Dióxido de Cloro atua de maneira segura e eficiente no Tratamento de efluentes

Solução age como desinfetante e oxidante, com eficiência comprovada no tratamento de águas residuais


Os efluentes são resíduos produzidos por indústrias, atividades agrícolas ou ambientes domésticos (os esgotos), que, se forem descartados de forma inadequada, podem alterar a qualidade da água e do ar, causando a degradação do meio ambiente.

De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, apenas 52,2% dos efluentes domésticos são tratados no país. E mais: somente 27 das 100 maiores cidades brasileiras tratam mais de 80% dos esgotos.

É diante deste cenário que as tecnologias capazes de contribuir de forma segura e eficaz para a desinfecção dos efluentes ganham destaque. “O Dióxido de Cloro é uma solução produzida pela ativação do Clorito de Sódio com um agente oxidante ou uma fonte ácida. Ele é e considerado um microbiocida de amplo espectro, com eficiência comprovada no tratamento de águas residuais, que age como desinfetante e oxidante”, explica Lucas Donato, gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes.

O especialista destaca que o Dióxido de Cloro é tão eficaz quanto o cloro na destruição de coliformes em efluentes de águas residuárias, porém é ainda eficiente no tratamento de vírus encontrados em efluentes secundários.

“A solução também age de forma efetiva contra outras bactérias infecciosas, como Staphylococcus aureus e Salmonella”, pontua. “O Dióxido de Cloro é um desinfetante eficaz que inativa ou elimina microrganismos, como coliformes, organismos heterotróficos e bactérias Legionella, garantindo a desinfecção adequada em diversos ambientes. Ele atende aos níveis específicos exigidos para morte ou inativação de uma enorme relação de microrganismos, protegendo a saúde humana.”, acrescenta.

Outras vantagens

O Dióxido de Cloro é um produto extremamente versátil e de grande atuação, seja no tratamento de águas para consumo humano, na fase de pré-oxidação ou no tratamento de efluentes. Possui ainda vantagens como:

  • Não é reativo com amônia e a maioria dos compostos contendo nitrogênio e, portanto, é eficaz em doses mais baixas do que o cloro;
  • Pode ser encontrado nas versões líquida, em pó e gasosa (gerada in-loco);
  • Destrói fenólicos, cianetos simples e sulfetos por oxidação;
  • Para o controle do odor, oxida os sulfetos sem a formação de enxofre coloidal;
  • Pode ser utilizado para oxidar compostos de ferro e manganês.

 

Lícia Assunção <licia@image360.com.br>

Publicidade