Academia Aegea - plataforma educacional

O setor de saneamento está em expansão desde a sanção do Novo Marco Legal, que prevê a universalização dos serviços até 2033. 


Academia Aegea — plataforma educacional da companhia — ofereceu 210 mil horas de treinamentos online entre janeiro e julho de 2022; parte da Academia, Programa de Desenvolvimento de Lideranças prevê treinamento de mais de 200 gestores em um ano. 

O setor de saneamento está em expansão desde a sanção do Novo Marco Legal, que prevê a universalização dos serviços até 2033

A meta prevê atendimento a 99% da população com acesso à água potável e 90% com acesso à coleta e tratamento de esgoto.  

Aegea investe na capacitação de seus colaboradores 

A Aegea Saneamento, empresa líder no setor privado, também segue expandindo fortemente a sua atuação — atualmente está presente em 154 municípios de norte a sul do país, atendendo mais de 21 milhões pessoas. 

Como protagonista na transformação do setor no país, a holding tem investido cada vez mais na capacitação de seus colaboradores e em suas lideranças. 

Academia Aegea 

Por meio da Academia Aegea, plataforma de educação e formação de pessoas fundada em 2014, a companhia oferece, para seus mais de 11 mil colaboradores, desenvolvimento nos aspectos culturais, de liderança, comportamentais e técnicos para dar sustentação ao crescimento do negócio.  

Entre janeiro e julho de 2022, foram mais de 210 mil horas de treinamentos online oferecidos. 

Programa Evoluir  

Na Academia Aegea, a companhia lançou o Programa Evoluir, cujo objetivo é aprimorar o desenvolvimento das lideranças da empresa.  

Essa estratégia faz parte do planejamento da Aegea de continuar crescendo com o grande foco na universalização do saneamento e na oferta de um serviço cada vez melhor aos seus clientes.  

Mais de 200 diretores e gerentes passarão pela jornada de desenvolvimento presencial e online do Programa, que oferece certificado para as lideranças que completam a capacitação. 

Colaboradores da Aegea  

A diretora de gestão de pessoas da companhia, Fabianna Strozzi, reforça a importância da capacitação dos colaboradores para a empresa.  

“A Academia Aegea foi criada tendo em mente o desenvolvimento da nossa equipe, e hoje é um dos exemplos do nosso comprometimento com o avanço do setor de saneamento no país. É necessário ter profissionais capacitados para universalizar os serviços, que só podem ser realizados com investimentos e inteligência no setor”, explica. 

Com isso, a Aegea, por meio de sua plataforma educacional, investe constantemente no desenvolvimento de suas lideranças, com foco na cultura da companhia.  

“Já temos uma cultura forte de capacitação de pessoas, e criamos o Programa Evoluir para alinhar com nossas lideranças seu papel nesses ciclos. É um reforço da nossa cultura e a oportunidade de reconhecer o trabalho de quem influencia a Aegea e, consequentemente, o setor de saneamento”, aponta Fabianna. 

Outras formas de incentivo 

A empresa também oferece aos colabores MBA em Saneamento, idealizado pela Academia Aegea e desenvolvido com a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, por meio da FGV In Company. 

Além disso, oferece graduação em Processos Gerenciais com ênfase em Saneamento na modalidade EAD, criada em parceria com a UniFAJ e reconhecida pelo MEC. 

Publicidade