Avanços obtidos nos últimos anos por meio do novo marco legal do saneamento

Patrocinadora do 32º Congresso da ABES, a Aegea terá participação painéis de discussão e estande com atividade imersiva no sistema inovador de mapeamento


Mesmo com os avanços obtidos nos últimos anos por meio do novo marco legal do saneamento, no Brasil ainda existem cerca de 100 milhões de pessoas que vivem sem acesso à rede de esgoto e 35 milhões à água tratada. Em sua 32ª edição, o Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) irá reunir a comunidade acadêmica e especialistas nacionais e internacionais para debater as soluções e desafios em engenharia sanitária e ambiental. Um dos mais importantes eventos de saneamento ambiental do Brasil será realizado no Expominas, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 21 e 24 de maio.

“O evento é uma importante oportunidade de diálogo e troca de boas práticas entre diferentes representantes do setor. O trabalho em conjunto e a compreensão do cenário da infraestrutura do país são essenciais para ações que resultem em uma melhoria na qualidade de vida dos brasileiros. A Aegea acredita e investe nisso”, diz o Vice-Presidente de Relações Institucionais da Aegea, Rogério Tavares.

Imersão virtual nas operações da Aegea

A Aegea terá um estande interativo com uso de realidade virtual na FITABES - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que acontecerá juntamente ao Congresso. No estande, o público presente poderá conhecer o Infra Inteligente e navegar por entre a infraestrutura de operação de uma concessão da Companhia. Por meio deste programa, a Aegea está desenvolvendo o maior Mapa Digital 3D do Brasil, que contempla as estruturas da companhia nos 13 estados onde atua.

Como líder no setor privado de saneamento, a Aegea busca aportar soluções inovadoras, que gerem valor para o setor de saneamento. Um exemplo deste pioneirismo é o Programa Infra Inteligente, fundamentado no que há de mais avançado em gestão de ativos de acordo com a ISO 55.001 e na metodologia de modelos 3D BIM.  Por meio dessa tecnologia de mapeamento é possível analisar a saúde do ativo e agir preventivamente em todas as etapas do ciclo de vida das estruturas, equipamentos e tubulações; garantir a eficiência da operação e, assim, melhorar as condições da prestação dos serviços, uma vez que é possível fazer diagnósticos a distância e orientar a manutenção, preservação e conservação dos ativos em ciclos de melhoria contínua, identificando a causa raiz de sintomas e falhas. “Com esta tecnologia, a companhia consegue uma visão em tempo real das suas estruturas, em qualquer lugar do mundo. É um ganho não só para a empresa, mas também para os nossos clientes, pois resulta em maior disponibilidade dos serviços para a população no geral”, diz Wagner Carvalho, Líder do Programa Infra Inteligente na Aegea.

O Infra Inteligente tem como objetivo aprimorar os processos operacionais da companhia, criando um ambiente virtual das estruturas, prevenindo eventuais manutenções e promovendo a modernização da infraestrutura de saneamento. Atualmente, por meio do programa, já foram detalhados mais de 100 mil ativos da companhia.

O levantamento de dados do Infra Inteligente é feito com a tecnologia BIM (Building Information Model), que reúne um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de uma instalação do projeto até a operação, que serão captadas por meio de drones, câmeras 360 e GPS de alta precisão. Esta tecnologia resulta na criação dos gêmeos digitais, que representam fielmente as estruturas em um ambiente totalmente virtual online. As imagens captadas geram os arquivos em modelo 3D, que são inseridos em um banco de dados compartilhado com a equipe de especialistas da Aegea. Com isso, é possível realizar visitas virtuais nas estruturas das concessionárias em qualquer local do país, facilitando a tomada de decisões e assertividade na garantia dos serviços essenciais da companhia à população. 

Em dezembro de 2021 o Infra Inteligente concluiu o maior inventário de ativos do Brasil no estado do Rio de Janeiro. O projeto reúne mais de 33 mil ativos físicos, 1.383 plantas, mais de 158 mil fotos registradas e mais de 257 mil avaliações visuais realizadas, atingindo 27 municípios do estado. Um verdadeiro Mapa Digital 3D foi criado das instalações de saneamento do Rio de Janeiro.

No último ano, a Aegea foi indicada ao Year in Infrastructure Awards, premiação que celebra os avanços no setor de infraestrutura, com o Programa Infra Inteligente. A categoria “Surveying and Monitoring” reconheceu a iniciativa entre os três mais avançados projetos de digitalização do mundo. O Programa também foi finalista na categoria Companhia do Ano no Global Water Awards, premiação mundial da Global Water Intelligence.

Congresso da ABES 2023

O 32º Congresso da ABES terá apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos, com painéis divididos entre diálogos setoriais, sessões de câmaras temáticas e sessões que abordarão os eixos relacionados à esgoto, resíduos e economia circular, recursos hídricos e meio ambiente, além de desenvolvimento operacional e inovação das empresas de saneamento.

Marcando o retorno do formato totalmente presencial, a edição tratará todas as dimensões do saneamento e ainda recursos hídricos, meio ambiente e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão. Em um movimento inédito, o Congresso da ABES contará com neutralização das emissões de carbono geradas pelos participantes e os créditos serão destinados a projetos sociais de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.

Em conjunto com o Congresso também será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, a FITABES, um encontro dos maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento.

SERVIÇO

Evento: 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e FITABES – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental

Quando: Cerimônia de Abertura: 21 de maio, das 19h às 20h | Programação Técnica do Congresso: de 22 a 24 de maio

Onde: Expominas - Belo Horizonte, Minas Gerais.

Leticia Machado <leticia.machado@edelman.com>

Publicidade