Ambipar Environment foi um dos destaques da Environmental Finance's Voluntary Carbon Market Rankings

Os projetos de conservação e restauração de florestas para a produção de créditos de carbono da Ambipar Environment impactam mais de 2,2 milhões


A Ambipar Environment foi um dos destaques deste ano da Environmental Finance's Voluntary Carbon Market Rankings, o principal prêmio internacional do mercado voluntário de carbono. A empresa, pertencente à Ambipar Group, ficou em segundo lugar (Runner Up) em duas das três categorias das quais participou.

Foram elas: Melhor Desenvolvedora de Projetos Florestais do Mundo e Melhor Projeto de Carbono do Mundo, com o Projeto REDD+ Manoa.

Os projetos de conservação e restauração de florestas para a produção de créditos de carbono da Ambipar Environment impactam mais de 2,2 milhões de hectares nos biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal.

Só no último ano, esses projetos foram responsáveis pela redução e sequestro de mais de 4,7 milhões de toneladas de CO2e da atmosfera, cerca de 43% a mais que em 2021.

O Projeto REDD+ Manoa, por exemplo, está localizado no município de Cujubim, no estado de Rondônia, uma das regiões com maior pressão por desmatamento no mundo.

Desde o ano de 2017 a maior parte das propriedades no entorno da Fazenda vem perdendo suas áreas florestais para atividades pecuárias e agrícolas, principalmente a sojicultura. A área do Projeto REDD+ Manoa é uma exceção e tem se mantido praticamente intacta ao longo dos anos.

Por conta dessa condição particular, o Projeto REDD+ Manoa tornou-se um refúgio para mais de 780 espécies de fauna da região. São animais que fugiram do desmatamento nas propriedades vizinhas e que encontraram, na área do projeto, um lugar seguro para viver e se multiplicar.

Refúgio de onças pintadas, o Projeto REDD+ Manoa conserva uma área total de 74 mil hectares, e só no ano passado, reduziu mais de 270 mil toneladas de CO2e.

Além disso, os projetos da Ambipar Environment impedem que a floresta vire pasto e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, obtendo renda e mantendo a floresta em pé, protegendo mananciais e a biodiversidade.

“Ser selecionado entre os projetos de crédito de carbono mais importantes do mundo mostra que nossas iniciativas estão em sintonia com a agenda global de transição climática”, afirma Plínio Ribeiro, CEO da Biofílica Ambipar.

A Environmental Finance's Voluntary Carbon Market Rankings é uma pesquisa anual de mercado na qual os participantes do mercado votam nas principais iniciativas com melhores práticas e inovação. Este ano, o número de participantes foi recorde.

No total, foram 4.300 votos em 22 categorias, com duas novas categorias incluídas este ano: Melhor Inovação em Crédito (não carbono) e Melhor Desenvolvedor de Projeto, Biodiversidade.

No ano passado, a Ambipar Environment foi a vencedora na categoria projeto individual de compensação com o “Projeto ARR Corredores de Vida” em parceria com o IPÊ, na região do Pontal do Paranapanema.

Nos anos anteriores a Ambipar Environment recebeu prêmios na categoria “Best Project Developer, Forest and Land use”, nos anos de 2015, 2018, 2019 e 2020. Em 2022, ficou com a segunda colocação nesta categoria.

Informações para imprensa – Ambipar

ambipar@fsb.com.br

Publicidade