Netafim destaca-se na FEMAGRI 2024

Para a Netafim, a participação na FEMAGRI foi mais do que estratégica, foi uma oportunidade de fortalecer laços com parceiros e apresentar suas mais


Aconteceu entre os dias 20 e 22 de março a aguardada FEMAGRI 2024 (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), organizada pela Cooxupé, em Guaxupé, Minas Gerais. O evento, que já é uma referência nacional para o setor cafeeiro, reuniu produtores, fornecedores e especialistas em uma atmosfera de negócios e troca de conhecimentos. Entre as empresas participantes, destacou-se a presença da Netafim, líder mundial em soluções para irrigação.

Para a Netafim, a participação na FEMAGRI foi mais do que estratégica, foi uma oportunidade de fortalecer laços com parceiros e apresentar suas mais recentes inovações aos cooperados e visitantes. Rafael Gonzaga, especialista agronômico da Netafim, destacou a importância da feira como um espaço para intercâmbio de conhecimento e promoção de soluções que visam aumentar a produtividade e a eficiência no campo.

Ele ressaltou a presença significativa de produtores e cooperados, que superou até mesmo as expectativas da Cooxupé, que esperava cerca de 10 mil cooperados. Para a Netafim, a feira representou um espaço crucial para fortalecer a parceria com a Coxupé e distribuidores. A empresa teve dois espaços distintos na feira: um estande e uma área demonstrativa na "Fazendinha", onde realizaram diversas demonstrações, incluindo projetos de irrigação funcional.

No espaço de irrigação, foram apresentados projetos de irrigação para café adulto e recém-plantado, demonstrando diferentes técnicas de implementação do sistema: irrigação superficial e gotejo enterrado. Essa área foi fundamental para atender diversos perfis de cooperados, e de não cooperados, interessados em conhecer a tecnologia de irrigação.

Outro destaque foi a divulgação de tecnologias de monitoramento e manejo, como o uso de tensiômetros automáticos e o medidor de umidade NetaCap. “Na área demonstrativa conseguimos destacar monitoramento automático, gotejo enterrado e superficial, ganho em produtividade e a técnica de irrigação por gotejamento por si só. Além disso evidenciar os benefícios da irrigação bem manejada na cafeicultura do sul de Minas, com base em dados concretos de experimentos realizados pelo Procafé ao longo de 17 anos, com ganhos médios de 30% em produtividade”, contou Gonzaga.

Durante o evento, a Netafim, além de expor suas soluções, dividiu o espaço de seu estande com os distribuidores parceiros na região: Bolsa Irriga, Inovar, Irrigasul e Terra Café. Essas parcerias são fundamentais para oferecer suporte completo aos agricultores, fornecendo soluções personalizadas e acompanhamento técnico especializado.

Leandro Mangili, da Bolsa Irriga, elogiou a estrutura, destacando que "o estande ficou muito bom, conseguindo agregar e ao mesmo tempo permitindo que cada distribuidor tivesse privacidade para reuniões com seus clientes". Já Leidiane Portugal, da Terra Café, ressaltou a organização da feira e o interesse dos visitantes em questões técnicas, como tempo de irrigação e profundidade dos tubos. Lucas Gonçalves, da Inovar, enfatizou a comodidade proporcionada pelo modelo de parceria entre Netafim e distribuidor, mencionando que foi "totalmente confortável tanto para os distribuidores quanto para os visitantes, com excelente visibilidade". Enquanto isso, Leandro Gonçalves, da Irrigasul, destacou o potencial de negócios da feira e aprovou o modelo de estande compartilhado, revelando que fecharam 5 negócios durante o evento.

O especialista Rafael Gonzaga contou ainda que muitos cafeicultores da região não conheciam a irrigação por gotejamento. “No estande gravamos um vídeo com o Guy Carvalho, importante consultor e influenciador, que atestou a eficiência dos produtos e apresentou os benefícios deles. Foi uma oportunidade de apresentar nossa solução, fechar negócios, prospectar diversos outros e reforçar de forma muito sólida a parceria Cooxupé, Netafim e Distribuidores”, comemorou.

A FEMAGRI, criada em 1997 pela Cooxupé, tem se consolidado como um ponto de encontro fundamental para o setor cafeeiro, proporcionando oportunidades únicas de negócios e networking. Já a Netafim, com sua trajetória de quase 60 anos de liderança em soluções para irrigação, reafirma seu compromisso com a cafeicultura brasileira, oferecendo tecnologia de ponta e parcerias sólidas para impulsionar o desenvolvimento do campo.

Mariana Cremasco <mariana.cremasco@alfapress.com.br>

Publicidade