A colaboração de todos na manutenção das estruturas do saneamento minimiza transtornos

Mesmo com trabalho preventivo realizado nas redes de esgoto e drenagem, manutenção para evitar transtornos também envolve a colaboração da população


Nos períodos chuvosos, em que as vias estão sujeitas a alagamentos, o trabalho dos agentes que garantem o plano funcionamento do saneamento ganha ainda mais importância. Porém, um sinal de alerta também aparece: a necessidade da colaboração de todos na manutenção das estruturas para minimizar transtornos. Atitudes como ligação correta às redes e descarte correto de resíduos são aliados fundamentais para evitar transtornos e têm influência direta no escoamento. 

Há muitas diferenças entre as redes que fazem a coleta de esgoto das residências e as que têm por função a drenagem da água da chuva, por exemplo. Afinal, a rede exclusiva operada pela concessionária BRK, é projetada para recolher apenas o esgoto que escoa pelos ralos e vasos sanitários dos imóveis, enquanto as galerias pluviais, geridas pela prefeitura, que são projetadas e construídas com capacidade superior, drenam somente as águas da chuva para evitar alagamentos, mas não há tratamento antes da volta aos rios, lagos e mares.

Porém, para que o escoamento seja eficiente, o esgoto e as águas das chuvas não devem se misturar e as redes não podem estar obstruídas. Aí entra o protagonismo da população, pois quando essa separação não é respeitada, há possibilidade de vazamentos e retornos de esgoto para as residências, assim como o descarte irregular do efluente pelas galerias pluviais. A colaboração está também em, por exemplo, não jogar lixo pelos ralos, vasos sanitários ou em via pública, assim como não o deixar na rua nos dias em que o recolhimento não está programado. Os chamados “entulhos” também são inimigos quando deixados em qualquer local, podendo ser arrastados para os bueiros, redes e galerias, obstruindo a passagem do esgoto e da chuva, provocando vazamentos e pontos de alagamento.

Trabalho preventivo

A Prefeitura de Macaé-RJ, por meio de uma força-tarefa, vem atuando em diversas frentes de trabalho para a limpeza e manutenção em vários pontos do município. É o caso dos mutirões realizados em bairros como Mirante da Lagoa e Lagomar, para capina e roçagem, além da remoção de entulhos e limpeza de terrenos baldios e das estratégias para o escoamento das águas nas localidades atingidas pelas fortes chuvas da sexta-feira (22) e do sábado (23). A cidade passa ainda por obras de macrodrenagem, que está na etapa de instalação de linhas de recalque e de mais duas bombas que, após a conclusão das obras e testes, permitirão a vazão de 22 metros cúbicos por segundo, o que equivale a 22 caixas d’água de mil litros.

As obras para ampliação do sistema de esgotamento sanitário, realizadas pela BRK, também estão avançando. Na programação desta semana (válida até o dia 28 de março), estão previstas intervenções em vias dos bairros Pecado, Imbetiba e Aroeira. Além disso, somente no ano de 2023, com o trabalho de inspeção das redes realizados pela concessionária, o peso total de resíduos retirados por meio de gradeamento ultrapassou 325 toneladas, chegando a uma média de quase 30 toneladas de resíduos retirados por mês. Entre os materiais mais encontrados neste caso estão o fio dental, papel, cotonetes, absorventes e preservativos, além da gordura proveniente do descarte do óleo de cozinha pelos ralos das pias.

- O descarte incorreto de resíduos impacta diretamente no saneamento e é uma ameaça ao meio ambiente. Este lixo, que muitos consideram não gerar problemas, impede o escoamento adequado nas redes e galerias e traz consequências. Portanto, para evitar transtornos, é necessário que todos repensem alguns hábitos e colaborem fazendo a sua parte - explica Renato Miranda, gerente de Operações da BRK em Macaé.

Saneamento Básico

Direito garantido pela Constituição Federal e que têm suas diretrizes nacionais instituídas pela Lei nº. 11.445/2007 e pelo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), o saneamento básico é um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômicas de uma cidade. Entre eles, o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a drenagem de águas pluviais (águas das chuvas). É um ciclo que tem início na captação em reservatórios de água, onde acontece o tratamento e distribuição aos imóveis e indústrias. Após o consumo, o efluente é coletado pelo sistema de esgoto e direcionando para tratamento. E esse ciclo tem conclusão quando o esgoto é devolvido limpo ao meio ambiente.

Em meio a este ciclo, outros elementos que compõem o saneamento básico são fundamentais: a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos, que são originários de atividades domésticas nas residências, além da varrição e limpeza urbana.

Contato com a BRK

Neste período, para dúvidas e solicitações com relação às ocorrências ligadas ao sistema exclusivo de esgoto, a BRK disponibiliza os telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023 (Plantão Social), além do e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.

É importante ressaltar que as equipes da Defesa Civil estão monitoramento a situação das chuvas em Macaé, em caso de emergências, deve ser acionada pelo telefone 199 ou por mensagem via WhatsApp pelo número (22) 99103-4275.

Carlos Vinicius Fernandes Alves <cvinicius@brkambiental.com.br>

Publicidade