Brazil Water Week é o mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no país

A BWW reúne profissionais de várias partes do mundo com as comunidades acadêmica e técnica do país, possibilitando a troca de experiências


Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a Brazil Water Week (BWW 2024) – Semana da Água no Brasil, que será realizada de 3 a 7 de junho, em plataforma digital exclusiva e interativa, é o mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no país. Esta é a quarta edição da realização e traz como tema central “Água e Saneamento para o desenvolvimento sustentável”.

A BWW reúne profissionais de várias partes do mundo com as comunidades acadêmica e técnica do país, possibilitando a troca de experiências, trazendo conhecimento relevante de outras realidades e divulgando internacionalmente as melhores práticas brasileiras.

Na plataforma do BWW 2024, durante os cinco dias serão realizadas 20 sessões de discussão, além das sessões especiais, nas semanas que antecederam o evento. Os participantes inscritos terão acesso a uma programação exclusiva voltada para compartilhar trocas de experiências nacionais e internacionais sobre oito grandes temas: Inclusão social e acesso universal; Tratamento de esgotos/ETEs sustentáveis; Economia circular e Soluções Baseadas na Natureza; Regulação; Gestão Eficiente; Cooperação Internacional; Financiamento do setor de Saneamento; Meio Ambiente, Mudança Climática e Segurança Hídrica. 

O Tema 5 – Gestão Eficiente, coordenado por Luiz Pladevall, presidente da ABES Seção São Paulo e sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções, abrange uma questão que vem se tornando fundamental dentro dos operadores de sistemas de abastecimento de água no Brasil, pois o Novo Marco do Saneamento traz dentro das suas premissas que a busca da eficiência operacional, a partir de um gerenciamento eficiente, está entre as prioridades das empresas que trabalham com saneamento em seus diversos aspectos.

O coordenador destaca que a temática da eficiência operacional, abordada na edição 2022 da BWW, permanece relevante, pois, neste período, pouco se evoluiu, sendo que as metas deverão ser alcançadas até 2034. “Por isso, voltar a discutir esse tema é fundamental para que este evento de 2024 contribua com novos conhecimentos que possam acelerar a eficiência dos sistemas atuais”, pontua.

Na entrevista, Pladevall enfatiza as ações para a redução de perdas de água nos sistemas e algumas das experiências internacionais que vão contribuir com a discussão nesta edição. Confira! 

Portal ABES Notícias – Qual a importância de promover um evento como a Brazil Water Week em meio aos desafios que temos enfrentado atualmente no Brasil, como a crise hídrica e os impactos das mudanças do clima nas cidades, os quais se relacionam diretamente ao contexto da Água e Saneamento?

Luiz Pladevall – A Brazil Water Week já virou uma marca de referência como evento internacional online, principalmente porque traz nos temas e sessões nos quais são abordados toda a gama de informações do que está mais atual no mundo. Nossos coordenadores, a exemplo de mim, que coordeno o Tema 5, buscam informações com todos os players e participantes de eventos do mundo para trazer o que há de mais novo e atual em relação às tecnologias, aos planejamentos, ações que estão sendo feitas para combater as crises hídricas e também o que está sendo executado no mundo para combater os impactos das mudanças climáticas. Este fórum de discussão é fundamental para contribuir para que consigamos ter em mente o que fazer para avançar nas soluções para problemas que teremos ao longo do Século 21.

Portal ABES Notícias – Por que é importante abordar o tema “Gestão Eficiente” num evento como o Brazil Water Week?

Luiz Pladevall – O tema Gestão Eficiente tem uma abordagem muito focada em olhar o que nós podemos fazer para melhorar a gestão dos sistemas e, principalmente, no combate à redução de perdas. Isso é importante porque quando melhoramos a eficiência operacional reduzimos as perdas dos sistemas. Se isso ocorrer, primeiramente diminuímos a necessidade de captar água bruta, então, se precisamos ter menos água diminuímos também o quanto extraímos no meio ambiente. Depois, toda a água tem que ser tratada e todo processo de tratamento consome produto químico, que representa custos; essa atividade também consome energia elétrica e necessita de mão de obra para fazer as operações diárias dentro do tratamento. Portanto, com a gestão eficiente é possível ter uma redução de despesas na produção da água tratada. Além disso, é importante ressaltar que quando reduzimos a perda final, acabamos melhorando a qualidade do sistema de abastecimento. Assim, se temos uma gestão eficiente temos a melhora da qualidade da operação desse sistema, então, este tema é fundamental e muito atual. Isso está sendo discutido no mundo inteiro e nós temos também um desafio no Brasil, reduzir as perdas de água até o início de 2034 para o patamar de 25%. Hoje o índice médio é de 40%. Nós temos que, em 10 anos, tentar reduzir 15% para atingir as metas preconizadas na Portaria 490 do Ministério das Cidades. O painel vem, desta forma, nesta edição do BWW 2024, para colaborar com os operadores para que consigamos atingir essa meta.

Portal ABES Notícias – A visão internacional que a Brazil Water Week traz pode ajudar os profissionais que atuam com este tema para o aprimoramento dos seus trabalhos no setor?

Luiz Pladevall – Com certeza esse é o diferencial da BWW. O profissional não precisa sair da sua sala para ir conhecer um case de países do Oriente Médio, da Asia, ou da Europa, por exemplo. Nós, coordenadores dos painéis da BWW, buscamos trazer esses cases para a sala das pessoas e, além disso, com uma discussão dos melhores profissionais do Brasil, extremamente gabaritados que estão coordenando os temas e os painéis neste ano de 2024. Considero que o resultado direto do evento é o aprimoramento da mão de obra que trabalha no setor.

Portal ABES Notícias – O que está sendo programado para apresentação deste tema na BWW 2024? Quais são os objetivos, abordagens especiais, especialistas convidados, contribuições que serão dadas para o setor, entre outras informações?

Luiz Pladevall – Estamos com dez profissionais do Brasil discutindo a preparação do programa. Nós teremos dois painéis do tema Gestão Eficiente, nos quais estamos buscando focar a abordagem, principalmente, nos temas que estamos vendo como os mais relevantes na atualidade. Para um deles já temos um especialista confirmado, o Alan Wyatt, que vai discutir um tema que é muito importante: “Nível Econômico de Perdas (NEP)”. Trata-se de uma metodologia utilizada para definir até quando devemos investir num sistema que economicamente é viável para a redução das perdas. Outro tema que vamos trazer é uma novidade que está vindo para o mercado, uma tecnologia israelense, que é a detecção de vazamentos através de imagens de satélite.

Portal ABES Notícias – Poderia destacar um diferencial que será apresentado neste tema em relação à edição de 2022?

Luiz Pladevall – Um dos diferenciais é que diminuímos o número de palestrantes por painel. Na edição anterior tínhamos quatro e nesta edição serão três para que tenhamos mais tempo para o debate e para atender às perguntas do público que assistirá ao vivo. O objetivo é proporcionar mais tempo para que os participantes interajam com os nossos palestrantes. E também o grupo que está organizando é um pouco diferente, pois temos a participação de outros profissionais, com outras visões e com isso o resultado final vai ser diferente de 2022.

Portal ABES Notícias – Quais são as suas expectativas para a edição da BWW este ano?

Luiz Pladevall – São as melhores possíveis. Os painéis estão ficando excelentes. Estamos trazendo muitas novidades. Vai ser um ótimo evento. Não percam!

Publicidade