Tenarisconfab Apresenta Estação De Reutilização De Água

Por Redação&Nbsp;Foto: Comunicação Tenarisconfabas Ações Em Prol Do Meio Ambiente Se Fazem Cada Vez Mais Necessárias E A Prefeitura E As Empresas De Pindam


por Redação
 
Foto: Comunicação TenarisConfab
As ações em prol do meio ambiente se fazem cada vez mais necessárias e a Prefeitura e as empresas de Pindamonhangaba têm adotado medidas que vão além dos critérios mínimos exigidos pela legislação brasileira em relação à sustentabilidade ambiental.


Entre exemplos disso estão: o reservatório de água das chuvas da secretaria de Obras da Prefeitura de Pindamonhangaba e o sistema de reuso de água desenvolvido e implantado pela TenarisConfab.


Ao comentar sobre a iniciativa da indústria, Carlos Roberto dos Santos, Gerente dos Laboratórios do Interior da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), utilizou o termo "proatividade". Para o prefeito João Ribeiro, o termo usado foi "um passo para o futuro".


Durante o evento, a engenheira de meio ambiente Ana Luisa Oliveira apresentou as ações desenvolvidas pela equipe de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (MASS) da TenarisConfab, destacando a gestão ambiental baseada na norma ISO 14001, o trabalho realizado pelos facilitadores do Sistema de Gestão e os principais investimentos em meio ambiente no budget 2009-2010.


Em seguida, os participantes fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). No local, tiveram a chance de conhecer mais de perto o funcionamento do sistema. "Nós podemos observar um passo muito importante da TenarisConfab com esse projeto, uma vez que a reutilização representa redução do consumo de água", afirmou Mário Luiz Alves,  Gerente da Agência Ambiental da CETESB em Taubaté. "Qualquer prática de produção que contemple a economia desse recurso representa um grande passo na sustentabilidade ambiental da nossa região, e a TenarisConfab tem se destacado como uma referência sobre o tema", enfatizou ele.


Para Carlos Roberto, a empresa demonstra compromisso com a sociedade. "O ponto mais importante desse projeto é a adoção de um sistema de gestão ambiental independentemente da possibilidade de certificação", avaliou.


O Prefeito João Ribeiro compartilhou dessa visão: "É mais uma demonstração da preocupação que a empresa tem com as riquezas ambientais de Pindamonhangaba. O que vimos hoje aqui é um passo para o futuro".


Maria Judith Schmidt, Engenheira da CETESB e Professora universitária, também fez questão de elogiar o projeto. "A água potável é um bem finito. Por isso, esse trabalho é importante para mostrar para a população a importância de se preservá-la. É fundamental que mais empresas tenham iniciativas como essa", disse.


O Consultor Ambiental Eduardo San Martim, que está atuando ao lado da equipe de MASS, elogiou os projetos ambientais desenvolvidos pela TenarisConfab. "Quando uma empresa solicita os nossos serviços, geralmente está enfrentando problemas com as questões ambientais. Fiquei surpreso quando cheguei aqui e vi que a TenarisConfab não tem nenhuma pendência nesse aspecto", comentou. "Entendi então que o objetivo da empresa é fazer mais do que a legislação exige e, com a equipe comprometida que tem, os resultados estão aparecendo."


O projeto
A estação de reuso de água é resultado de um projeto liderado pelo Coordenador de Engenharia de Fábrica Luciano Alberto Piton, que paralelamente desenvolveu o sistema de controle do cloro e pH da água potável.


A planta de Pinda já possuía duas redes de água, sendo uma destinada ao uso industrial e outra ao consumo humano nas pias, bebedouros, torneiras, chuveiros e refeitório. No entanto, ambas as tubulações eram abastecidas com água potável. A realidade agora é outra, com a rede de uso industrial passando a trabalhar com água de reuso. "Ela conta com um compartimento isolado e é reutilizada apenas em processos industriais que não necessitam de água potável", explicou Piton.


O envolvimento dos profissionais no projeto foi um ponto elogiado pelo Diretor de Operações Luis Cornaglia. "A empresa mostra os caminhos, mas o que faz a diferença é o compromisso das pessoas", afirmou.


Para quem trabalha na ETE, o lançamento do sistema é motivo de muito orgulho. "Estou há oito anos na estação e é muito gratificante ver o nosso trabalho elogiado. Fazemos nosso serviço com qualidade e hoje somos reconhecidos por isso", ressaltou o Operador de Utilidades Daniel da Mota Silva.

Publicidade