Imerys apresenta solução Sewpercoat contra corrosão biogênica em sistema de esgoto

Com moderação do diretor de Polos da Associação, Eduardo Bronzatti Morelli, a palestra foi ministrada pela engenheira Andressa Caroline de Assunção Rego


Na última sexta-feira, 15 de março, a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) promoveu mais uma edição do seu tradicional “Momentos de Tecnologia”, com transmissão pelo YouTube. O evento online foi com a empresa Imerys, representada pela engenheira Andressa Caroline de Assunção Rego, gerente de Assistência Técnica para infraestrutura e construção civil.

Com moderação do diretor de Polos da AESabesp, Eduardo Bronzatti Morelli, a especialista abordou o tema “Sewpercoat: a barreira definitiva contra a corrosão biogênica de poços de visita e estações elevatórias de esgoto.

No início, Andressa apresentou a Imerys, que é uma empresa de origem européia com mais de cem anos de experiência. É líder mundial em soluções minerais, inventora do cimento aluminato de cálcio e possui a patente Ciment Fondu. A Imerys realiza testes que envolvem argamassa para revestimentos e produtos voltados para o saneamento. 

A engenheira explicou que o problema crônico do sistema de esgoto é a degradação do concreto por ácido sulfúrico biogênico e apresentou algumas das soluções da Imerys, como revestimento inerte, painéis GRFC (concreto reforçado com fibra de vidro) e outros revestimentos à base de polímeros. 

O destaque de sua apresentação foi a solução Sewpercoat, que é uma argamassa composta por cimento de cálcio aluminato e agregado de aluminato de cálcio fabricado, desenvolvida especialmente contra a corrosão biogênica em sistemas de tratamento de esgoto. Além disso, Andressa falou sobre o estudo do French Institute of Science and Technology for Transport, Development and Networks (IFSTTAR) em uma estação de tratamento de esgoto de Arcachon, na França, que apontou superioridade no uso da Sewpercoat, comparada ao uso do concreto tradicional. 

A palestrante também deu exemplos de referência da solução, que foi utilizada no saneamento das cidades da Flórida e da Virgínia, nos Estados Unidos.

Para assistir à transmissão completa, no canal da AESabesp no YouTube, clique aqui.

O próximo encontro da Imerys será em 27 de março, de forma presencial, no Polo AESabesp Botucatu. Exclusivo para associados. Participe!

Publicidade