Governo de São Paulo dá início às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Caraguatatuba
Governo do Estado de São Paulo -
A iniciativa inclui Ampliação de esgotamento sanitário, em Caraguatatuba, e a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, em Ilhabela
Com o objetivo de avançar na universalização do saneamento básico, o Governo de São Paulo deu início, nesta sexta (21), às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Caraguatatuba, e à construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, em Ilhabela. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas, e pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, em visita às cidades. Na ocasião, também foi inaugurada, oficialmente, a balsa FB-25, na travessia São Sebastião-Ilhabela, a maior embarcação da frota – em operação desde 26 junho.
Por meio do Onda Limpa, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), vinculada à Semil, vai implantar cerca de 25 km de redes coletoras de esgoto e 1.805 novas ligações domiciliares nos bairros Martim de Sá, Golfinhos, Jaraguazinho e Cidade Jardim, em Caraguatatuba. Os investimentos chegam a R$ 52 milhões, em benefício de cerca de 17 mil moradores. Em 2022, a cidade alcançou os maiores índices de cobertura de saneamento da região, com 100% de atendimento em água tratada e 91% de coleta de esgoto.
“Além de proporcionar um ambiente mais saudável e seguro para os moradores e visitantes, a infraestrutura adequada de saneamento contribui, significativamente, para a preservação dos recursos naturais e a proteção dos ecossistemas marinhos. Com um sistema eficiente de coleta e tratamento de esgoto, é possível evitar a contaminação das águas costeiras e prevenir a proliferação de doenças e garantir a balneabilidade das praias’, afirmou a secretária Natália Resende, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).