Plataforma da Elipse Software permite que o SEMAE controle remotamente sete estações elevatórias e duas ETEs

Também conta com cinco casas de bombas para contenção de cheias, além de cinco estações de tratamento e 19 elevatórias de esgotos.


O Serviço Municipal de Água e Esgotos (SEMAE) é responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em São Leopoldo, cidade da Grande Porto Alegre. Possui uma estação de tratamento de água, 37 reservatórios e 25 elevatórias de água tratada, atendendo mais de 230.914 habitantes. Também conta com cinco casas de bombas para contenção de cheias, além de cinco estações de tratamento e 19 elevatórias de esgotos.

Em novembro de 2023, o SEMAE decidiu modernizar seu Centro de Controle e Operação (CCO) que, hoje, usa o Elipse E3 para supervisão e controle de sete estações elevatórias e duas de tratamento de esgoto. A grande facilidade com que permite realizar ajustes, melhorias e expansões foi o fator determinante para a escolha da plataforma da Elipse Software.

Com matriz sediada em Porto Alegre, a Elipse é a empresa líder nacional no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento remoto e em tempo real de processos ligados aos mais variados segmentos, entre eles o de saneamento. Importante salientar a participação da Alfacomp, responsável pela implementação e customização desta aplicação.

Solução

Como já foi mencionado anteriormente, o Elipse E3 permite que o SEMAE controle remotamente e em tempo real um total de sete estações elevatórias e duas de tratamento de esgoto em São Leopoldo. Para isso ser possível, há todo um sistema de automação que utiliza diferentes equipamentos e tecnologias IoT. Junto a cada estação monitorada (estações remotas), por exemplo, há um CLP e uma IHM instalados com entrada para um chip de celular 3G e 4G.

Via a Internet disponibilizada pelo chip, a IHM envia os dados do CLP a um servidor na nuvem (broker). Na sequência, o software da Elipse coleta estes dados no broker, enviando aqueles de maior importância e de forma organizada, assim como seus comandos, de volta à IHM. Já no novo CCO, toda esta troca de informações se dá pela Intranet do SEMAE.

Uma vez inserido nesta arquitetura de automação, o Elipse E3 permite que as equipes de operação do SEMAE supervisionem remotamente e em tempo real os níveis, vazões, pressões, tensões e correntes mensuradas e registradas pelos CLPs dos painéis de telemetria instalados em cada estação remota.

Na mesma tela, o Elipse E3 permite monitorar ou resetar o tempo, em horas, de operação das motobombas, informando também se alguma delas está com defeito, sob manutenção ou funcionando normalmente. Além disso, possibilita visualizar e ajustar as configurações padrões destes equipamentos que foram definidas para as tensões, correntes e pressões de bombeamento.

O Elipse E3 ainda permite monitorar os valores mensurados pelos macromedidores de vazão do sistema junto às Estações de Tratamento de Esgotos do SEMAE, facilitando, com isso, a análise e tomada de decisão durante a operação.

O Elipse E3 também emite relatórios dos eventos, históricos e alarmes assinalados no período desejado pelo usuário. Em relação aos alarmes, caso algum valor definido na configuração padrão não esteja sendo respeitado, o software alerta os operadores via um sinal visual e sonoro na tela.

Por fim, o Elipse E3 permite que esta mesma análise de desempenho das unidades seja realizada sob a forma de gráficos. Vale salientar que tanto os relatórios quanto os gráficos podem ser exportados para PDF ou Excel, sendo instrumentos de extrema valia junto às auditorias de fiscalização.

Benefícios

Confira os principais benefícios proporcionados pelo Elipse E3 ao SEMAE:

  • Melhora no monitoramento: acompanhamento em tempo real do sistema de abastecimento de efluentes.
  • Maior precisão: históricos gráficos de acompanhamento com registros, a cada minuto, dos alarmes e eventos.
  • Agilidade na identificação de falhas e inconsistências: maior controle dos níveis nos reservatórios, menos interrupções de energia, menos falhas nos conjuntos motobombas, menos problemas com as pressões e vazões de bombeamento.
  • Aceleração dos processos: comandos de operação remoto, sendo necessário ir in loco, junto às estações do sistema, apenas para executar alguns poucos ajustes e manutenções.
  • Alarmes de falhas: maior agilidade e facilidade na verificação de problemas no sistema.
  • Programação personalizada: ajuste dos setpoints de grandezas elétricas, como sobretensão, subtensão, sobrecorrente, subcorrente e frequência.
  • Redução de custos: menos gastos com água, energia e gasolina, uma vez que, via o controle remoto, não é mais necessário deslocar equipes de manutenção às estações para monitorá-las.

Ficha Técnica

Cliente: SEMAE São Leopoldo

Integrador: Alfacomp

Pacote Elipse: Elipse E3

Plataforma: Windows 10 pro

Número de cópias: 3

Pontos de I/O: 203

Drivers: MQTT

Augusto Ribeiro Mendes Filho (Elipse Software) <augusto@elipse.com.br>

Publicidade