Itaperuçu, no Paraná. O local irá receber resíduos que não podem ser reciclados e prepará-los para destinação por meio da tecnologia do coprocessamento. A nova unidade tem capacidade de processar 48 mil toneladas de resíduos por ano, quase o triplo da atual capacidade instalada no Paraná de 17 mil toneladas de resíduos por ano.
Com área de 4,4 mil metros quadrados, a unidade de processamento é equipada com triturador de resíduos de última geração que permitirá a Verdera tratar para destinação sustentável novos tipos de materiais não recicláveis, como móveis, produtos paletizados e resíduos armazenados em tambores. Além do novo maquinário, o espaço também está equipado com um laboratório de análise e controle de resíduos exclusivo e um avançado sistema de prevenção contra incêndio, que detecta gases antes da formação da chama e realiza o combate automático com água pressurizada.
“O lançamento da unidade Verdera amplia nosso apoio as indústrias, as empresas e as cidades do Paraná na prática do conceito de economia circular ao dar um novo valor para os resíduos por meio de uma destinação ambientalmente correta e segura. Atualmente, diversos setores da economia já têm optado por esse tipo de destinação sustentável, como o agrícola, químico, alimentício, automobilístico, papel e celulose, assim como estabelecimentos comerciais e governos”, afirma Eduardo Porciuncula, gerente geral da Verdera.